A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico. É na interseção de diversas áreas que o ensino e a aprendizagem do português se constroem: produção e receção de textos (orais, escritos, multimodais), educação literária, conhecimento explícito da língua (estrutura e funcionamento). Cada uma delas, por si e em complementaridade, concorre para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos «jogos de linguagem» que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa, a formação consolidada de leitores, um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as aprendizagens essenciais da disciplina de Português.
Estas aprendizagens são essenciais para ler na íntegra uma obra literária, para compreender uma decisão jurídica, um poema épico ou um ensaio filosófico, para interpretar um discurso político, para inferir a intencionalidade comunicativa de um texto argumentativo, para mobilizar conscientemente regras linguísticas apropriadas a cada discurso que se produza, para conhecer explicitamente elementos, estruturas e princípios de funcionamento da própria língua, para rever e melhorar um texto produzido por si próprio ou por um colega, para preparar adequadamente uma intervenção num debate, para apresentar uma comunicação sobre uma questão científica ou tecnológica, para intervir com propriedade em qualquer discussão de ideias, para comunicar conhecimento e defender ideias, para ler e para escrever o seu mundo interior e o mundo em que os alunos se movimentam.
Ao longo do 3.º ciclo do ensino básico, a disciplina de Português permitirá aos alunos desenvolverem, em níveis progressivamente mais exigentes, as competências nucleares da língua em domínios específicos: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e conhecimento explícito sobre a língua. No final deste ciclo de ensino, no domínio da oralidade, os alunos deverão estar aptos não só a compreender formas complexas do oral (textos de géneros formais e públicos), por períodos prolongados, a identificar a intenção comunicativa do interlocutor (informar, persuadir, mentir, troçar, seduzir, por exemplo) e a reter a informação relevante para poderem intervir de modo adequado na interação, mas também a revelar fluência e adequação da expressão oral em contextos formais de comunicação. No domínio da leitura, pretende-se que os alunos tenham adquirido fluência e eficácia na seleção de estratégias adequadas ao motivo pelo qual leem determinado texto ou obra, tendo em conta que estes deverão apresentar, neste nível de ensino, uma complexidade e uma dimensão que requeiram alguma persistência. No domínio da educação literária, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão, a interpretação e a fruição de textos literários. Fazer da leitura um gosto e um hábito para a vida e encontrar nos livros motivação para ler e continuar a aprender dependem de experiências gratificantes de leitura, a desenvolver a partir de recursos e estratégias diversificados, que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza, e de percursos orientados de análise e de interpretação. Neste âmbito, é ainda fundamental que os alunos tenham atingido a capacidade de apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários, portugueses e estrangeiros, e o modo como manifestam experiências e valores. Este domínio abre possibilidade de convergência com a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua, visto que, sendo objeto o texto literário, nele se refletirão procedimentos de compreensão, análise, inferência, escrita e uso específico da língua. No domínio da escrita, é esperado que, no final do 3.º ciclo, os alunos tenham atingido níveis elevados de domínio de processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para escrita de textos de diversos géneros com vista a uma diversidade de objetivos comunicativos, com organização discursiva adequada, diversidade e propriedade vocabular, correção linguística e total correção ortográfica. O conhecimento gramatical dos alunos, no final deste ciclo de ensino, deverá estar sistematizado quanto aos aspetos básicos da estrutura e do funcionamento da língua.
Em concreto, no 8.º ano de escolaridade, a aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da:
- competência da oralidade (compreensão e expressão) com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos como expor, explicar e dar opinião em situações de discussão de diversos pontos de vista;
- competência da leitura centrada predominantemente em textos de natureza autobiográfica ((auto)biografia, diário, memórias), em textos de natureza jornalística orientados para informar (entrevista, reportagem), para sustentar opinião (comentário e texto de opinião) e em textos de natureza transacional/utilitária (cartas de apresentação).
- educação literária com aquisição de conhecimento de aspetos formais específicos do texto poético e do texto dramático, com progressiva autonomia no hábito de leitura de obras literárias e de apreciação estética;
- competência da escrita que inclua obrigatoriamente saber escrever textos de géneros como o diário, a entrevista, o comentário e respostas a questões de leitura;
- competência gramatical por meio de um progressivo conhecimento sobre aspetos básicos de diversos planos (fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico e textual-discursivo).
