A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico. É na interseção de diversas áreas que o ensino e a aprendizagem do português se constroem: produção e receção de textos (orais, escritos, multimodais), educação literária, conhecimento explícito da língua (estrutura e funcionamento). Cada uma delas, por si e em complementaridade, concorre para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos «jogos de linguagem» que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa, a formação consolidada de leitores, um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as aprendizagens essenciais da disciplina de Português.
Estas aprendizagens são essenciais para ler na íntegra uma obra literária, para compreender uma decisão jurídica, um poema épico ou um ensaio filosófico, para interpretar um discurso político, para inferir a intencionalidade comunicativa de um texto argumentativo, para mobilizar conscientemente regras linguísticas apropriadas a cada discurso que se produza, para conhecer explicitamente elementos, estruturas e princípios de funcionamento da própria língua, para rever e melhorar um texto produzido por si próprio ou por um colega, para preparar adequadamente uma intervenção num debate, para apresentar uma comunicação sobre uma questão científica ou tecnológica, para intervir com propriedade em qualquer discussão de ideias, para comunicar conhecimento e defender ideias, para ler e para escrever o seu mundo interior e o mundo em que os alunos se movimentam.
Ao longo do 3.º ciclo do ensino básico, a disciplina de Português permitirá aos alunos desenvolverem, em níveis progressivamente mais exigentes, as competências nucleares da língua em domínios específicos: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e conhecimento explícito sobre a língua. No final deste ciclo de ensino, no domínio da oralidade, os alunos deverão estar aptos não só a compreender formas complexas do oral (textos de géneros formais e públicos), por períodos prolongados, a identificar a intenção comunicativa do interlocutor (informar, persuadir, mentir, troçar, seduzir, por exemplo) e a reter a informação relevante para poderem intervir de modo adequado na interação, mas também a revelar fluência e adequação da expressão oral em contextos formais de comunicação. No domínio da leitura, pretende-se que os alunos tenham adquirido fluência e eficácia na seleção de estratégias adequadas ao motivo pelo qual leem determinado texto ou obra, tendo em conta que estes deverão apresentar, neste nível de ensino, uma complexidade e uma dimensão que requeiram alguma persistência. No domínio da educação literária, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão, a interpretação e a fruição de textos literários. Fazer da leitura um gosto e um hábito para a vida e encontrar nos livros motivação para ler e continuar a aprender dependem de experiências gratificantes de leitura, a desenvolver a partir de recursos e estratégias diversificados, que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza, e de percursos orientados de análise e de interpretação. Neste âmbito, é ainda fundamental que os alunos tenham atingido a capacidade de apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários, portugueses e estrangeiros, e o modo como manifestam experiências e valores. Este domínio abre possibilidade de convergência com a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua, visto que, sendo objeto o texto literário, nele se refletirão procedimentos de compreensão, análise, inferência, escrita e uso específico da língua. No domínio da escrita, é esperado que, no final do 3.º ciclo, os alunos tenham atingido níveis elevados de domínio de processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para escrita de textos de diversos géneros com vista a uma diversidade de objetivos comunicativos, com organização discursiva adequada, diversidade e propriedade vocabular, correção linguística e total correção ortográfica. O conhecimento gramatical dos alunos, no final deste ciclo de ensino, deverá estar sistematizado quanto aos aspetos básicos da estrutura e do funcionamento da língua.
Em concreto, no 7.º ano de escolaridade, a aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da:
- competência da oralidade (compreensão e expressão) com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos como expor, informar, narrar, descrever, expressar sentimentos e persuadir;
- competência da leitura centrada predominantemente em biografias, em textos de géneros jornalísticos de opinião (artigo de opinião, crítica) e em textos e discursos da esfera da publicidade;
- educação literária com aquisição de conhecimento de aspetos formais específicos do texto poético e do texto dramático, com progressiva autonomia no hábito de leitura de obras literárias e de apreciação estética;
- competência da escrita que inclua obrigatoriamente saber escrever resumos, sínteses, textos elaborados para exposição de conhecimentos e ideias, para partilha de opinião, narrativas, biografias, guiões de entrevista e comentários;
- competência gramatical por meio de um progressivo conhecimento sobre aspetos básicos de diversos planos (fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico e textual-discursivo).
O conjunto das obras indicadas para o desenvolvimento da educação literária é o que se encontra no anexo 1 deste documento.
