Português

Português
12.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico. É na interseção de diversas áreas que o ensino e a aprendizagem do português se constroem: produção e receção de textos (orais, escritos, multimodais), educação literária, conhecimento explícito da língua (estrutura e funcionamento). Cada uma delas, por si e em complementaridade, concorre para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos «jogos de linguagem» que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa, a formação consolidada de leitores, um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as aprendizagens essenciais da disciplina de Português.

Estas aprendizagens são essenciais para ler na íntegra uma obra literária, para compreender uma decisão jurídica, um poema épico ou um ensaio filosófico, para interpretar um discurso político, para inferir a intencionalidade comunicativa de um texto argumentativo, para mobilizar conscientemente regras linguísticas apropriadas a cada discurso que se produza, para conhecer explicitamente elementos, estruturas e princípios de funcionamento da própria língua, para rever e melhorar um texto produzido por si próprio ou por um colega, para preparar adequadamente uma intervenção num debate, para apresentar uma comunicação sobre uma questão científica ou tecnológica, para intervir com propriedade em qualquer discussão de ideias, para comunicar conhecimento e defender ideias, para ler e para escrever o seu mundo interior e o mundo em que os alunos se movimentam.

Ao longo do ensino secundário, a disciplina de Português permitirá aos alunos não só consolidarem as aprendizagens realizadas ao longo do ensino básico, mas também aprofundarem os conhecimentos para um nível elevado de desempenho em domínios específicos, como: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e o conhecimento explícito sobre a língua. No final deste nível de ensino, no domínio da oralidade, os alunos deverão estar aptos a compreender textos orais de elevada complexidade, interpretando a intenção comunicativa subjacente e avaliando a sua eficácia comunicativas, a utilizar uma expressão oral correta, fluente e adequada a diversas situações de comunicação e a produzir textos orais de géneros específicos. No domínio da leitura, pretende-se que os alunos tenham adquirido desenvoltura nos processos de leitura e de interpretação de textos escritos de diversos géneros de complexidade considerável, apreciando criticamente o seu conteúdo e desenvolvendo a consciência reflexiva das suas funcionalidades. No domínio da educação literária, pretende-se capacitar os alunos para a leitura, a compreensão e a fruição de textos literários portugueses e estrangeiros, de diferentes géneros. Neste âmbito, é ainda fundamental que os alunos tenham atingido a capacidade de apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários e o modo como manifestam experiências e valores.  Estas aprendizagens repercutir-se-ão no desenvolvimento do projeto de leitura que deve ter por referência as obras indicadas no Plano Nacional de Leitura. No domínio da escrita, é esperado que, no final do ensino secundário, os alunos tenham atingido níveis elevados de domínio de processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para escrita de textos de diversos géneros com vista a uma diversidade de objetivos comunicativos. No domínio gramatical, no final deste nível de ensino, os alunos deverão revelar um conhecimento metalinguístico seguro dos aspetos de estrutura e de funcionamento da língua considerados essenciais ao longo da escolaridade obrigatória.

Em concreto, no 12.º ano de escolaridade, a aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da:

  • competência da oralidade (compreensão e expressão) com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos como expor e argumentar em situações de debate e de confronto de perspetivas;
  • competência da leitura centrada predominantemente em textos de natureza argumentativa (discurso político, artigo de opinião e apreciação crítica);
  • educação literária não só para conhecimento, leitura e apreciação estética de obras portuguesas que constituíram um marco do pensamento e da literatura portugueses do século XX, mas também para desenvolvimento de hábitos de leitura;
  • competência da escrita que inclua obrigatoriamente saber escrever textos de natureza expositiva e argumentativa;
  • competência gramatical por meio de um conhecimento explícito sistematizado sobre aspetos essenciais dos diversos planos ((fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico e textual-discursivo) da língua.
Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
ORALIDADE
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
Compreensão Expressão

Interpretar o(s) discursos(s) do género debate.