Compreensão Compreender o(s) tema(s) e as ideias centrais do texto, relacionando as o contexto e com o objetivo (expor, informar, explicar, persuadir). Explicar sentidos figurados e contextuais com base em inferências. Avaliar argumentos quanto à validade e adequação aos objetivos comunicativos. Sintetizar a informação recebida. |
Expressão Planificar e avaliar o texto oral, tendo em conta a intenção comunicativa e o género textual (expor/informar, explicar, argumentar), individualmente e/ou com discussão de diversos pontos de vista. Produzir um discurso oral com vocabulário e recursos gramaticais diversificados (coordenação e subordinação; anáfora; conectores frásicos e marcadores discursivos). Usar recursos verbais e não-verbais com fluência e correção (apresentação eletrónica, Web). |
Promover estratégias que envolvam:
- compreensão de textos em diferentes suportes audiovisuais para
- observação de regularidades associadas a géneros textuais;
- identificação de informação explícita e dedução de informação implícita a partir de pistas textuais;
- seleção e registo de informação relevante para um determinado objetivo;
- análise de texto para distinção entre facto e opinião e entre argumento e conclusão;
- avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação;
- produção de discursos preparados para apresentação a público restrito (à turma ou a colegas de outras turmas) com diferentes finalidades:
- fazer apreciações críticas de livros, de filmes, de discursos para, por exemplo, recomendar um livro aos colegas;
- narrar situações vividas para sustentar uma opinião ou para identificar problemas a resolver;
- descrever personagens/personalidades, comportamentos, espaços;
- expor trabalhos relacionados com temas disciplinares e interdisciplinares, realizados individualmente ou em grupo;
- utilizar o resumo, a paráfrase, o relato, o reconto em apresentações orais sobre livros, filmes, músicas, por exemplo.
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Educação Física, Educação Visual Educação Artística e Tecnológica e Línguas Estrangeiras.
Comunicador (A, B, D, E, H)
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: (auto)biografia, diário, memórias; reportagem, comentário; texto de opinião.
Reconhecer a organização discursiva de cartas de apresentação.
Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
Explicitar o sentido global de um texto, com base em inferências, devidamente justificadas.
Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes e subpartes).
Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação pela utilização dos métodos do trabalho científico.
Promover estratégias que envolvam:
- manipulação de unidades de sentido através de atividades que impliquem
- sublinhar, parafrasear, resumir;
- estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido.
- realização de diferentes tipos de leitura em voz alta (ler muito devagar, ler muito depressa, ler muito alto, ler murmurando, ler em coro, fazer leitura coletiva, leitura dramatizada, leitura expressiva) e silenciosa (por exemplo, leitura na pista de pormenores).
- compreensão e interpretação de textos através de atividades que impliquem
- ativar conhecimento prévio;
- colocar questões a partir de elementos paratextuais;
- sugerir hipóteses a partir de deduções extraídas da informação textual;
- localizar informação explícita e deduzir informação implícita a partir de pistas linguísticas;
- avaliar o texto (conteúdo e forma) tendo em conta a a situação de comunicação e intencionalidade;
- estabelecer ligações entre o tema desenvolvido no texto e a realidade vivida pelo aluno;
- expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura-compreensão do texto;
- elaboração de pequenos projetos de estudo com pesquisa sobre temas (inter)disciplinares, que incluam, entre outros aspetos, mapas de ideias, esquemas, listas de palavras;
- aquisição de saberes relacionados com a organização do texto própria do género a que pertence;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Ed. Física, Ed. Visual Educação Artística e Tecnológica e Línguas Estrangeiras, cujas AE preveem análise de texto, de registo e tomada de notas, seleção de informação a partir da análise de fontes escritas.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas (no mínimo, nove poemas de sete autores diferentes, duas narrativas de autores de língua portuguesa e um texto dramático).
Interpretar o texto em função do seu modo literário, com base na análise da representação dos temas, das experiências e dos valores.
Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica.
Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
Compreender a utilização de recursos expressivos na construção de sentido do texto (designadamente a antítese).
Exprimir opiniões e problematizar sentidos como reação pessoal à audição ou à leitura de um texto ou obra.
Expressar o apreço por livros lidos através de processos e suportes diversificados.