Compreensão Compreender textos orais identificando assunto, tema e intenção comunicativa (expor, informar, narrar, descrever, expressar sentimentos, persuadir), com base em inferências. Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento. Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave. |
Expressão Planificar textos orais tendo em conta os destinatários e os objetivos de comunicação. Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões e fazer a exposição oral de um tema. Respeitar as convenções que regulam a interação discursiva, em situações com diferentes graus de formalidade. Usar mecanismos de controlo da produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores. Avaliar o seu próprio discurso a partir de critérios previamente acordados com o professor. |
Promover estratégias que envolvam:
- compreensão de textos em diferentes suportes audiovisuais para
- observação de regularidades associadas a géneros textuais orais;
- dedução de informação implícita a partir de pistas textuais e da situação de comunicação;
- seleção e registo de informação relevante para um determinado objetivo;
- análise de texto para distinção entre facto e opinião e entre argumento e conclusão;
- avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação;
- planificação (com sequenciação de tópicos, seleção de informação e citação de fontes) e produção de discursos preparados para apresentação (à turma ou a colegas de outras turmas) com diferentes finalidades:
- fazer apreciações críticas de livros, de filmes, de discursos para, por exemplo, recomendar um livro;
- narrar situações vividas para sustentar uma opinião ou para identificar problemas a resolver;
- descrever personagens/personalidades, comportamentos, espaços;
- expor trabalhos relacionados com temas disciplinares e interdisciplinares;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Ed. Física, Ed. Visual, TIC e Línguas Estrangeiras.
Comunicador (A, B, D, E, H)
Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: biografia, textos de géneros jornalísticos de opinião (artigo de opinião, crítica), textos publicitários.
Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
Explicitar o sentido global de um texto.
Fazer inferências devidamente justificadas.
Identificar tema(s), ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos, opiniões.
Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
Identificar, nas mensagens publicitárias, a intenção persuasiva, os valores e modelos projetados.
Expressar, com fundamentação, pontos de vista e apreciações críticas suscitadas pelos textos lidos.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
Promover estratégias que envolvam:
- manipulação de unidades de sentido através de atividades que impliquem
- sublinhar, parafrasear, resumir segmentos de texto relevantes para a construção do sentido;
- estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido;
- realização de diferentes tipos de leitura em voz alta (ler muito devagar, ler muito depressa, ler muito alto, ler murmurando, ler em coro, fazer leitura coletiva, leitura dramatizada, leitura expressiva) e silenciosa (por exemplo, leitura na pista de pormenores, leitura para localização de uma informação);
- compreensão e interpretação de textos através de atividades que impliquem
- mobilizar experiências e saberes como ativação de conhecimento prévio;
- colocar questões a partir de elementos paratextuais e textuais (verbais e não verbais);
- sugerir hipóteses a partir de deduções extraídas da informação textual;
- localizar informação explícita;
- extrair informação implícita a partir de pistas linguísticas;
- inferir informação a partir do texto;
- avaliar o texto (conteúdo e forma) tendo em conta a intencionalidade do autor e a situação de comunicação;
- estabelecer ligações entre o tema desenvolvido no texto e a realidade vivida pelo aluno;
- expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura-compreensão do texto;
- elaboração de pequenos projetos de estudo e de pesquisa, sobre temas disciplinares e interdisciplinares, que incluam, entre outros aspetos, o recurso a mapas de ideias, esquemas, listas de palavras;
- aquisição de saberes relacionados com a organização do texto própria do género a que pertence (narrar, descrever, informar);
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Educação Física, Educação Visual e Línguas Estrangeiras (as aprendizagens essenciais destas disciplinas preveem capacidades de análise de texto, de registo e tomada de notas, seleção de informação pertinente a partir de análise de fontes escritas, por exemplo).
Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas (no mínimo, nove poemas de oito autores diferentes, duas narrativas de autores de língua portuguesa e um texto dramático).
Interpretar os textos em função do género literário.
Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha maior e menor).
Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.).
Explicar recursos expressivos utilizados na construção do sentido (enumeração, pleonasmo e hipérbole).
Exprimir ideias pessoais sobre textos lidos e ouvidos com recurso a suportes variados.
