O Português Língua Não Materna (PLNM) constitui uma componente do currículo que visa o desenvolvimento de competências essenciais para uma inclusão plena nas atividades do currículo escolar, por alunos cuja língua materna não é o português. As aprendizagens desta componente do currículo estão orientadas para a aquisição da língua portuguesa nas múltiplas competências inerentes a esse processo e para a integração social/escolar dos alunos, fatores fundamentais para o sucesso escolar no conjunto das disciplinas curriculares.
A intervenção pedagógica é realizada em contexto de imersão, no contexto específico da escolarização. São fundamentais, neste âmbito, as dimensões interculturais e pluriculturais de ensino e de aprendizagem da língua, bem como a dimensão interdisciplinar e transdisciplinar das atividades e projetos, envolvendo produção e interação orais e escritas em contextos informais e formais.
A disciplina de PLNM encontra-se organizada em níveis de proficiência linguística, com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). No nível A2 (iniciação), os alunos deverão ser capazes de compreender os aspetos essenciais de uma sequência falada e de um diálogo, de formular questões e problemas, de explicar conceitos, de extrair informação relevante de géneros textuais diversificados, de responder a questionários no âmbito das diferentes disciplinas e de produzir textos originais, individualmente ou em grupo. O grau de conhecimento e de explicitação metalinguística deve, neste nível, e tendo em conta a faixa etária dos estudantes, restringir-se às necessidades decorrentes da abordagem dos conhecimentos gramaticais.
Por outro lado, o PLNM integra a abordagem da língua portuguesa como língua veicular de acesso aos currículos das restantes disciplinas. Neste sentido, as atitudes a desenvolver prendem-se com um incentivo à interação com os seus pares e com os docentes em contexto sociocultural e transdisciplinar.
Compreender os tópicos essenciais de uma sequência falada e de uma sequência dialogal (interação quotidiana, debate, entrevista), quando o débito da fala é relativamente lento e claro;
Identificar a funçãoo das propriedades prosódicas (altura, duração, intensidade);
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem articulação e uso de conhecimentos e, com o apoio do professor à sua concretização, o estabelecimento de relações intra e interdisciplinares;
Promover estratégias que envolvam a criatividade do aluno, adequadas ao seu nível linguístico e etário;
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, designadamente, com o apoio do professor à sua concretização, discutir conceitos ou factos muito simples;
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com apoio inicial do professor à sua concretização, e incentivo à procura e aprofundamento de informação;
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno a aceitação e o respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno, com o apoio do professor à sua concretização, a elaboração de planos e esquemas simples e a promoção do estudo autónomo, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar;
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno saber questionar uma situação, de acordo com o seu nível de proficiência linguística, e organizar questões para terceiros, com o apoio do professor à sua concretização, sobre conteúdos estudados ou a estudar;
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno a concretização, adequada às situações e interlocutores, de comunicação uni e bidirecional, com o apoio do professor;
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios previamente negociados e clarificados com o professor, se oriente o aluno para se autoanalisar, identificar pontos fracos e fortes das suas aprendizagens, considerar o feedback dos pares e do professor para melhoria ou aprofundamento de saberes;
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas, dar sugestões para melhoria ou aprofundamento de ações de colegas;
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno, com o apoio do professor à sua concretização, a assunção de responsabilidades adequada ao que lhe for pedido e de acordo com o seu nível de proficiência linguística;
Promover estratégias que induzam ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização e atividades de entreajuda;
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Narrar vivências, acontecimentos e experiências e formular planos, desejos, ambições e projetos;
Explicar gostos e opiniões;
Utllizar com relativa correção um repertório de rotinas e de fórmulas frequentes associadas a situações do quotidiano;
Prosseguir um discurso livre de forma inteligível;
Descrever lugares, ações e estados físicos e emocionais;
Apresentar questões, problemas e conceitos, recorrendo a imagens;
Aperfeiçoar a fluência através de diálogos encenados e de pequenas dramatizações;
Trocar informação em diálogos relacionados com assuntos de ordem geral ou de interesse pessoal;
- Formular/aceitar/recusar/fundamentar uma opinião;
- Dar e aceitar conselhos;
- Fazer e aceitar propostas;
- Descrever manifestações artísticas e atividades de tempos livres;
- Dar e pedir instruções;
- Reagir a instruções.
Compreender o sentido global, o conteúdo e a intencionalidade de textos de linguagem corrente;
Reconhecer a sequência temporal dos acontecimentos em textos narrativos;
Identificar as funções dos conectores de causa, de consequência, de semelhança, de conclusão e de oposição;
Recorrer eficazmente a dicionários de especialidade;
Reconhecer itens de referência bibliográfica;
Identificar, em provas e trabalhos, os principais verbos de instrução (transcrever, indicar, sublinhar, apontar, destacar, assinalar, enumerar, justificar...);
Escrever textos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal;
Construir sequências originais de enunciados breves;
Responder a questionários sobre temas diversos;
Participar em atividades de escrita coletiva;
Dominar aspetos fundamentais da flexão verbal (pretérito imperfeito do indicativo, modo imperativo e presente do conjuntivo);
Aplicar estruturas de coordenação de uso mais frequente;
Estabelecer relações semânticas entre palavras;
Agrupar, no texto, palavras da mesma família, do mesmo campo lexical e do mesmo campo semântico;
Reconhecer equivalências e contrastes vocabulares;
Reconhecer e usar palavras dos campos lexicais: pesos e unidades de medida, embalagens, rotina diária, meios de transporte, tempo, experiências pessoais, tempos livres, manifestações artísticas, país;
Estabelecer relações entre a cultura de língua materna e a da língua estrangeira, compreendendo as diferenças e semelhanças;
Reconhecer a importância das competências comunicativas nas competências interculturais.