Desenvolver um projeto de leitura que revele um percurso pessoal de leitor (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
Promover estratégias que envolvam:
- aquisição de conhecimento e saberes (noções de versificação, modos literários, estrutura interna e externa do texto dramático, recursos expressivos) proporcionados por
- escuta ativa de textos literários;
- leitura de obras literárias (poesia, narrativa, teatro);
- compreensão dos textos literários com base num percurso de leitura que implique
- imaginar desenvolvimentos narrativos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências;
- antecipar ações narrativas a partir de sequências de descrição e de narração;
- mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos de texto;
- analisar o modo como o(s) tema(s), as experiências e os valores são representados pelo(s) autor(es) do texto;
- justificar, de modo fundamentado, as interpretações;
- valorização da leitura e consolidação do hábito de ler através de atividades que impliquem, entre outras possibilidades,
- apresentar e defender perante o professor e a turma um projeto pessoal de leitura (indicando, por exemplo, os seus objetivos pessoais como leitor para um determinado período);
- selecionar os livros a ler em função do seu projeto de leitura, tendo por referência a Listagem PNL;
- desenvolver e gerir o percurso de leitor realizado, que inclua auto e heteroavaliação tendo em conta o grau de consecução dos objetivos definidos inicialmente;
- apresentar em público (por exemplo, à turma, a outras turmas, à escola, à comunidade) o percurso pessoal de leitor, que pode incluir dramatização, recitação, leitura expressiva, reconto de histórias, recriação, expressão de reações subjetivas de leitor, persuasão de colegas para a leitura de livros);
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com todas as disciplinas (Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Ed. Física, Ed. Visual Educação Artística e Tecnológica e Línguas Estrangeiras), a partir da leitura dessas obras literárias.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Criativo (A, C, D, J)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: diário, entrevista, comentário e resposta a questões de leitura.
Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos, continuidade de sentido, progressão temática, coerência e coesão.
Redigir textos coesos e coerentes, em que se confrontam ideias e pontos de vista e se toma uma posição sobre personagens, acontecimentos, situações e/ou enunciados.
Escrever com correção sintática, com vocabulário diversificado, com uso correto da ortografia e dos sinais de pontuação.
Reformular textos tendo em conta a adequação ao contexto e a correção linguística.
Utilizar com critério as tecnologias da informação na produção, na revisão e na edição de texto.
Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto às normas para citação.
Promover estratégias que envolvam:
- aquisição de conhecimento relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção;
- manipulação de textos fazendo variações quanto à extensão de frases ou segmentos textuais, da modificação do ponto de vista ou da descrição da personagem, por exemplo;
- planificação, produção e divulgação de textos escritos pelos alunos;
- revisão para avaliar se o texto escrito cumpre os objetivos iniciais, para detetar fragilidades e para aperfeiçoar e concluir a versão inicial;
- reescrita para aperfeiçoamento de texto em função dos juízos avaliativos formulados (pelo próprio aluno, por colegas, pelo professor);
- apreciação de textos produzidos pelos próprio aluno ou por colegas justificando o juízo de valor sustentado;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Artística e Tecnológica e Línguas Estrangeiras. As aprendizagens essenciais destas disciplinas preveem capacidades de organização de sumários, de registos de observações, de relatórios, de criação de campanhas de sensibilização, de criação textual, por exemplo.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Distinguir as seguintes subclasses de palavras: quantificador universal e existencial.
Distinguir na classe da conjunção e locução conjuncional subordinativa as seguintes subclasses: comparativa, consecutiva, concessiva.
Empregar corretamente o modo conjuntivo em contextos de uso obrigatório em frases complexas.
Distinguir funções sintáticas: predicativo do complemento direto.
Distinguir subordinação adverbial de subordinação adjetival e de subordinação substantiva.
Explicar a função sintática da oração substantiva completiva selecionada pelo verbo.
Classificar orações subordinadas comparativas, consecutivas e concessivas.
Analisar relações de sentido entre palavras.
Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza social.
Empregar formas linguísticas adequadas à expressão de opinião e à assunção de compromissos.
Promover estratégias que envolvam:
- análise e construção de frases com advérbios e conjunções subordinativas;
- análise das alterações semânticas, flexionais e sintáticas decorrentes da utilização de advérbios e conjunções;
- construção de frases complexas com processos de subordinação;
- modificação de frases para destacar as funções desempenhadas por orações e grupos de palavras;
- comparação de efeitos de sentido resultantes do emprego de diferentes processos de subordinação (p. ex. causal versus consecutiva; adversativa versus concessiva);
- análise e desenvolvimento da própria expressão linguística e discursiva;
- identificação de situações de variação linguística em textos orais e escritos e comparação com o português padrão;
- utilização de palavras com diferentes relações de sentido (parte-todo, hierárquicas, de semelhança),em textos orais e escritos.