Desenvolver um projeto de leitura que integre objetivos pessoais do leitor e comparação de diferentes textos (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
Promover estratégias que envolvam:
- aquisição de conhecimento e saberes (noções de versificação, modos literários, estrutura interna e externa do texto dramático, recursos expressivos) proporcionados por
- escuta ativa de textos literários;
- leitura de obras literárias (poesia, narrativa, teatro) e de textos de tradição popular;
- compreensão dos textos literários com base num percurso de leitura que implique
- imaginar desenvolvimentos narrativos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências;
- antecipar ações narrativas a partir de sequências de descrição e de narração;
- mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos de texto;
- analisar o modo como o(s) tema(s), as experiências e os valores são representados pelo(s) autor(es) do texto;
- justificar, de modo fundamentado, as interpretações;
- valorização da leitura e consolidação do hábito de ler através de atividades que impliquem, entre outras possibilidades,
- apresentar e defender perante o professor e a turma um projeto pessoal de leitura (indicando, por exemplo, os seus objetivos pessoais como leitor para um determinado período);
- selecionar os livros a ler em função do seu projeto de leitura, tendo por referência a Listagem PNL;
- desenvolver e gerir o percurso de leitor realizado, que inclua auto e heteroavaliação tendo em conta o grau de consecução dos objetivos definidos inicialmente;
- apresentar em público (por exemplo, à turma, a outras turmas, à escola, à comunidade) o percurso pessoal de leitor, que pode incluir dramatização, recitação, leitura expressiva, reconto de histórias, recriação, expressão de reações subjetivas de leitor, persuasão de colegas para a leitura de livros);
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com todas as disciplinas (Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Ed. Física, Ed. Visual Educação Artística e Tecnológica e Línguas Estrangeiras), a partir da leitura de obras literárias.
Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Criativo (A, C, D, J)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: resumo, exposição, opinião, comentário, biografia e resposta a questões de leitura.
Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos.
Ordenar e hierarquizar a informação, tendo em vista a continuidade de sentido, a progressão temática e a coerência global do texto.
Redigir textos com processos lexicais e gramaticais de correferência e de conexão interfrásica mais complexos com adequada introdução de novas informações, evitando repetições e contradições.
Escrever com propriedade vocabular e com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
Avaliar a correção do texto escrito individualmente e com discussão de diversos pontos de vista.
Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto à identificação das fontes.
Promover estratégias que envolvam:
- aquisição de conhecimento relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção;
- manipulação de textos fazendo variações quanto à extensão de frases ou segmentos textuais, da modificação do ponto de vista ou da descrição da personagem, por exemplo;
- planificação, produção e divulgação de textos escritos pelos alunos;
- revisão para avaliar se o texto escrito cumpre os objetivos iniciais, para detetar fragilidades e para aperfeiçoar e concluir a versão inicial;
- reescrita para aperfeiçoamento de texto em função dos juízos avaliativos formulados (pelo próprio aluno, por colegas, pelo professor);
- apreciação de textos produzidos pelos próprioaluno ou por colegas justificando o juízo de valor sustentado;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Educação Física, Educação Visual, TIC e Línguas Estrangeiras (as aprendizagens essenciais destas disciplinas preveem capacidades de organização de sumários, de registos de observações, de relatórios, de criação de campanhas de sensibilização, de criação textual, por exemplo).
Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Identificar a classe de palavras: determinante relativo, pronome relativo, advérbio relativo; conjunção e locução conjuncional coordenativa disjuntiva, conclusiva e explicativa e subordinativa final, condicional e completiva; locução prepositiva.
Conjugar verbos regulares e irregulares em todos os tempos e modos.
Utilizar corretamente o pronome pessoal átono (verbos antecedidos de determinados pronomes e advérbios).
Empregar corretamente o modo conjuntivo em contextos de uso obrigatório em frases complexas.
Identificar a função sintática de modificador (de nome e de grupo verbal).
Classificar orações subordinadas: adverbiais finais, condicionais; substantivas completivas (selecionadas por verbo) e adjetivas relativas (restritiva e explicativa).
Distinguir os processos de derivação e de composição na formação regular de palavras.
Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica.
Explicar sinais de pontuação em função da construção da frase.