Apreciar a validade dos argumentos aduzidos pelos participantes de um debate.

Identificar marcas reveladoras das diferentes intenções comunicativas.

Planificar o texto oral elaborando um plano de suporte, com tópicos, argumentos e respetivos exemplos.

Participar construtivamente em debates em que se explicite e justifique pontos de vista e opiniões, se considerem pontos de vista contrários e se reformulem posições.

Produzir textos de opinião com propriedade vocabular e com diversificação de estruturas sintáticas.

Avaliar, individualmente e/ou em grupo, textos produzidos por si próprio através da discussão de diferentes pontos de vista.

 

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • compreensão de textos em diferentes suportes audiovisuais para
    • observação de regularidades associadas a géneros textuais;
    • identificação de informação explícita e dedução de informação implícita a partir de pistas textuais;
    • seleção e registo de informação relevante para um determinado objetivo;
    • avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação;
  • produção de discursos preparados para apresentação a público restrito (à turma ou a colegas de outras turmas) com diferentes finalidades:
    • fazer apreciações críticas de livros, de filmes, de discursos para, por exemplo, recomendar um livro aos colegas;
    • expor trabalhos relacionados com temas disciplinares e interdisciplinares, realizados individualmente ou em grupo;
    • utilizar o resumo, o relato, o reconto em apresentações orais sobre livros, filmes, músicas, por exemplo;
  • compreensão e expressão oral baseadas em textos de diferentes géneros sobre temas interdisciplinares.
Descritores do Perfil dos alunos

Comunicador (A, B, D, E, H)

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Organizador
LEITURA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Ler, em suportes variados, textos de diferentes
graus de complexidade argumentativa dos géneros
apreciação crítica e artigo de opinião.
Realizar leitura crítica e autónoma.
Interpretar o texto, com especificação do sentido
global e da intencionalidade comunicativa.
Analisar a organização interna e externa do texto.
Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais,
pontos de vista.
Compreender a utilização de recursos expressivos
para a construção de sentido do texto.
Utilizar criteriosamente procedimentos adequados
ao registo e tratamento da informação.
Exprimir, com fundamentação, pontos de vista
suscitados por leituras diversas.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • manipulação de unidades de sentido através de atividades que impliquem
    • sublinhar, parafrasear, resumir segmentos de texto relevantes para a construção do sentido;
    • estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido;
  • realização de diferentes modos de ler e diferentes tipos de leitura;
  • compreensão e interpretação de textos através de atividades que impliquem
    • mobilizar experiências e saberes como ativação de conhecimento prévio;
    • colocar questões a partir de elementos paratextuais e textuais (verbais e não verbais);
    • sugerir hipóteses a partir de deduções extraídas da informação textual;
    • inferir informação a partir do texto;
    • avaliar o texto (conteúdo e forma) tendo em conta a intencionalidade do autor e a situação de comunicação;
    • estabelecer ligações entre o tema desenvolvido no texto e a realidade vivida pelo aluno;
    • expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de compreensão do texto;
  • elaboração de pequenos projetos de estudo e de pesquisa, sobre temas disciplinares e interdisciplinares, que incluam, entre outros aspetos,
    • recurso a mapas de ideias, esquemas, listas de palavras;
  • aquisição de saberes relacionados com a organização do texto própria do género a que pertence;
  • compreensão escrita em interdisciplinaridade com outras disciplinas, designadamente no que diz respeito ao trabalho sobre diferentes géneros textuais.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Leitor (A, B, C, D, F, H, I)

Organizador
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas no século XX (ver Anexo 1).

Contextualizar textos literários portugueses do século XX em função de grandes marcos históricos e culturais.

Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético e do texto narrativo.

Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia.

Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.

Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.

Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.

Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • consolidação de conhecimento e saberes relacionados com a leitura de textos de diferentes géneros e modos literários;
  • compreensão dos textos literários com base num percurso de leitura que implique
    • imaginar desenvolvimentos narrativos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências;
    • fazer antecipações do desenvolvimento do tema, do enredo, das circunstâncias, entre outros aspetos;
    • mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos textuais;
    • analisar o modo como o(s) tema(s), as experiências e os valores são representados pelo(s) autor(es) do texto;
    • justificar, de modo fundamentado, as interpretações;
  • valorização da leitura e consolidação do hábito de ler através de atividades que impliquem, entre outras possibilidades,
    • apresentar e defender perante o professor e a turma um projeto de leitura (indicando, por exemplo, os seus objetivos pessoais como leitor para um determinado intervalo de tempo);
    • selecionar os livros a ler em função do seu projeto de leitura;
    • desenvolver e gerir o percurso de leitor realizado, que inclua auto e heteroavaliação tendo em conta
    • grau de consecução dos objetivos definidos inicialmente;
    • apresentar em público (por exemplo, à turma, a outras turmas, à escola, à comunidade) o percurso pessoal de leitor, que pode incluir dramatização, recitação, leitura expressiva, reconto de histórias, recriação, expressão de reações subjectivas de leitor, persuasão de colegas para a leitura de livros;
  • exploração de temas interdisciplinares suscitados pelas obras literárias em estudo.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Criativo (A, C, D, J)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Leitor (A, B, C, D, F, H, I)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
ESCRITA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Escrever textos de opinião, apreciações críticas, exposições sobre um tema.

Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante.

Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados.

Utilizar os mecanismos de revisão, de avaliação e de correção para aperfeiçoar o texto escrito antes da apresentação da versão final.

Respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • aquisição de conhecimento relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção;
  • manipulação de textos fazendo variar a extensão de frases ou segmentos textuais, modificando o ponto de vista, por exemplo;
  • planificação, textualização, revisão, aperfeiçoamento e correção, edição e apresentação do texto final para divulgação;
  • apreciação de textos produzidos pelo próprio aluno ou por colegas justificando o juízo de valor sustentado;
  • expressão escrita sobre temas interdisciplinares.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Organizador
GRAMÁTICA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Explicitar aspetos essenciais da lexicologia do português (processos irregulares de formação de palavras).

Realizar análise sintática com explicitação de funções sintáticas internas à frase, ao grupo verbal, ao grupo nominal, ao grupo adjetival e ao grupo adverbial.

Sistematizar conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre constituintes, orações e frases.

Distinguir frases com diferentes valores aspetuais (valor perfetivo, valor imperfetivo, situação genérica, situação habitual e situação iterativa).

Demonstrar, em textos, os mecanismos anafóricos que garantem as cadeias referenciais.

Avaliar um texto com base nas propriedades que o configuram (processos de coerência e coesão).

Utilizar intencionalmente modalidades de reprodução do discurso.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • análise de construções frásicas e textuais em que seja possível
    • questionar, exercitar, modificar, fazer variar e registar alterações;
    • explicitar procedimentos;
    • sistematizar regras;
  • consolidação do conhecimento de processos de formação de palavras distinguindo o regular do irregular;
  • análise gramatical de orações e frases que torne possível
    • sistematizar o conhecimento articulado sobre constituintes da frase e respetivas funções sintáticas;
    • explicitar funções sintáticas internas à frase, na frase simples e na frase complexa;
    • classificar orações;
  • explicitação de valores aspetuais expressos pelo sistema verbal nos textos orais e escritos;
  • distinção entre situações estativas e eventos;
  • exercitação e análise, no modo oral e escrito, de processos discursivos e textuais que tornem possível
    • explicitar meios para dar coesão e coerência a um texto;
    • explicitar modos de reprodução do discurso;
    • explicitar diferentes formas de expressão do aspeto;
  • reconhecimento e exercitação na leitura e na escrita do discurso direto, indireto e indireto livre.
Descritores do Perfil dos alunos

Questionador (A, F, G, I, J)

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)