Questionador (A, F, G, I, J)
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
NARRATIVAS DE AUTORES PORTUGUESES
Alexandre Herculano | “A abóbada” in Lendas e Narrativas |
José Gomes Ferreira | “Parece impossível mas sou uma nuvem” in O Mundo dos outros |
Miguel Torga | “Vicente”, in Bichos, OU “Natal”, in Novos Contos da Montanha |
Jorge de Sena | “Homenagem ao Papagaio Verde” in Os Grão‐capitães |
Mário Dionísio | “Assobiando à vontade” in O Dia Cinzento e Outros Contos |
Sophia de M. B. Andresen | “Saga” in Histórias da Terra e do Mar |
Mário de Carvalho |
“A inaudita guerra da Av. Gago Coutinho” in A Inaudita Guerra da Av. Gago Coutinho e outras Histórias |
TEXTOS DRAMÁTICOS DE AUTORES PORTUGUESES
António Gedeão | História Breve da Lua |
Manuel António Pina | Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor |
Luísa Costa Gomes | Vanessa Vai à Luta |
Hélia Correia (adaptação) | A Ilha Encantada (A Tempestade, de W. Shakespeare) |
NARRATIVAS DE AUTORES DE PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA
Mia Couto | Mar me Quer |
Mia Couto | Contos do Nascer da Terra |
Jorge Amado | O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor |
AUTORES ESTRANGEIROS
J. R. R. Tolkien | O Hobbit |
Anne Frank | O Diário de Anne Frank |
Roald Dahl | Contos do Imprevisto |
LITERATURA JUVENIL
João de Barros | A Eneida de Virgílio Contada às Crianças e ao Povo |
Ilse Losa | O Mundo em que Vivi |
Álvaro Magalhães | Último dos Grimm |
Vasco Graça Moura | Os Lusíadas para Gente Nova |
POEMAS
AUTORES OBRIGATÓRIOS
Sá de Miranda |
Cantiga “Comigo me desavim”, "O Sol é grande, caem co'a calma as aves" in Obras Completas |
Luís de Camões | Redondilhas “Endechas a Bárbara escrava”, “Descalça vai para a fonte” in Lírica. Esparsa “Os bons vi sempre passar” in Lírica. Sonetos “Alma minha, gentil, que te partiste”, “Amor é fogo que arde sem se ver”, “Aquela triste e leda madrugada”, “Busque amor novas artes, novo engenho”, “Erros meus, má fortuna, amor ardente”, “O céu, a terra, o vento sossegado“, “Quando de minhas mágoas a comprida imaginação” in Lírica |
Almeida Garrett | “As minhas asas” in Flores sem Fruto; “Barca Bela”, “Seus olhos” in Folhas Caídas |
AUTORES A SELECIONAR
Cantiga | “Estava eu na ermida de São Simeão”, “Ergue‐te amigo, que dormes nas manhãs frias”, “Pelo souto de Crescente”, “Os provençais que bem sabem trovar” in Cantares dos Trovadores Galego‐Portugueses (versão de Natália Correia) |
João Roiz de Castel Branco | “Senhora partem tão tristes” in Cancioneiro Geral |
Nicolau Tolentino | “Chaves na mão, melena desgrenhada”, “De bolorentos livros rodeado” in Obras Poéticas |
Bocage | “Magro, de olhos azuis, carão moreno”, “O céu de opacas sombras abafado” in Rimas |
João de Deus | “Boas noites” in Campo de Flores |
Antero de Quental |
“As fadas” in Tesouro Poético da Infância; “O palácio da ventura”, “Na mão de Deus” in Sonetos |
Guerra Junqueiro | “A Moleirinha”, “Regresso ao lar” in Os Simples |
Cesário Verde | “De tarde”, “A débil” in Cânticos do Realismo e outros Poemas/ O Livro de Cesário Verde |
António Nobre |
“Fala ao coração”, “Menino e moço”, “Na praia lá da Boa Nova, um dia”; “Aqui, sobre estas águas cor de azeite” in Só |
Petrarca |
“132 (Se amor não é, qual é meu sentimento?)” (trad. Vasco Graça Moura) in As Rimas de Petrarca |
Shakespeare |
“Soneto XCVIII (De ti me separei na primavera)” (trad. Luís Cardim), in Colóquio Letras n.º 168/169 (Imagens da Poesia Europeia II) |