História

História
9.º Ano
3.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

As Aprendizagens Essenciais (AE) de História identificam os conhecimentos, as capacidades e as atitudes que se pretendem atingir com a aprendizagem da História no 3.º ciclo e constituem-se como o documento curricular base para a planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, contribuindo para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Identificando as AE permite-se o aprofundamento de temas, as explorações interdisciplinares e a mobilização de componentes locais do currículo.

As AE foram elaboradas tendo como referência uma escolaridade obrigatória de 12 anos, com a preocupação de dar aos alunos instrumentos para o prosseguimento de estudos, mas pensando igualmente que, para muitos, o 9.º ano representa o fim do contacto com a disciplina de História.

No 3.º ciclo a História torna-se uma disciplina autónoma, uma vez que no 1.º ciclo está integrada no Estudo do Meio e no 2.o ciclo se trata a História e Geografia de Portugal, o que permite aprofundar a utilização das metodologias específicas desta área do saber e, optando por uma abordagem cronológica, dar aos alunos uma consciência de outras realidades espácio temporais, relacionando a história de Portugal com a história da Europa e do Mundo.

No que respeita ao 9.º ano de escolaridade, as AE definidas incidem no estudo de etapas fundamentais do desenvolvimento da humanidade, desde o limiar do século XX até à atualidade.

Pretende-se que o aluno adquira uma consciência histórica que lhe permita assumir uma posição crítica e participativa na sociedade, reconhecendo a utilidade da História para compreender de forma integrada o mundo em que vive e para a construção da sua identidade individual e coletiva. A História, através da análise fundamentada e crítica de exemplos do passado, é uma disciplina fundamental para promover a cultura de autonomia e responsabilidade, referida no documento PA

Para além das AE identificadas para cada tema do Programa, ao longo do 3.º ciclo o aluno deve desenvolver um conjunto de competências específicas da disciplina de História e transversais a vários temas e anos de escolaridade:

  • Consolidar a aquisição e utilizar referentes de tempo e de unidades de tempo histórico: antes de, depois de, milénio, século, ano, era; (A; B; C; I)
  • Localizar em representações cartográficas, de diversos tipos, locais e eventos históricos; (A; B; C; I)
  • Compreender a necessidade das fontes históricas para a produção do conhecimento histórico; (A; B; C; D; F; I)
  • Utilizar adequadamente fontes históricas de tipologia diversa, recolhendo e tratando a informação para a abordagem da realidade social numa perspetiva crítica; (A; B C; D; F; H; I)
  • Relacionar formas de organização do espaço com os elementos naturais e humanos aí existentes em diferentes épocas históricas, ressaltando aspetos diferentes e aspetos que permanecem; (A; B; C D; F; G; I; J)
  • Reforçar a utilização de conceitos operatórios e metodológicos da disciplina de História; (C; D; F; I)
  • Compreender a existência de continuidades e de ruturas no processo histórico, estabelecendo relações de causalidade e de consequência; (A; B; C; D; F; G; I)
  • Reconhecer a importância dos valores de cidadania para a formação de uma consciência cívica e de uma intervenção responsável na sociedade democrática; (A; B; C; D; E; F; G; I)
  • Promover uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos; (A; B; C; D; E; F; G; H; I; J)
  • Relacionar, sempre que possível, as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda; (A; B; C; D; E; F; G; H ; I)
  • Promover o respeito pela diferença, reconhecendo e valorizando a diversidade: étnica, ideológica, cultural, sexual; (A; B; C; D; E; F; G; H; I)
  • Valorizar a dignidade humana e os direitos humanos, promovendo a diversidade, as interações entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade no cumprimento das leis; (A; B; C; D; E; F; G; H; I)
  • Respeitar a biodiversidade, valorizando a importância da riqueza das espécies vegetais e animais para o desenvolvimento das comunidades humanas. (A; B; D; F; G)

Os documentos de referência considerados para a elaboração das AE foram o Programa e as Metas Curriculares que se mantêm em vigor.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Hegemonia e declínio da influência europeia

Relacionar o ultimato inglês com o processo de expansão colonial europeu;

Interpretar o primeiro conflito mundial à luz da rivalidade económica e do exacerbar dos nacionalismos;

Analisar as alterações políticas, sociais, económicas e geoestratégicas decorrentes da rutura que constituiu a I Guerra Mundial;

Identificar/aplicar os conceitos: Imperialismo;

Nacionalismo; Colonialismo; Racismo; Ultimato; Paz precária; Fordismo; Taylorismo; Estandardização; Monopólio; Inflação.

