As Aprendizagens Essenciais (AE) identificam os conhecimentos, as capacidades e as atitudes que se pretendem que os alunos atinjam com a aprendizagem da Sociologia no ensino secundário, e tendo em atenção os seguintes objetivos:
- identificar as aprendizagens essenciais no domínio da Sociologia face às áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA);
- proporcionar aos alunos instrumentos que lhes permitam compreender e refletir sobre a complexidade das sociedades contemporâneas, em especial, da sociedade portuguesa.
Assim, a disciplina de Sociologia inicia-se com o estudo de conceitos estruturantes que visam:
- a familiarização com os problemas sociais/sociológicos que ocorrem na sociedades contemporâneas, cada vez mais complexas;
- o conhecimento de fenómenos de natureza diversa e, muitas vezes contraditórios, que coexistem nas sociedades contemporâneas como a globalização/aculturação, a (re)afirmação das identidades culturais, a constante mudança e a incerteza, nas sociedades onde persistem desigualdades sociais e formas de discriminação;
- a aquisição de metodologias de pesquisa que implicam a recolha de informações recorrendo a diferentes meios de investigação: pesquisa documental recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) ou digitais (Internet), observação,
- realização de inquéritos (entrevistas e questionários), entre outros, permitindo aos alunos a aquisição de uma capacidade de reflexão crítica sobre o contexto social em que estão inseridos.
Estas aprendizagens essenciais têm por base o Programa em vigor da disciplina de Sociologia dos cursos científico humanísticos e muitas são deixadas em aberto, pois a rapidez e a imprevisibilidade da mudança na sociedade atual poderão desatualizar alguns conteúdos do Programa, devendo os professores que o lecionam estar atentos no sentido de acompanharem essas transformações.
É de salientar que é incentivado o trabalho de projeto na medida em que é proposta a realização de um pequeno trabalho de investigação, em grupo ou individual, sobre um tema relacionado com quaisquer dos conteúdos lecionados na disciplina e tendo como referência a sociedade portuguesa contemporânea, o qual deverá mobilizar o conhecimento sociológico para a construção de um projeto de trabalho que visa a aplicação de um ou dois modos de recolha de informação utilizados pela Sociologia.
Esse projeto poderá ser realizado em articulação com outras disciplinas, podendo ser apresentado a diferentes públicos (à turma ou à escola).
A disciplina de Sociologia contribui ainda para o desenvolvimento de um conjunto de competências que se articulam com as áreas de competências definidas no PA, pois o estudo da Sociologia deverá permitir:
- Mobilizar o conhecimento sociológico para a compreensão dos fenómenos complexos das sociedades contemporâneas, em especial, da portuguesa; A; B; C; D; F; G; H; I
- Revelar raciocínio crítico e capacidade de reflexão sobre as sociedades contemporâneas, contribuindo para a educação para a cidadania, para a mudança e para o desenvolvimento; A; B; C; D; F; G; H; I
- Desenvolver o espírito crítico e de abertura a diferentes perspetivas de análise da realidade social; A; B; C; D; F; I
- Recolher informação utilizando diferentes meios de investigação e recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) e/ou digitais (Internet); A; B; C; D; F; I
- Selecionar informação, elaborando sínteses de conteúdo da documentação analisada; A; B; C; D; F; I
- Elaborar, realizar,apresentar e avaliar projetos de trabalho. A; B; C; D; E ; F; I; J
Sociologia e conhecimento da realidade social
Reconhecer a importância da interdisciplinaridade para compreender e explicar fenómenos sociais complexos.
Contextualizar historicamente o aparecimento e desenvolvimento da Sociologia como Ciência, a nível internacional e nacional.
Explicitar as dificuldades que se colocam à produção do conhecimento científico em Sociologia (senso comum; familiaridade com o social; ilusão da transparência do social; explicações de tipo naturalista, individualista ou etnocentrista).
Distinguir problemas sociais de problemas sociológicos. Explicar o papel da teoria, dos métodos e das técnicas na produção de conhecimento sociológico.
