A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das competências-chave definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específco da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.
As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.
Em relação ao Inglês do 9.º ano (B1/B1.1), o aluno deve ser capaz de: compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são do seu conhecimento (temas abordados na escola, nos momentos de lazer, etc.); lidar com a maioria das situações que lhe são familiares; produzir um discurso coerente sobre assuntos correntes ou de interesse pessoal; descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor, de forma breve, justificações para uma opinião ou um projeto (adaptado de QECR, Escala Global, Nível B1/B1.1: Utilizador Independente; Conselho da Europa, 2001).
As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:
1.º CEB | |
3.º ano de escolaridade | A1 |
4.º ano de escolaridade | A1 |
2.º CEB | |
5.º ano de escolaridade | A1.1/A1.2 |
6.º ano de escolaridade | A2 |
3.º CEB | |
7.º ano de escolaridade | A2.1/A2.2 |
8.º ano de escolaridade | B1 |
9.º ano de escolaridade | B1/B1.1 |
Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas; serviços; planos para o futuro; hábitos e estilos de vida; meios de comunicação; eventos escolares e festividades.
Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- rigor, articulação e uso consistente de conhecimentos;
- seleção de informação pertinente;
- organização sistematizada da leitura e do estudo progressivamente autónomo;
- análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados;
- tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso do saber;
- relações intradisciplinares e interdisciplinares.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- na formulação de hipóteses face a uma situação ou evento;
- na conceção de situações nas quais um conhecimento determinado possa ser aplicado;
- na proposta de alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
- na elaboração de um texto ou apresentação de uma solução face a um desafio;
- na análise de textos em suportes variados com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
- no uso de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens);
- na criação de soluções estéticas criativas e pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:
- na mobilização do discurso (oral e escrito)argumentativo (expressar uma tomada de posição, pensar e apresentar argumentos e contra-argumentos, rebater os contra-argumentos);
- na organização de debates que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análise de factos ou dados;
- na discussão de conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- na análise de textos com diferentes pontos de vista; confronto de argumentos para encontrar semelhanças diferenças, consistência interna;
- na problematização de situações;
- na análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
- incentivo à procura e aprofundamento de informação;
- recolha de dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- aceitação ou argumentação de pontos de vista diferentes;
- estratégias que induzam respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
- confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e ou maneira de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de síntese;
- tarefas de planificação, revisão e monitorização;
- registo seletivo;
- elaboração de planos gerais, esquemas;
- promoção do estudo autónomo com o apoio do professor, se necessário, identificando obstáculos e formas de os ultrapassar.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- elaboração de questões para os pares, sobre os conteúdos estudados;
- autoavaliação.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
- ações de resposta, apresentação, e iniciativa.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- a autoanálise;
- a identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- a descrição de processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
- a melhoria ou aprofundamento de saberes a partir do feedback dos pares;
- a reformulação do trabalho individual ou em grupo a partir do feedback do professor.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:
- colaboração com e apoio aos pares, em diversas tarefas;
- melhoria ou aprofundamento de ações a partir do feedback obtido;
- realização e o apoio a trabalho de grupo.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- consciencialização de responsabilidades;
- organização e realização autónoma de tarefas;
- contratualizção de tarefas;
- apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação;
- cumprimento de tarefas e funções que assumiu, dando conta aos outros.
Promover estratégias que induzam:
- ações de solidariedade para com os pares nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
- tomada de posição perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Conhecedor/sabedor/culto/informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B,C, D, G)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Compreensão oral
Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; seguir conversas do dia a dia; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural; seguir orientações detalhadas, mensagens e informações diversas.
Compreensão escrita
Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; identificar os pontos principais em textos jornalísticos; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais; ler textos de leitura extensiva de natureza diversa; utilizar dicionários diversificados.
Interação oral
Interagir, com correção, sobre assuntos conhecidos, podendo pedir ajuda e reformular o discurso; combinar com o interlocutor, via telemóvel, atividades do dia a dia; interagir em diálogos, com correção, sobre tópicos da atualidade; trocar ideias, informações e opiniões sobre pessoas, experiências e acontecimentos.
Interação escrita
Interagir, com linguagem coloquial, sobre assuntos de carácter geral; escrever comentários e mensagens em blogues e redes sociais; responder a um inquérito, postal e/ou email.
Produção oral
(Re)produzir textos orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados; fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.
Produção escrita
Produzir textos de 90 a 100 palavras, utilizando vocabulário comum, mas diversificado; recontar um acontecimento, descrevendo experiências, impressões, reações ou sentimentos; escrever sobre os temas da atualidade estudados.
Reconhecer realidades interculturais distintas
Conhecer personagens e obras célebres de países de expressão inglesa; conhecer universos culturais diversificados; identificar e comentar alguns fatores que dificultam a comunicação intercultural.
Sugestão de tópicos a serem trabalhados
Reconhecer personalidades do meio artístico, literário, científico e político; comentar alguns fatores que dificultam a comunicação intercultural; identificar organizações promotoras da mobilidade dos jovens; identificar e emitir opinião sobre transformações do modo de estar e viver.
Comunicar eficazmente em contexto
Preparar e fazer uma apresentação oral à turma e ou outros elementos da comunidade educativa com os recursos verbais e não verbais necessários, com confiança e criatividade; responder com segurança a perguntas, revelando uma opinião crítica fundamentada; ultrapassar falhas de comunicação oral ou escrita de forma a comunicar, com clareza e correção, sobre assuntos conhecidos; interromper ou mudar de assunto e retomá-lo de forma coerente.
Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos
Participar em atividades de pares e grupos, trocando ideias, informações e opiniões sobre pessoas, experiências e acontecimentos, de modo a associar novas aprendizagens às anteriores; recontar o discurso de outrem; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, minimizando possíveis diferenças e discordâncias, demonstrando uma atitude de sensibilidade emocional ao usar diferentes graus de formalidade.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto
Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional para escrever comentários e mensagens em blogues e redes sociais; escrever ou responder a uma carta/email informal/formal; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto e experiências reais e quotidianas do aluno, utilizando aplicações informáticas online.
Pensar criticamente
Desenvolver a empatia com o outro de forma a argumentar a favor de e/ou contra uma ideia; seguir um pensamento mais elaborado, esforçando-se por expressar a sua opinião sobre os temas estudados, mantendo a integridade e humildade pessoal.
Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto
Pesquisar novas ideias e reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana que tenham impacto nos seus pares; desenvolver a literacia em língua inglesa, lendo textos diversificados e textos de leitura extensiva para expressar a sua opinião; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.
Desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem
Procurar, discutir e selecionar estratégias de aprendizagem individuais que melhor se adequem ao seu estilo de aprendizagem, de modo a desenvolver uma atitude ativa e confiante relativamente à aprendizagem do Inglês; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa, tendo consciência do seu nível de empenho e motivação pessoal, registando as suas aquisições e dificuldades linguísticas; selecionar estratégias de aprendizagem eficazes para superar estas dificuldades e consolidar as aprendizagens; utilizar dicionários em diferentes suportes; demonstrar uma atitude de resiliência face à aprendizagem; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários de aprendizagem e grelhas de progressão.