A revolução soviética

Compreender que o modelo ideológico socialista, saído da revolução de outubro de 1917, resultou de antagonismos sociais e políticos;

Distinguir processos históricos daí resultantes; Identificar/aplicar os conceitos: Soviete; Nacionalização;

Ditadura do proletariado.

Portugal: da I República à ditadura militar

Conhecer os aspetos fundamentais da doutrina republicana;

Compreender a conjuntura económica, social e política que esteve na origem da implantação da I República;

Identificar as principais medidas governativas da I República;

Demonstrar que a participação de Portugal na I Guerra Mundial se relacionou com a questão colonial e com a necessidade de reconhecimento do regime republicano;

Avaliar as consequências políticas, económicas e financeiras da participação de Portugal na I Guerra Mundial;

Compreender que a instabilidade política e as dificuldades económicas e sociais concorreram para intervenção militar em 28 de maio de 1926;

Identificar/aplicar os conceitos: Republicanismo; Ditadura; Partido político.

Sociedade e cultura num mundo em mudança

Relacionar a I Guerra Mundial com a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura;

Identificar/aplicar os conceitos: Feminismo; Cultura de massas; Mass Media; Ciências Sociais; Futurismo; Abstracionismo; Modernismo.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • desenvolver a memorização, associando-a à compreensão, de forma a conseguir mobilizar o memorizado;
  • mobilizar o conhecimento adquirido aplicando-o em diferentes contextos históricos, de forma autónoma;
  • estabelecer relações intra e interdisciplinares;
  • formular algumas hipóteses sustentadas em evidências, face a um acontecimento ou processo histórico, de forma autónoma;
  • utiliza os conceitos operatórios da História para a compreensão dos diferentes contextos;
  • utiliza a metodologia específica da História para a análise de acontecimentos e processos;
  • valorizar o património histórico material e imaterial, regional e nacional;
  • valorizar o património histórico material e imaterial europeu, numa perspetiva de desenvolvimento da cidadania europeia.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • propor alternativas de interpretação a um acontecimento, evento ou processo, de forma autónoma;
  • promover a multiperspetiva em História, de forma autónoma;
  • usar meios diversos para expressar as aprendizagens;
  • criar soluções estéticas criativas e pessoais.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:

  • analisar factos e situações, aprendendo a selecionar elementos ou dados históricos relevantes para o assunto em estudo;
  • mobilizar o discurso argumentativo;
  • organizar debates orientados que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análises de factos ou dados históricos;
  • discutir conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar histórico, de forma autónoma;
  • analisar fontes históricas escritas com diferentes pontos de vista, problematizando-os.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • selecionar fontes históricas fidedignas e de diversos tipos;
  • recolher e selecionar dados de fontes históricas relevantes para a análise de assuntos em estudo, aprendendo;
  • problematizar os conhecimentos adquiridos.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • aceitar e/ou argumentar diversos pontos de vista;
  • saber interagir com os outros no respeito pela diferença e pela diversidade;
  • confrontar ideias e perspetivas históricas distintas, respeitando as diferenças de opinião.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • planificar, sintetizar, rever e monitorizar;
  • registar seletivamente a informação recolhida em fontes históricas;
  • organizar a informação recolhida em fontes históricas de diversos tipos;
  • elaborar pequenas sínteses com base em dados recolhidos em fontes históricas analisadas;
  • elaborar relatórios obedecendo a critérios e objetivos específicos;
  • elaborar planos específicos e esquemas;
  • sistematizar acontecimentos e/ou processos históricos;
  • organizar de forma sistematizada o estudo autónomo.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • organizar o discurso oral ou escrito recorrendo a conceitos operatórios da História;
  • organizar o discurso oral ou escrito recorrendo a conceitos metodológicos da História;
  • comunicar uni, bi e multidirecionalmente;
  • responder, apresentar dados/informação, mostrar iniciativa;
  • usar meios diversos para expressar as aprendizagens.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • questionar de forma organizada e sustentada o trabalho efetuado por si e pelos outros;
  • autoavaliar as aprendizagens adquiridas, os seus comportamentos e atitudes;
  • avaliar de forma construtiva as aprendizagens adquiridas, os comportamentos e atitudes dos outros;
  • aceitar as críticas dos pares e dos professores de forma construtiva, no sentido de melhorar o seu desempenho.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:

  • colaborar com os pares e professores, no sentido de melhorar ou aprofundar as suas ações;
  • apoiar o trabalho colaborativo;
  • saber intervir de forma solidária;
  • ser solidário nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
  • estar disponível para se autoaperfeiçoar.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • assumir responsabilidades nas tarefas, atitudes e comportamentos;
  • assumir e cumprir compromissos;
  • apresentar trabalhos com auto e heteroavaliação;
  • dar conta a outros do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.