Promover estratégias que envolvam:
- consolidação da identificação de palavras das classes estudadas nos ciclos anteriores, com base em critérios semânticos, sintáticos e morfológicos;
- análise e construção de frases com advérbios e conjunções subordinativas;
- análise das alterações semânticas, flexionais e sintáticas decorrentes da utilização de advérbios e conjunções;
- construção de frases complexas com processos de subordinação;
- modificação de frases para destacar as funções desempenhadas por orações e grupos de palavras;
- análise e desenvolvimento da própria expressão, usando de forma consciente recursos linguísticos adequados às diferentes situações de interação;
- identificação de situações de variação linguística em textos orais e escritos e comparação com o português padrão;
- utilização de palavras com diferentes relações de sentido (parte-todo, hierárquicas, de semelhança), em textos orais e escritos.
Conhecedor/sabedor/ culto/informado(A, B, G, I, J)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Questionador (A, F, G, I, J)
Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
NARRATIVAS DE AUTORES PORTUGUESES
Alexandre Herculano | “O Castelo de Faria” in Lendas e Narrativas |
Raul Brandão | “A pesca da baleia” in As Ilhas Desconhecidas |
Miguel Torga | “Miura” OU “Ladino” in Bichos |
Manuel da Fonseca | “Mestre Finezas” in Aldeia Nova |
Teolinda Gersão | “Avó e neto contra vento e areia” in A Mulher que Prendeu a Chuva e outras Histórias |
Luísa Costa Gomes | A Pirata |
CONTOS TRADICIONAIS
Teófilo Braga | Contos Tradicionais do Povo Português |
Trindade Coelho | “As três maçãzinhas de oiro” OU “A parábola dos 7 vimes” in Os meus Amores |
TEXTOS DRAMÁTICOS DE AUTORES PORTUGUESES
Alice Vieira | Leandro, Rei da Helíria |
Maria Alberta Menéres | À Beira do Lago dos Encantos |
AUTORES DE PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA
José Eduardo Agualusa | A Substância do Amor e outras Crónicas |
AUTORES ESTRANGEIROS
Luís Sepúlveda | História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar (trad. Pedro Tamen) |
Robert Louis Stevenson | A Ilha do Tesouro (adapt. António Pescada) |
Michel Tournier | Sexta‐Feira ou a Vida Selvagem |
LITERATURA JUVENIL
Irene Lisboa | Uma mão cheia de nada, outra de coisa nenhuma |
Sophia de Mello Breyner Andresen |
O Cavaleiro da Dinamarca |
Agustina Bessa‐Luís | Dentes de Rato |
Frederico Lourenço | Odisseia Contada a Jovens |
POEMAS DE OITO AUTORES DIFERENTES
Florbela Espanca | “Amar!”, “Ser poeta” in Sonetos |
José Régio |
“Cântico negro” in Poemas de Deus e do Diabo; “O Papão” in As Encruzilhadas de Deus; “Nossa Senhora” in Mas Deus É Grande |
Vitorino Nemésio |
“A concha”, “Five o’clock tea” in O Bicho Harmonioso; “Meu coração é como um peixe cego” in Eu, Comovido a Oeste |
António Ramos Rosa |
“Não posso adiar o amor para outro século”, “Para um amigo tenho sempre um relógio” in Viagem através Duma Nebulosa |
António Gedeão |
“Impressão digital”, “Pedra filosofal”, “Lágrima de preta”, “Poema do fecho éclair” in Obra Completa |
Miguel Torga | “História antiga”, “Ariane” in Diário I; “Segredo” in Diário VIII; “A espera” in Poemas Ibéricos |
Manuel da Fonseca | “O vagabundo do mar”, “Maria Campaniça”, “Mataram a tuna” in Obra Poética |
Eugénio de Andrade |
“As palavras” in Coração do Dia; “Canção” in Primeiros Poemas; “Urgentemente” in Até Amanhã |
Sebastião da Gama | “O sonho” in Pelo sonho é que vamos; “O papagaio” in Itinerário Paralelo |
Ruy Cinatti |
“Meninos tomaram coragem”, “Quando eu partir, quando eu partir de novo” in Nós não Somos deste Mundo; |
Alexandre O’Neill | “Amigo”, “Gaivota”, “Auto‐retrato” in Poesias Completas |
David Mourão‐Ferreira | “Barco negro”, “Maria Lisboa”, “Capital”, “E por vezes” in Obra Poética |
Percy B. Shelley | “Correm as fontes ao rio [Love’s Philosophy]” (trad. Luís Cardim) in Horas de Fuga |