O Português Língua Não Materna (PLNM) constitui uma componente do currículo que visa o desenvolvimento de competências essenciais para uma inclusão plena nas atividades do currículo escolar, por alunos cuja língua materna não é o português. As aprendizagens desta componente do currículo estão orientadas para a aquisição da língua portuguesa nas múltiplas competências inerentes a esse processo e para a integração social/escolar dos alunos, fatores fundamentais para o sucesso escolar no conjunto das disciplinas curriculares.
A intervenção pedagógica é realizada em contexto de imersão, no contexto específico da escolarização. São fundamentais, neste âmbito, as dimensões interculturais e pluriculturais de ensino e de aprendizagem da língua, bem como a dimensão interdisciplinar e transdisciplinar das atividades e projetos, envolvendo produção e interação orais e escritas em contextos informais e formais.
O PLNM encontra-se organizado em níveis de proficiência linguística, com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). No nível B1 (intermédio), são aperfeiçoadas a competência lexical, a gramatical, a sociolinguística, a pragmática e a discursiva, com o objetivo de os alunos alcançarem uma proficiência linguística que lhes permita a inclusão plena em contexto escolar e na sociedade. Através do seu percurso escolar, os alunos interiorizam e respeitam a diversidade cultural, interpretando, criticamente, discursos informais, obras literárias, bem como documentos da atualidade em diferentes suportes. O grau de conhecimento e de explicitação metalinguística deve, neste nível, e tendo em conta a faixa etária dos estudantes, restringir-se às necessidades decorrentes da abordagem dos conhecimentos gramaticais.
Por outro lado, o PLNM integra a abordagem da língua portuguesa como língua veicular de acesso aos currículos das restantes disciplinas. Neste sentido, as atitudes a desenvolver prendem-se com um incentivo à interação com os seus pares e com os docentes em contexto sociocultural e transdisciplinar.
Distinguir informação específica e informação parcelar;
Compreender aspetos essenciais de discursos ouvidos em linguagem padrão;
Identificar o tema em diversas versões sobre a mesma questão;
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem articulação e uso de conhecimentos e, com o apoio do professor à sua concretização, o estabelecimento de relações intra e interdisciplinares;
Promover estratégias que envolvam a criatividade do aluno, adequadas ao seu nível linguístico e etário;
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, designadamente, com o apoio do professor à sua concretização, discutir conceitos ou factos muito simples;
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com apoio inicial do professor à sua concretização, e incentivo à procura e aprofundamento de informação;
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno a aceitação e o respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno, com o apoio do professor à sua concretização, a elaboração de planos e esquemas simples e a promoção do estudo autónomo, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar;
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno saber questionar uma situação, de acordo com o seu nível de proficiência linguística, e organizar questões para terceiros, com o apoio do professor à sua concretização, sobre conteúdos estudados ou a estudar;
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno a concretização, adequada às situações e interlocutores, de comunicação uni e bidirecional, com o apoio do professor;
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios previamente negociados e clarificados com o professor, se oriente o aluno para se autoanalisar, identificar pontos fracos e fortes das suas aprendizagens, considerar o feedback dos pares e do professor para melhoria ou aprofundamento de saberes;
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas, dar sugestões para melhoria ou aprofundamento de ações de colegas;
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno, com o apoio do professor à sua concretização, a assunção de responsabilidades adequada ao que lhe for pedido e de acordo com o seu nível de proficiência linguística;
Promover estratégias que induzam ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização e atividades de entreajuda;
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Elaborar e reelaborar um tópico a partir de um texto escrito ou oral;
Apresentar opiniões e pontos de vista, justificando;
Recontar histórias a partir de um suporte oral ou escrito;
Interpretar textos publicitários;
Interagir com espontaneidade em conversas quotidianas;
Discutir ideias em contexto formal ou regulado;
Apresentar questões, problemas ou conceitos sem recurso a suporte de imagem;
Utilizar estratégias adequadas à abertura e ao fechamento do discurso, à concordância e à discurdância;
Realizar operações para dar ou para tomar a palavra;
Retomar a palavra através da paráfrase;
Resumir o conteúdo de uma conversa;
Identificar as principais linhas temáticas a partir da leitura de textos variados;
Reconhecer analogias e contrastes em textos relativamente longos e complexos;
Distinguir previsões de constatações;
Reconhecer registos de língua (formal e não formal);
Diferenciar os modos de relato do discurso (direto e indireto) e identificar os verbos declarativos;
Interpretar textos jornalísticos (notícias, apreciações críticas, entrevistas) e publicitários; textos autobiográficos; textos e fragmentos de textos literários de dimensãoe vocabulário acessíveis;
Produzir textos a partir de imagens e de sequências ouvidas ou lidas;
Elaborar e reelaborar sequências textuais sobre um mesmo tema a partir de pontos de vista distintos;
Dominar técnicas de redação de sumários e relatórios; textos narrativos e descritivos;
Dominar os principais processos de composição discursiva: justificação, demonstração, exemplificação, generalização, especificação, classificação, inventariação;
Recorrer a verbos e expressões de cálculo, de fundamentação, de confrontação,de indicação de valores e de conclusão;
Dominar cadeias de referência pelo recurso a expressões referencialmente dependentes;
Dominar mecanismos de coesão temporal;
Catalogar informação com procedimentos de documentação (fichas de leitura; referências bibliográficas; arquivamento de diferentes materiais de estudo);
Utilizar verbos regulares e irregulares nos modos indicativo, conjuntivo e imperativo, em frases de polaridade afirmativa e negativa;
Utilizar a perífrase verbal, a forma nominal e o infinitivo pessoal;
Reconhecer os usos específicos dos verbos ser e estar;
Reconhecer e utilizar corretamente as formas átonas dos pronomes pessoais;
Reconhecer e utilizar preposições e locuções prepositivas de uso frequente; advérbios e locuções adverbiais com valor temporal;
Compreender os processos de formação de palavras (composição e derivação);
Reconhecer e aplicar relações de subordinação; orações completivas, concessivas, consecutivas, comparativas, causais, condicionais, finais e temporais;
explicar direcenças culturais, com respeito pelas diferentes formas de interpretar o mundo;
interpretar obras literárias, textos jornalísticos e programas audiovisuais que visem aspetos interculturais.