Latim A

Latim A
11.º Ano
Formação Geral
Ensino Secundário
Introdução

Sendo o segundo ano de estudo da língua latina, impõe-se um aprofundamento das rubricas lecionadas no 10.º ano, quer ao nível da língua, quer ao nível dos temas de civilização e cultura, para que os novos conhecimentos possam ser relacionados com os anteriormente adquiridos, numa sequência de enriquecimento do saber, que permita o desenvolvimento de novas competências, de informação e de comunicação, da linguagem, da autonomia, do raciocínio e da reflexão linguística e cultural.

Não podendo nunca separar o estudo da língua do estudo da cultura e civilização, os temas propostos, para além da história de Roma e dos seus costumes quotidianos, remetem também para a nossa origem histórico-cultural, através do estudo da Romanização da Península Hispânica e do legado romano deixado em Portugal.

Estes temas são fundamentais para o conhecimento do nosso património, para valorizar a identidade cultural portuguesa e europeia, nessa relação constante entre o presente e o passado. No estudo dos valores familiares dos romanos, pode o aluno estabelecer um confronto com o presente, e, do mesmo modo, a educação do jovem romano e os valores culturais do legado grego permitem uma aproximação à atualidade, mostrando a importância das manifestações culturais e do conhecimento para a formação do espírito humano, destacando o valor do otium cum dignitate, desenvolvendo a sensibilidade para a arte, para a literatura, para o conhecimento histórico. Assim, se desenvolve o perfil do jovem, com informação, com conhecimento, com espírito crítico, um jovem que respeita a memória histórica, desperto, por isso, para o que observa no presente e pronto a enfrentar o futuro, indo ao encontro do enunciado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e dos valores que devem pautar a cultura da escola, como a cidadania, a reflexão, a responsabilidade, desenvolvendo o pensamento crítico e a sensibilidade para as artes, para os valores históricos e culturais, para a importância do passado.

O aprofundamento dos conhecimentos em língua latina, bem como a tradução de textos e o conhecimento dos grandes autores, contribuem para o alargamento das competências em língua portuguesa, um conhecimento mais crítico ao ter em conta a sua origem. Forma-se, deste modo, uma mente mais capaz de dialogar, de argumentar, de ter opinião e saber expô-la com clareza.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Civilização e Cultura
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer a história de Roma:

  • expansão no Mediterrâneo;
  • lutas com Cartago;
  • conquista da Hispânia;
  • romanização da Hispânia.

Reconhecer a presença do legado romano no nosso património, localizando e identificando os principais sítios arqueológicos.

Demonstrar conhecimentos sobre a educação e o ensino em Roma:

  • papel da família na educação da criança e do jovem romano;
  • escolas públicas, diferentes mestres e matérias lecionadas;
  • preparação do orador e do politico;
  • influência grega.

Descrever a organização social dos romanos, na monarquia, na república e no império.

Explicar a relação das classes sociais com o poder, distinguindo os direitos de patrícios e plebeus.

Conhecer a luta dos plebeus pela igualdade, identificando as vitórias sucessivamente alcançadas.

Conhecer a atividade diária dos Romanos e a organização do seu dia.

Explicar a vida social dos romanos, distinguindo otium e negotium.

Explicar a importância do forum na vida da cidade.

Mostrar conhecimento da vida social dos romanos — o otium:

  • -os espetáculos e os locais onde se realizavam — o Circo, o Teatro, o Anfiteatro;
  • -as Termas;
  • -as uillae;
  • -as Bibliotecas;
  • -os Banquetes;
  • -as Viagens de recreio.
Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos
  • Recolha e tratamento de informação;
  • Demonstração da presença romana na Península Ibérica;
  • Resolução de exercícios de relacionamento e de memorização;
  • Organização de fichas/documentos-síntese;
  • Trabalho individual de análise e interpretação de textos;
  • Leitura e interpretação de textos informativos;
  • Organização de debates e exposições orais individuais;
  • Trabalhos de grupo;
  • Discussão sobre os temas em estudo e confronto entre o passado e o presente;
  • Apresentação de trabalhos sobre tema à escolha e com data definida.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I)

Criativo (A, C, D)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, I)

Comunicador (A, B, D, E, H, J)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
A Língua e o Texto
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Aprofundar os conhecimentos da morfologia e da sintaxe:

  • particularidades da declinação dos nomes e dos adjetivos;
  • comparativos e superlativos irregulares e relacionar  com o português;
  • pronomes/determinantes:
    • o os demonstrativos hic, haec, hoc; iste, ista, istud; ille, illa, illud; ipse, ipsa, ipsum e idem, eadem, idem;
    • os indefinidos quis/qui, quae/qua, quid/quod; quidam, quaedam, quiddam/quoddam; aliquis, aliqua, aliquid/aliquod; alius, alia, aliud; alter, altera, alterum;
  • formação dos advérbios de modo a partir dos adjetivos;
  • formação do comparativo e do superlativo dos advérbios;
  • flexão verbal:
    • modo conjuntivo;
    • infinitivo perfeito e infinitivo futuro;
  • particípio futuro;
  • conjunções subordinativas (comparativas, finais, concessivas, consecutivas, integrantes ut e ne)
  • constituintes de frase :
    • complementos circunstanciais de fim;
  • ablativo absoluto;
  • orações subordinadas substantivas (completiva infinitiva, interrogativa indireta e conjuncionais de ut e ne);
  • orações subordinadas circunstanciais finais, consecutivas, concessivas, comparativas, causais (com conjuntivo) e temporais-causais;
  • sintaxe de peto, rogo, oro, interrogo, quaero.

Adquirir um corpus lexical que permita compreender o sentido global de um texto latino.

Compreender e interpretar frases e textos latinos, aplicando os conhecimentos de língua e de cultura.

Traduzir um texto latino para português, obedecendo à estrutura de uma e outra língua.

Relacionar a língua latina com a língua portuguesa, nomeadamente em questões de etimologia e de evolução fonética e semântica.