Metodologia da investigação sociológica
Justificar a adequação de cada uma das estratégias ao tipo de investigação a efetuar (intensiva, extensiva e investigação-ação).
Caracterizar as etapas mais importantes da pesquisa sociológica e as formas de apresentação dos resultados da investigação.
Conhecer a especificidade das várias técnicas de recolha de dados na pesquisa sociológica pesquisa documental, análise de conteúdo, observação, inquérito por entrevista e por questionário (fases)*.
Reconhecer fontes fidedignas de recolha de dados.
* Este ponto do programa também pode ser lecionado quando for realizado o trabalho/projeto final.
Promover estratégias que envolvam a aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- rigor na utilização da terminologia da Sociologia e na articulação e uso consistente dos conhecimentos sociológicos;
- pesquisa e seleção de informação pertinente, utilizando fontes diversas, como, textos, gráficos, tabelas e mapas;
- leitura de dados apresentados sob diversas formas (textos, gráficos, tabelas e mapas) e retirar conclusões pertinentes sobre um dado problema social/sociológico;
- organização sistematizada de leitura e estudo autónomo;
- análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados;
- tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso de saber, bem como a mobilização do memorizado;
- mobilização de conhecimentos adquiridos anteriormente que permitam compreender fenómenos sociais que podem ocorrer em diferentes contextos sociais;
- estabelecer relações intra e interdisciplinares.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- formular hipóteses face a um fenómeno/ problema social;
- conceber situações onde determinado conhecimento possa ser aplicado, nomeadamente através da aplicação dos modos de recolha da informação utilizados pela Sociologia;
- propor alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
- criar um objeto, texto ou solução face a um problema/desafio;
- analisar textos ou outros suportes com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
- testar hipóteses de trabalho, fazendo predições, a partir de um estudo realizado sobre um fenómeno social ocorrido no contexto social onde se inserem;
- usar formas diversificadas para expressar as aprendizagens (por exemplo, textos, gráficos, quadros, mapas e imagens);
- criar soluções estéticas criativas e pessoais (por exemplo, na apresentação de trabalhos).
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:
- mobilizar o discurso (oral e escrito) argumentativo para expressar tomadas de posição e rebater diferentes opiniões;
- organizar debates que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análises;
- discutir conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- analisar textos, de caráter sociológico, com diferentes pontos de vista, confrontando argumentos para encontrar semelhanças, diferenças e a sua consistência interna;
- problematizar numa perspetiva sociológica aspetos da realidade social portuguesa, sempre que possível de uma forma interdisciplinar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- realização de tarefas de pesquisa sociológica sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
- incentivo à procura e aprofundamento de informação em fontes diversificadas;
- recolha de dados e de opiniões para análise dos fenómenos em estudo (por exemplo, realizando entrevistas e inquéritos por questionário).
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- aceitar ou argumentar pontos de vista diferentes;
- confrontar ideias e perspetivas distintas sobre abordagem de uma dada realidade social;
- promover estratégias que induzam respeito por pelas diferenças culturais ou de opiniões.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- elaboração de planos de trabalho e de esquemas;
- realização de tarefas de organização e de síntese (por exemplo, registos de observações realizadas);
- promoção do estudo autónomo, com o apoio do professor, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar;
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- saber questionar um problema social;
- organizar questões para terceiros, sobre conteúdos estudados ou a estudar;
- interrogar-se sobre a relatividade do seu próprio conhecimento.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação uni e bidirecional;
- ações de resposta, apresentação, iniciativa;
- ações de questionamento organizado.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- se autoanalisar, identificando pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- considerar o feedback dos pares para melhoria ou aprofundamento de saberes;
- reorientar o seu trabalho, individualmente ou em grupo, a partir da explicitação de feedback do professor.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:
- colaborar com outros, realizando trabalho de grupo, e apoiar terceiros em tarefas;
- - fornecer feedback para melhoria ou aprofundamento de ações.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- responsabilizar-se adequadamente ao que lhe for pedido;
- organizar e realizar autonomamente tarefas;
- assumir e cumprir compromissos, contratualizar tarefas;
- apresentar trabalhos com auto e heteroavaliação;
- dar conta a outros do cumprimento de tarefas e das funções que assumiu.
