Clássicos da Literatura

Clássicos da Literatura
12.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

Clássicos da Literatura é uma disciplina especificamente orientada para o aprofundamento de aprendizagens relacionadas com a educação literária. Visa promover o conhecimento do património literário europeu e educar o gosto literário, aprofundando hábitos de leitura. Para tal, preconiza-se não só o alargamento e a especificação de critérios de apreciação literária, mas também a promoção da leitura autónoma e crítica. São ainda finalidades desta disciplina o desenvolvimento de valores pessoais e interpessoais de natureza sociocultural e a promoção da educação para a cidadania, pelo contacto com tradições literárias diferentes da portuguesa.

Na literatura reside o encontro com o Outro e com a aventura coletiva que é o viver humano. O aprofundamento de uma educação literária que se condensa nos autores e nas obras que integram os clássicos abre espaço para o desenvolvimento de pensamento crítico e de pensamento criativo, de sensibilidade estética, de convocação de conhecimentos interdisciplinares e transversais, de entendimento do mundo, de conhecimento enciclopédico, de relação interartística e intercultural, num percurso de formação integral enquanto indivíduo e cidadão, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
LEITURA LITERÁRIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
  • ler crítica e autonomamente;
  • interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa, com base em informação textual, implícita e/ou explícita;
  • reconhecer a organização interna e externa do texto;
  • analisar tema(s), ideias principais e pontos de vista;
  • compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto;
  • interpretar obras e excertos de livros, conforme o conteúdo programático;
  • contextualizar textos literários de vários géneros (poesia lírica e épica, texto dramático, romance e conto, entre outros);
  • situar obras literárias em função de grandes marcos históricos e culturais;
  • mobilizar os conhecimentos adquiridos sobre as características da poesia e da narrativa literária para interpretação textual.
Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que, entre outras atividades, envolvam:

  • leitura e interpretação de texto;
  • leitura analítica e crítica;
  • análise de intertextualidades;
  • leitura comparativa;
  • pesquisa histórica;
  • pesquisa sobre temas da História da Arte, incluindo Artes Visuais e interartes.

Desenvolver um projeto individual de leitura que implique, por exemplo,

  • definir para si próprio objetivos enquanto leitor;
  • escolher os livros a ler com base em critérios literários;
  • intervir em discussões sobre leituras e em debates literários em grande grupo;
  • apresentar em grande grupo apreciações críticas;
  • construir um portefólio de leitor que dê expressão ao percurso de leituras em desenvolvimento (que inclua, por exemplo, diário de leitor, reflexões escritas sobre as obras lidas, versões cinematográficas da obra, intertextualidades com outras artes).
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, G, I, J)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)

Organizador
ESCRITA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
  • relacionar textos literários com outros (literários ou não) e com outras manifestações estéticas;
  • escrever textos com marcas específicas dos vários géneros, apreendidos na leitura e no contexto escolar, vocacionados para a elaboração de conhecimentos e análise crítica (resumos, resenhas, comentários);
  • adequar, em tarefas de produção escrita, efeitos estéticos e retóricos à intenção e ao destinatário ou público leitor;
  • utilizar de modo sistemático as fases de pesquisa, planificação, redação, revisão e publicação de texto, em diferentes suportes;
  • organizar por escrito informação relevante para a produção de um texto;
  • escrever e partilhar textos, cumprindo os requisitos do trabalho intelectual;
  • retirar informação relevante de um texto;
  • utilizar procedimentos adequados ao registo e ao tratamento da informação;
  • sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos;
  • comparar textos da mesma época e de diferentes épocas em função de temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.
Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam técnicas e modelos de escrita como, por exemplo,

  • comentários;
  • resumos.

Desenvolver estratégias que impliquem planificação, execução e avaliação de projetos como:

  • criação de Revista Literária;
  • criação de um blogue de Leitura Literária ou de Escritores;
  • percurso de leitor (que inclua, por exemplo, diários de leitura, relatórios de leitura, fichas de leitura);
  • divulgação de leituras, de leitores e de escritores (através, por exemplo, da escrita de crónicas ou entrevistas a autores e críticos literários para um jornal local ou jornal escolar).
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, G, I, J)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)

Organizador
ORALIDADE
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
  • participar, de forma segura e autónoma, em situações de comunicação oral formal, exprimindo reações e pontos de vista sobre leituras realizadas;
  • produzir textos orais em situações formais de comunicação (exposições orais, intervenções em debates e em diálogos argumentativos) com respeito pelas características do género em causa e pelos princípios de cooperação e cortesia;
  • utilizar metalinguagem adequada à interpretação de textos, em situações de produção oral;
  • apresentar, sob o ponto de vista estético, literário e pessoal, reflexões sobre experiências de leitura.
Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • exercícios de leitura expressiva;
  • exposições orais;
  • debates;
  • mesas redondas;
  • tertúlias;
  • palestras;
  • exposições orais orientadas, a partir de documentários e filmes relacionados com os conteúdos programáticos.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Anexos

ANEXO I – Quadro de referência

Unidade 1

  • Dante Alighieri (2001). A Divina Comédia (trad. de Vasco Graça Moura). Lisboa: Edições Bertrand.
  • Boccaccio, G. (1977). Decameron (trad. de Urbano Tavares Rodrigues). Lisboa: Círculo de Leitores.