Promover estratégias que induzam:

  • valorizar a sensibilidade estética e a consciência ética, por forma a estabelecer consigo próprio e com os outros uma relação harmoniosa e salutar.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
DA GRANDE DEPRESSÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

As dificuldades económicas dos anos 30 Entre a ditadura e a democracia

Relacionar a ascensão ao poder de partidos totalitários com as dificuldades económicas e sociais e com o receio da expansão do socialismo, realçando o papel da propaganda;

Descrever as principais características dos regimes totalitários;

Explicar o processo de implementação do Estado Novo em Portugal, destacando o papel de Salazar;

Comparar o Estado Novo com os principais regimes ditatoriais, estabelecendo semelhanças e diferenças;

Identificar consequências da aplicação do modelo económico estalinista;

Identificar formas democráticas de resposta à crise;

Problematizar a guerra civil espanhola, inserindo-a no contexto ideológico da época;

Identificar/aplicar os conceitos: Fascismo; Corporativismo; Nazismo; Totalitarismo; Antissemitismo; Estado Novo; Economia planificada; Coletivização; Culto da personalidade; Frente Popular; New Deal.

A II Guerra Mundial

Relacionar a II Guerra Mundial com o expansionismo das ditaduras, caracterizando sumariamente as principais etapas do conflito;

Indicar as principais alterações ocorridas no mapa político mundial do após II Guerra;

Analisar o papel da ONU;

Identificar/aplicar os conceitos: Genocídio; Resistência; Holocausto.

Organizador
DO SEGUNDO PÓS- GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Da II Guerra à queda do muro de Berlim

Relacionar a afirmação dos EUA, enquanto potência hegemónica, com o auxílio económico prestado à Europa no após II Guerra e com o receio do avanço da influência comunista;

Compreender a Guerra Fria como resultado das tendências hegemónicas dos EUA e da URSS, dando origem à formação de blocos militares e a confrontos;

Destacar a luta de emancipação dos povos colonizados, nomeadamente o pioneirismo dos povos asiáticos, e o caso indiano, enquanto paradigma da não-violência;

Explicar o desenvolvimento económico e tecnológico dos EUA e a sua hegemonia no mundo capitalista; Analisar as transformações sociais e culturais verificadas na sociedade ocidental;

Integrar a formação da CEE no período do após II Guerra;

Identificar/aplicar os conceitos: Guerra Fria; Movimentos de libertação; Descolonização; Neocolonialismo; Terceiro Mundo, Multinacional; Sociedade de consumo; Sociedade de abundância; Segregação racial; Democracia Popular; Maoísmo.

Portugal: do autoritarismo à democracia

Relacionar a manutenção do regime autoritário em Portugal com a Guerra Fria; 

Distinguir períodos de estagnação e de desenvolvimento económico da II Guerra até 1974 (atraso do mundo rural e movimento migratório, medidas de fomento industrial e abertura a capitais estrangeiros);

Explicar a oposição interna ao regime;

Analisar a guerra colonial do ponto de vista dos custos humanos e económicos, quer para Portugal quer para os territórios coloniais, relacionando-a com a recusa em descolonizar;

Contextualizar a mudança de regime que ocorreu em 25 Abril de 1974 com a crescente oposição popular à guerra colonial e à falta de liberdade individual e coletiva;

Realçar a importância do 25 de Novembro para a estabilização do processo democrático;

Analisar o processo de descolonização;

Compreender a complexidade do processo de democratização, do PREC à progressiva instalação e consolidação das estruturas democráticas;

Compreender a importância da entrada de Portugal na CEE para a consolidação do processo de democratização e para a modernização do país;

Identificar/aplicar os conceitos: Processo revolucionário; Poder autárquico; Descentralização.

As transformações do mundo contemporâneo

Compreender as alterações ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da URSS;

Analisar a dependência económica dos países em vias de desenvolvimento;

Indicar as principais potências emergentes, (ex.: o caso chinês);

Caracterizar as relações de cooperação com os espaços lusófonos;

Analisar as dimensões da globalização (ex.: tecnologias de informação, comunicação e transportes, migrações);

Identificar/aplicar os conceitos: Qualidade de vida; Multiculturalismo/Interculturalismo, Cidadania.