Promover estratégias que induzam:
- ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização /atividades de entreajuda;
- posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Conhecedor / Sabedor / Culto / Informado
(A,B,C,I)
Criativo
(A,B,C,D,J,I)
Crítico/Analítico
(A,B,C,D,E,G)
Indagador/ Investigador
(C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/do outro
(A,B, E, F, H)
Sistematizador / Organizador
(A,B,C,I)
Questionador
(A,F,G,I)
Comunicador
(A,B,D,E,H)
Autoavaliador
(transversal às áreas)
Participativo/ Colaborador
(B,C,D,E,F)
Responsável/ Autónomo
(C,D,E,F,G,I,J)
Cuidador de si e do outro
(B, E, F, G)
Interação social, socialização, grupo, papel, estatuto social e cultura
Distinguir situações informais de interação social de situações formais e não formais.
Explicar o papel dos grupos sociais de pertença e de referência no processo de socialização (socialização por antecipação).
Explicitar as características do processo de socialização (mecanismos, agentes e objetivos).
Relacionar papel e estatuto social, estabelecendo a diferença entre estatuto atribuído e adquirido.
Explicitar o processo de interação social como um jogo entre papéis, estatutos e expectativas sociais.
Definir o conceito sociológico de cultura, dando exemplos dos seus elementos constitutivos.
Relacionar a diversidade cultural com os conceitos de etnocentrismo e de relativismo culturais.
Reconhecer o ser humano como produto e como agente produtor de cultura.
Definir e problematizar representações sociais, estereótipos e processos de estigmatização.
Instituições e processos sociais
Relacionar valores, normas e comportamentos.
Explicitar o papel da socialização nos processos de inclusão e de exclusão social.
Articular os conceitos de ordem social, controlo social e desvio social.
Relacionar o papel das instituições e da ação social com as dinâmicas de consenso e de conflito e com os processos de reprodução e/ou de mudança social.
Globalização
Explicitar em que consiste a globalização da economia e a globalização cultural, destacando o papel dos meios de comunicação na difusão cultural e relacionando aculturação com globalização cultural.
Definir estilo de vida e relacionar a globalização com os novos estilos de vida.
Justificar a tendência para a uniformização dos padrões de consumo a nível mundial.
Problematizar sociedade do risco, incerteza e processos de individualização.
Relacionar as transformações do trabalho e do emprego com as alterações do capitalismo moderno.
Identificar os principais indicadores sociodemográficos da população portuguesa (nupcialidade; divórcio; coabitação; fecundidade) e interpretar a sua evolução, destacando o envelhecimento demográfico.
Família e Escola
Compreender as transformações das famílias nas sociedades contemporâneas (novos tipos de famílias e novos papéis parentais).
Caracterizar as funções da escola no contexto da educação ao longo da vida.
Problematizar o papel da instituição escolar face à diversidade cultural e as suas novas funções na sociedade do conhecimento.
Relacionar infância, juventude e processos de escolarização modernos.
Distinguir desigualdades, diferença e discriminação.
Problematizar a mobilidade social em diferentes sociedades e identificar diferentes formas de mobilidade social.
Contextualizar o papel da ação coletiva e dos movimentos sociais relacionando-o com a problemática da justiça social.
Relacionar globalização e fenómenos migratórios, destacando o problema da inclusão e da exclusão de populações vulneráveis.
Distinguir sexo de género, relacionando a socialização de género com formas de discriminação e de desigualdade de género.
Desigualdades e identidades sociais
Distinguir pobreza de exclusão social, identificando categoriais sociais em situação de risco e vulnerabilidade.
Problematizar as transformações do Estado Social e das solidariedades entre gerações.
Mobilizar o conhecimento sociológico para a construção de um projeto que vise a aplicação de um ou dois modos de recolha de informação utilizados pela Sociologia. O tema do trabalho poderá incidir sobre quaisquer dos conteúdos lecionados na disciplina, tendo como referência a sociedade portuguesa contemporânea, podendo ser realizado em articulação com outras disciplinas de opção do 12.o ano.