Oficina Multimédia B

Oficina Multimédia B
12.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

A disciplina de Oficina de Multimédia B é uma opção do 12.º ano de escolaridade que se destina aos alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais ou a alunos de outros cursos que, nos termos da legislação aplicável, optem por um percurso educativo ou formativo próprio.

Neste documento enunciam-se as Aprendizagens Essenciais (conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes) de Oficina de Multimédia B, que tomam como ponto de partida não só o documento curricular em vigor, mas também as implicações práticas e pressupostos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA).

Esta articulação entre as aprendizagens essenciais que a disciplina - através do equilíbrio estabelecido entre os conhecimentos basilares das linguagens visual, audiovisual e multimédia, a capacidade técnica e tecnológica na utilização básica de alguns equipamentos fundamentais de captação de imagem, de som e de vídeo, bem como o domínio de funções essenciais das aplicações digitais de edição de imagem, de som e de vídeo, de forma a integrar e aplicar os diversos meios no desenvolvimento de projetos multimédia, individualmente e em equipa - constitui um contributo significativo para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, não apenas nos domínios do Saber científico, técnico e tecnológico, das Linguagens e textos, da Informação e comunicação e do Raciocínio e resolução de problemas, mas igualmente ao nível do Pensamento crítico e do pensamento criativo, da Sensibilidade estética e artística, do Relacionamento interpessoal e do Desenvolvimento pessoal e autonomia. Assim, com esta disciplina, pretende-se que os alunos se apropriem de conceitos nucleares associados à multimédia de modo a desenvolver processos que contribuem para a autonomia, no sentido de consolidar e aprofundar os conhecimentos, independente de aplicações específicas, no sentido de gerar capacidade de adaptação a diferentes ambientes e processos de trabalho.

As Aprendizagens Essenciais de Oficina Multimédia B organizam-se nos seguintes domínios:

  • Introdução ao multimédia digital
  • Narrativa para multimédia
  • Texto
  • Imagem digital
  • Som digital
  • Vídeo
  • Animação
  • Projeto Multimédia

A lógica prevalecente para abordagem dos diversos domínios deverá ser a do desenvolvimento de desafios, problemas ou projetos, recomendando-se um trabalho integrado dos diferentes domínios, bem como a articulação com outras áreas disciplinares e a colaboração com os serviços e em projetos da escola, com a família e com instituições regionais, nacionais ou internacionais.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Introdução ao multimédia digital
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreender os conceitos associados às diferentes dimensões da multimédia.

Identificar os tipos de multimédia.

Identificar os suportes de multimédia.

Compreender os conceitos relacionados com os elementos gráficos para multimédia.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • ser rigoroso, articular e usar de forma consistente conhecimentos na área da multimédia, incluindo texto, som, imagem, vídeo e animação;
  • selecionar informação pertinente, conforme os domínios e/ou projetos a desenvolver;
  • mobilizar conhecimento sobre normas relacionadas com os direitos de autor, publicação e proteção de dados;
  • estabelecer relações intra e interdisciplinares.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • propor soluções criativas, originais e diversificadas, na abordagem dos domínios e no desenvolvimento de projetos multimédia;
  • criar produtos, objetos ou soluções, face a desafios;
  • criar soluções estéticas criativas e pessoais.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:

  • mobilizar o discurso argumentativo, expressando tomadas de posição, apresentando argumentos e contra-argumentos;
  • organizar debates que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões, análises de factos ou dados;
  • discutir conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento específico da área;
  • problematizar situações;
  • analisar factos, teorias e situações, identificando os elementos ou dados, em particular, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.

Promover estratégias que envolvam por parte de o aluno:

  • executar tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
  • incentivar a procura e aprofundamento de informação;
  • recolher dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte de o aluno:

  • aceitar ou argumentar pontos de vista diferentes;
  • respeitar diferenças de características, crenças ou opiniões;
  • confrontar ideias e perspetivas distintas sobre abordagem de um dado problema e ou forma de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, que sejam de incidência local, nacional ou global.

Promover estratégias que envolvam por parte de o aluno:

  • realizar tarefas de planificação, de revisão e de monitorização;
  • ser organizado (por exemplo, criar planos com as etapas do projeto e respetiva calendarização, registos individuais do trabalho realizado);
  • realizar trabalho autónomo, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar.

Promover estratégias que impliquem por parte de o aluno:

  • saber questionar uma situação-problema;
  • organizar questões para terceiros, sobre conteúdos estudados ou a estudar;
  • interrogar-se sobre o seu próprio conhecimento prévio.

Promover estratégias que impliquem por parte de o aluno:

  • desencadear ações de comunicação uni e bidirecional;
  • desencadear ações de resposta, apresentação, iniciativa;
  • desencadear ações de questionamento organizado.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • identificar pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
  • descrever processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
  • considerar o feedback dos pares para melhoria ou aprofundamento de saberes;
  • reorientar o seu trabalho a partir da explicitação de feedback do professor, individualmente ou em grupo.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:

  • colaborar com outros e apoiar terceiros em tarefas;
  • fornecer feedback para melhoria ou aprofundamento de ações;
  • apoiar atuações úteis para outros (trabalhos de equipa).

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • assumir as responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
  • organizar e realizar autonomamente tarefas;
  • assumir e cumprir compromissos, contratualizar tarefas;
  • apresentar trabalhos e fazer auto e heteroavaliação;
  • dar conta a outros do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.

Promover estratégias que induzam:

  • desencadear ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização /atividades de entreajuda;
  • analisar e refletir sobre o seu posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
  • estar disponível para o autoaperfeiçoamento.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I)

Criativo (A, C, D, H)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, E, I)

Indagador/ Investigador (B, C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, D, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, D, F, I)

Questionador (A, B, C, D, E, F, I)

Comunicador (A, B, D, E, H, I)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F, H, I)

Responsável/ autónomo (D, E, F, G)

Cuidador de si e do outro (D, E, F, G)

Organizador
Narrativa para multimédia
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer diferentes narrativas para conteúdos multimédia.

Organizador
Texto
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreender elementos gráficos, nomeadamente, a utilização das fontes mais adequadas a cada produto multimédia.

Saber usar os diversos elementos gráficos, nomeadamente as fontes, com equilíbrio, do ponto de vista compositivo.

Criar um produto gráfico integrando de forma harmoniosa os diferentes elementos.

Organizador
Imagem digital
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreender os diversos tipos e formatos de imagem digital.

Conhecer diferentes modelos de cor e resoluções de imagem, conforme o objetivo do produto.

Utilizar ferramentas de edição de imagem vetorial e bitmap.

Saber realizar operações de manipulação e edição de imagem digital.

Integrar imagem digital num produto multimédia.

Organizador
Som digital
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Identificar diversos formatos de áudio.

Conhecer equipamentos de captação de som.

Utilizar ferramentas de edição de áudio.

Captar e editar som de forma a produzir áudio para suportes multimédia.

Organizador
Vídeo
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer o enquadramento de planos e ângulos de captação de vídeo.

Saber editar vídeo.

Criar um guião com narrativa para vídeo.

Integrar elementos de texto, imagem e som na produção de vídeo.

Organizador
Animação
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer técnicas de animação.

Utilizar ferramentas de animação digital.

Criar animação 2D ou 3D.

Organizador
Projeto Multimédia
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer o conceito de projeto multimédia.

Compreender as fases de desenvolvimento de um projeto para a concretização de um produto multimédia.

Desenvolver métodos de trabalho e organização, através do planeamento e desenvolvimento de projetos multimédia.