O Português Língua Não Materna (PLNM) constitui uma componente do currículo que visa o desenvolvimento de competências essenciais para uma inclusão plena nas atividades do currículo escolar, por alunos cuja língua materna não é o português. As aprendizagens desta componente do currículo estão orientadas para a aquisição da língua portuguesa nas múltiplas competências inerentes a esse processo e para a integração social/escolar dos alunos, fatores fundamentais para o sucesso escolar no conjunto das disciplinas curriculares.
A intervenção pedagógica é realizada em contexto de imersão, no contexto específico da escolarização. São fundamentais, neste âmbito, as dimensões interculturais e pluriculturais de ensino e de aprendizagem da língua, bem como a dimensão interdisciplinar e transdisciplinar das atividades e projetos, envolvendo produção e interação orais e escritas em contextos informais e formais.
O PLNM encontra-se organizado em níveis de proficiência linguística, com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). No nível A1 (iniciação), as finalidades estão relacionadas com o quotidiano, pressupondo-se que os alunos possam compreender o conteúdo de breves mensagens sobre a vivência quotidiana, produzir enunciados breves sobre situações do quotidiano pessoal e escolar, comunicar em situações quotidianas, compreender as principais ideias de textos escritos sobre assuntos do quotidiano e produzir breves textos escritos sobre assuntos do quotidiano. O grau de conhecimento e de explicitação metalinguística deve, neste nível, e tendo em conta a faixa etária dos estudantes, restringir-se às necessidades decorrentes da abordagem dos conhecimentos gramaticais.
Por outro lado, o PLNM integra a abordagem da língua portuguesa como língua veicular de acesso aos currículos das restantes disciplinas. Neste sentido, as atitudes a desenvolver prendem-se com um incentivo à interação com os seus pares e com os docentes em contexto sociocultural e transdisciplinar.
Reconhecer palavras e expressões de uso corrente relativas ao contexto em que se encontra inserido, quando lhe falam de modo claro e pausado;
Identificar tópicos de mensagens breves produzidas pausadamente;
Reter linhas temáticas centrais de breves textos expositivos em registo áudio/vídeo;
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem articulação e uso de conhecimentos e, com o apoio do professor à sua concretização, o estabelecimento de relações intra e interdisciplinares;
Promover estratégias que envolvam a criatividade do aluno, adequadas ao seu nível linguístico e etário;
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, designadamente, com o apoio do professor à sua concretização, discutir conceitos ou factos muito simples;
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com apoio inicial do professor à sua concretização, e incentivo à procura e aprofundamento de informação;
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno a aceitação e o respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno, com o apoio do professor à sua concretização, a elaboração de planos e esquemas simples e a promoção do estudo autónomo, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar;
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno saber questionar uma situação, de acordo com o seu nível de proficiência linguística, e organizar questões para terceiros, com o apoio do professor à sua concretização, sobre conteúdos estudados ou a estudar;
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno a concretização, adequada às situações e interlocutores, de comunicação uni e bidirecional, com o apoio do professor;
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios previamente negociados e clarificados com o professor, se oriente o aluno para se autoanalisar, identificar pontos fracos e fortes das suas aprendizagens, considerar o feedback dos pares e do professor para melhoria ou aprofundamento de saberes;
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas, dar sugestões para melhoria ou aprofundamento de ações de colegas;
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno, com o apoio do professor à sua concretização, a assunção de responsabilidades adequada ao que lhe for pedido e de acordo com o seu nível de proficiência linguística;
Promover estratégias que induzam ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização e atividades de entreajuda.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo(A, C, D, J)
Crítico/Analítico(A, B, C, D, G)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Explicitar unidades de conteúdo de uso corrente ouvidas ou lidas;
Adequar o ritmo e a entoação aos diferentes tipos de frases: declarativa, exclamativa, interrogativa e imperativa;
Fazer perguntas, formular respostas breves a questões orais, formular/aceitar/recusar um convite; pedir/oferecer/aceitar/recusar ajuda;
Produzir enunciados orais breves com o objetivo de se apresentar/apresentar outros; cumprimentar/despedir- se; agradecer/reagir a um agradecimento; pedir/aceitar desculpas; felicitar; pedir autorização; manifestar incompreensão; descrever objetos e pessoas;
Identificar elementos icónicos, textuais e paratextuais (títulos, disposição do texto, parágrafos);
Identificar palavras-chave e inferir o seu significado;
Extrair informação de textos adequados ao contexto textos de aprendizagem, com vocabulário de uso corrente;
Atribuir significados a palavras e expressões a partir do contexto;
Reconhecer analogias temáticas em excertos adequados ao contexto específico de aprendizagem;
Identificar a função dos conectores de adição e de ordenação;
Recorrer eficazmente a dicionários elementares da língua portuguesa;
Reconhecer a estrutura do enunciado assertivo: padrões de ordem dos constituintes; verbos copulativos; verbos de estado; verbos de atestação; (apresentar-se, revelar, aparentar, mostrar...);
Construir esquemas a partir de textos breves;
Compreender vocabulário científico de uso corrente;
Identificar a função dos principais verbos de instrução em provas e trabalhos (transcrever, indicar, sublinhar, apontar, destacar, assinalar, enumerar...);
Escrever textos adequados ao contexto específico de aprendizagem;
Planificar, através da escrita, textos com informação relacionada com o universo escolar;
Aplicar as regras básicas de acentuação;
Dominar o alfabeto, a pontuação e a paragrafação;
Construir frases utilizando termos-chave recém-adquiridos;
Reescrever encadeamentos frásicos a partir de modelos dados;
Utilizar e reconhecer: nome; determinante; artigo; adjetivo qualificativo; pronomes pessoais (formas tónicas e átonas); pronomes interrogativos; determinantes e pronomes demonstrativos e possessivos; quantificadores; numerais; advérbios e locuções adverbiais de uso frequente;
Dominar aspetos fundamentais da flexão verbal (presente, pretérito perfeito e futuro do modo indicativo) e referências temporais como os indicadores de frequência;
Reconhecer e estruturar unidades sintáticas;
Reconhecer frases simples;
Compreender e aplicar concordâncias básicas;
Construir, de modo intencional, frases afirmativas e negativas;
Reconhecer e usar palavras dos campos lexicais seguintes: dados pessoais, profissões, países / cidades, família, casa, estados físicos e psicológicos, saúde, corpo humano, refeições, cidade, escola, serviços, bancos, correios, organismos públicos, compras, vestuário e calçado;
Integrar no seu discurso elementos constitutivos da própria cultura, de diversas culturas em presença e da cultura da língua de escolarização;
Entender, de modo genérico, a perspetiva da sua cultura e da cultura portuguesa.