Inglês

Inglês
9.º Ano
3.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das competências-chave definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e  comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específco da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.

As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.

Em relação ao Inglês do 9.º ano (B1/B1.1), o aluno deve ser capaz de: compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são do seu conhecimento (temas abordados na escola, nos momentos de lazer, etc.); lidar com a maioria das situações que lhe são familiares; produzir um discurso coerente sobre assuntos correntes ou de interesse pessoal; descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor, de forma breve, justificações para uma opinião ou um projeto (adaptado de QECR, Escala Global, Nível B1/B1.1: Utilizador Independente; Conselho da Europa, 2001).

As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:

1.º CEB
3.º ano de escolaridade A1
4.º ano de escolaridade A1
2.º CEB
5.º ano de escolaridade A1.1/A1.2
6.º ano de escolaridade A2
3.º CEB
7.º ano de escolaridade A2.1/A2.2
8.º ano de escolaridade B1
9.º ano de escolaridade B1/B1.1

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Áreas temáticas/ situacionais
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas; serviços; planos para o futuro; hábitos e estilos de vida; meios de comunicação; eventos escolares e festividades.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • rigor, articulação e uso consistente de conhecimentos;
  • seleção de informação pertinente;
  • organização sistematizada da leitura e do estudo progressivamente autónomo;
  • análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados;
  • tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso do saber;
  • relações intradisciplinares e interdisciplinares.


Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • na formulação de hipóteses face a uma situação ou evento;
  • na conceção de situações nas quais um conhecimento determinado possa ser aplicado;
  • na proposta de alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
  • na elaboração de um texto ou apresentação de uma solução face a um desafio;
  • na análise de textos em suportes variados com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
  • no uso de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens);
  • na criação de soluções estéticas criativas e pessoais.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:

  • na mobilização do discurso (oral e escrito)argumentativo (expressar uma tomada de posição, pensar e apresentar argumentos e contra-argumentos, rebater os contra-argumentos);
  • na organização de debates que requeiram sustentação de afirmações,  elaboração de opiniões ou análise de factos ou dados;
  • na discussão de conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
  • na análise de textos com diferentes pontos de vista; confronto de argumentos para encontrar semelhanças diferenças, consistência interna;
  • na problematização de situações;
  • na análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
  • incentivo à procura e aprofundamento de informação;
  • recolha de dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • aceitação ou argumentação de pontos de vista diferentes;
  • estratégias que induzam respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
  • confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e ou maneira de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de síntese;
  • tarefas de planificação, revisão e monitorização;
  • registo seletivo;
  • elaboração de planos gerais, esquemas;
  • promoção do estudo autónomo com o apoio do professor, se necessário, identificando obstáculos e formas de os ultrapassar.


Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • elaboração de questões para os pares, sobre os conteúdos estudados;
  • autoavaliação.


Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
  • ações de resposta, apresentação, e iniciativa.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • a autoanálise;
  • a identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
  • a descrição de processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
  • a melhoria ou aprofundamento de saberes a partir do feedback dos pares;
  • a reformulação do trabalho individual ou em grupo a partir do feedback do professor.


Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:

  • colaboração com e apoio aos pares, em diversas tarefas;
  • melhoria ou aprofundamento de ações a partir do feedback obtido;
  • realização e o apoio a trabalho de grupo.


Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • consciencialização de responsabilidades;
  • organização e realização autónoma de tarefas;
  • contratualizção de tarefas;
  • apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação;
  • cumprimento de tarefas e funções que assumiu, dando conta aos outros.

Promover estratégias que induzam:

  • ações de solidariedade para com os pares nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
  • tomada de posição perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
  • disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/sabedor/culto/informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B,C, D, G)

Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
Competência Comunicativa
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreensão oral

Compreender, com facilidade, discursos produzidos de forma clara; seguir conversas do dia a dia; acompanhar uma apresentação breve sobre temas estudados; compreender o essencial de programas em modo áudio/audiovisual sobre temas atuais ou de interesse cultural; seguir orientações detalhadas, mensagens e informações diversas.