Unidade 2

  • Cervantes, M. de (1959). D. Quixote de la Mancha (trad. de Aquilino Ribeiro). Lisboa: Edições Bertrand.
  • Shakespeare, W. (2001). A Tempestade (trad. de Fátima Vieira). Porto: Campo das Letras OU Calderón de la Barca, P. (1996). O Grande Teatro do Mundo (trad. de José Bento). Lisboa: Edições Cotovia.

Unidade 3 

  • Moore, T. (1998). A utopia. Lisboa: Guimarães.
  • Camões, L. de (2001). Os Lusíadas. Porto: Porto Editora. 

OU

  • Pinto, F. M. (1988). Peregrinação e Cartas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa Moeda.
  • Beckford, W. (1988). Portugal Visto por um Inglês. Lisboa: Biblioteca Nacional.

Unidade 4

  • Göethe, W. von (1971). A Paixão do Jovem Werther (trad. de João Barreira). Lisboa: Edições Verbo.

Unidade 5

  • Dostoievsky, F. (2001). O Jogador (trad. de Nina Guerra e Filipe Guerra). Lisboa: Editorial Presença. OU Dickens, C. (1998). Grandes Esperanças (trad. de Carmen Gonzalez). Lisboa: Publicações Europa-América.

Unidade 6

  • Strindberg, A. (1980). A Menina Júlia (trad. de J. A. Osório Mateus). Lisboa: A Regra do Jogo.

Unidade 7

  • Rilke, R. M. (1994). Cartas a um Jovem Poeta. Lisboa: Contexto.
  • Campos, Á. de (1992). Poesias. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa Moeda.
  • Negreiros, A. (1999). Manifesto Anti-Dantas e por extenso. Lisboa: Nova Ática.

OU

  • Marinetti, F. (1987). Fundação e manifesto do Futurismo. In J. A. Neves, O Movimento Futurista em Portugal. Lisboa: Dinalivro.
  • Guillaume Apolllinaire, Constantn Cavafy, Gabriele DÁnnunzio, T.S. Eliot, Vladimir Maiakowsky: dois poemas de dois destes autores.

Unidade 8

  • Proust, M. (2003). Do lado de Swann. Em Busca do Tempo Perdido (trad. de Pedro Tamen). Lisboa: Relógio d’Água.

Unidade 9: 1 romance, um conto e uma crónica da lista que se segue.

ROMANCES

  • A Amante do Tenente Francês, de John Fowles
  • A Angústia do Guarda-Redes antes do Penalty, de Peter Handke
  • A Cidade das Flores, de Augusto Abelaira - A Ciociara, de Alberto Moravia
  • A Curva do Rio, de V. S. Naipaul
  • A História Seguinte, de Cees Noteboom
  • A Morte de um Apicultor, de Lars Gustaffson
  • A Paixão, de Almeida Faria
  • A Reivindicação do Conde D. Julião, de Juan Goytisolo
  • Autópsia de um Mar de Ruínas, de João de Melo - Bastardos de Sol, de Urbano Tavares Rodrigues
  • Cosmos, de Witold Gombrowicz
  • Crónica do Rei Pasmado, de Torrente Ballester
  • Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar
  • O Amante, de Marguerite Duras
  • O Mestre de Esgrima, de Arturo Pérez-Reverte
  • O Museu Britânico ainda Vem Abaixo, de David Lodge
  • O Nome da Rosa, de Umberto Eco
  • O Que Diz Molero, de Dinis Machado
  • O Sol de Cobre, de André Kedros
  • O Vale da Paixão, de Lídia Jorge
  • O Valente Soldado Svejk, de Jaroslav Hasek
  • Os Verbos Auxiliares do Coração, de Peter Esterházy
  • Sinais Exteriores, de Paulo Castilho
  • Tocata para Dois Clarins, de Mário Cláudio
  • Uma Abelha na Chuva, de Carlos de Oliveira
  • Viagem de um Pai e um Filho pelas Ruas da Amargura, de Baptista-Bastos

CONTOS

  • A Casa Fechada, de Vitorino Nemésio
  • A Casa Suspensa, de Maria Ondina Braga
  • A Terra é Redonda, de Peter Bischel
  • As Quatro Estações, de David Mourão-Ferreira
  • Contos, Outra Vez, de Luísa Costa Gomes
  • Contos, de Vergílio Ferreira
  • Contos Analógicos, de Maria Isabel Barreno
  • Contos Irónicos, de Heinrich Böll
  • Contos da Sétima Esfera, de Mário de Carvalho
  • Enciclopédia dos Mortos, de Danilo Kis 
  • Enquanto Elas Dormem, de Javier Marias
  • Léah e outras Histórias, de José Rodrigues Miguéis
  • Novas Andanças do Demónio, de Jorge de Sena
  • O Barão, de Branquinho da Fonseca
  • Os Anjos, de Teolinda Gersão
  • Trilogia, de Vassilis Vassilikos
  • Trinta Anos, de Ingeborg Bachman

CRÓNICAS

  • A Bagagem do Viajante, de José Saramago
  • A Cavalo no Diabo, de José Cardoso Pires
  • À Flor do Tempo, de Ilse Losa
  • A-Ver-o-Mar, de Luísa Dacosta
  • Este Tempo, de Maria Judite Carvalho
  • Livro de Crónicas, de António Lobo Antunes
  • O Anacronista, de Manuel António Pina
  • O Pouco e o Muito
  • Crónica Urbana, de Irene Lisboa
  • Pé Esquerdo, de João Miguel Fernandes Jorge
  • Tomai Lá do O’Neil, de Alexandre O’Neil