Compreensão escrita

Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente; identificar os pontos principais em textos jornalísticos; compreender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural; seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais; ler textos de leitura extensiva de natureza diversa; utilizar dicionários diversificados.

Interação oral

Interagir, com correção, sobre assuntos conhecidos, podendo pedir ajuda e reformular o discurso; combinar com o interlocutor, via telemóvel, atividades do dia a dia; interagir em diálogos, com correção, sobre tópicos da atualidade; trocar ideias, informações e opiniões sobre pessoas, experiências e acontecimentos.

Interação escrita

Interagir, com linguagem coloquial, sobre assuntos de carácter geral; escrever comentários e mensagens em blogues e redes sociais; responder a um inquérito, postal e/ou email.


Produção oral

(Re)produzir textos orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequados; fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse; produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal.


Produção escrita

Produzir textos de 90 a 100 palavras, utilizando vocabulário comum, mas diversificado; recontar um acontecimento, descrevendo experiências, impressões, reações ou sentimentos; escrever sobre os temas da atualidade estudados.

Organizador
Competência Intercultural
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer realidades interculturais distintas

Conhecer personagens e obras célebres de países de expressão inglesa; conhecer universos culturais diversificados; identificar e comentar alguns fatores que dificultam a comunicação intercultural.


Sugestão de tópicos a serem trabalhados

Reconhecer personalidades do meio artístico, literário, científico e político; comentar alguns fatores que dificultam a comunicação intercultural; identificar organizações promotoras da mobilidade dos jovens; identificar e emitir opinião sobre transformações do modo de estar e viver.

Organizador
Competência Estratégica
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Comunicar eficazmente em contexto

Preparar e fazer uma apresentação oral à turma e ou outros elementos da comunidade educativa com os recursos verbais e não verbais necessários, com confiança e criatividade; responder com segurança a perguntas, revelando uma opinião crítica fundamentada; ultrapassar falhas de comunicação oral ou escrita de forma a comunicar, com clareza e correção, sobre assuntos conhecidos; interromper ou mudar de assunto e retomá-lo de forma coerente.

Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos

Participar em atividades de pares e grupos, trocando ideias, informações e opiniões sobre pessoas, experiências e acontecimentos, de modo a associar novas aprendizagens às anteriores; recontar o discurso de outrem; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, minimizando possíveis diferenças e discordâncias, demonstrando uma atitude de sensibilidade emocional ao usar diferentes graus de formalidade.


Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto

Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional para escrever comentários e mensagens em blogues e redes sociais; escrever ou responder a uma carta/email informal/formal; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto e experiências reais e quotidianas do aluno, utilizando aplicações informáticas online.

Pensar criticamente

Desenvolver a empatia com o outro de forma a argumentar a favor de e/ou contra uma ideia; seguir um pensamento mais elaborado, esforçando-se por expressar a sua opinião sobre os temas estudados, mantendo a integridade e humildade pessoal.

Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto

Pesquisar novas ideias e reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana que tenham impacto nos seus pares; desenvolver a literacia em língua inglesa, lendo textos diversificados e textos de leitura extensiva para expressar a sua opinião; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.

Desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem

Procurar, discutir e selecionar estratégias de aprendizagem individuais que melhor se adequem ao seu estilo de aprendizagem, de modo a desenvolver uma atitude ativa e confiante relativamente à aprendizagem do Inglês; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa, tendo consciência do seu nível de empenho e motivação pessoal, registando as suas aquisições e dificuldades linguísticas; selecionar estratégias de aprendizagem eficazes para superar estas dificuldades e consolidar as aprendizagens; utilizar dicionários em diferentes suportes; demonstrar uma atitude de resiliência face à aprendizagem; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários de aprendizagem e grelhas de progressão.