Português

Português
4.º Ano
1.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, em conformidade com o Perfil dos Alunos. Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico. É na interseção de diversas áreas que o ensino e a aprendizagem do português se constroem: produção e receção de textos (orais, escritos, multimodais), educação literária, conhecimento explícito da língua
(estrutura e funcionamento). Cada uma delas, por si e em complementaridade, concorre para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos «jogos de linguagem» que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa, a formação consolidada de leitores, um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as aprendizagens essenciais da disciplina de Português.

Estas aprendizagens são essenciais para ler na íntegra uma obra literária, para compreender uma decisão jurídica, um poema épico ou um ensaio filosófico, para interpretar um discurso político, para inferir a intencionalidade comunicativa de um texto argumentativo, para mobilizar conscientemente regras linguísticas apropriadas a cada discurso que se produza, para conhecer explicitamente elementos, estruturas e princípios de funcionamento da própria língua, para rever e melhorar um texto produzido por si próprio ou por um colega, para preparar adequadamente uma intervenção num debate, para apresentar uma comunicação sobre uma questão científica ou tecnológica, para intervir com propriedade em qualquer discussão de ideias, para comunicar conhecimento e defender ideias, para ler e para escrever o seu mundo interior e o mundo em que os alunos se movimentam.

Ao longo do 1.º ciclo do ensino básico, a disciplina de Português permitirá aos alunos desenvolverem, em níveis progressivamente mais exigentes, competências nucleares em domínios específicos: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e o conhecimento explícito da língua. No final deste ciclo de ensino, no domínio da oralidade, os alunos deverão estar aptos não só a compreender discursos (escutar, descobrir pelo contexto o significado de palavras ainda desconhecidas, saber reter o essencial, identificar a intenção comunicativa do interlocutor em textos adequados à faixa etária), mas também a expressar-se de forma adequada (de modo claro, audível, e apropriado ao contexto), desenvolvendo capacidades discursivas como elaborar narrativas, descrições, opiniões, pedidos, num processo de desenvolvimento e consolidação da competência comunicativa. No domínio da leitura, pretende-se que os alunos tenham adquirido competência na leitura de textos escritos tornando-se leitores fluentes. No domínio da educação literária, pretende-se que os alunos se familiarizem e contactem diariamente com literatura de referência, a partir da qual poderão desenvolver capacidades de apreciação. Fazer da leitura um gosto e um hábito para a vida e encontrar nos livros motivação para ler e continuar a aprender dependem de experiências gratificantes de leitura, a desenvolver a partir de recursos e estratégias diversificados, que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza, e de percursos orientados de análise e de interpretação. Especificamente na concretização de estratégias de leitura orientada, este domínio abre possibilidade de convergência de atividades de oralidade, de leitura, de escrita e de reflexão sobre a língua, visto que, sendo objeto o texto literário, nele se refletem procedimentos de compreensão, análise, inferência, escrita e usos específicos da língua. No domínio da escrita, é esperado que, no final do 1.º ciclo, os alunos tenham atingido o domínio de técnicas básicas para a escrita de textos com vista a uma diversidade de objetivos comunicativos (contar histórias, fazer relatos de experiências pessoais, elaborar respostas a perguntas em contexto escolar, escrever cartas/e-mails a amigos e familiares, formular uma opinião), o que implica o desenvolvimento de competências específicas (compor um texto com uma organização discursiva adequada, diversidade vocabular; cumprir as normas, como a ortográfica, e adequar os sinais específicos de representação escrita da língua). No âmbito da gramática, o 1.º ciclo do ensino básico permitirá aos alunos desenvolverem a sua consciência linguística, consolidando gradualmente a capacidade de reflexão e de domínio das regras que estruturam a língua e que regem o seu uso.

Em concreto, no 4.º ano de escolaridade, a aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da:

  • competência da oralidade (compreensão e expressão) com vista a interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades (nomeadamente, expor conhecimentos, apresentar narrações, discutir com base em pontos de vista);
  • competência da leitura com vista a um domínio seguro da leitura em voz alta, da leitura silenciosa, da compreensão do sentido de textos narrativos e descritivos (de complexidade maior do que nos dois anos escolares anteriores) e de textos associados a finalidades informativas como o artigo de enciclopédia, a entrada de dicionário e o aviso);
  • educação literária com a criação de uma relação afetiva e estética com a literatura e com textos literários orais e escritos, através da leitura de poemas, de textos de teatro, de narrativas e da construção de um percurso de leitor a realizar com o acompanhamento do professor usando a metodologia de projeto;
  • competência da escrita que inclua saber escrever de modo legível e saber usar a escrita para redigir textos curtos ao serviço de intencionalidades comunicativas como narrar, informar, explicar, defender uma opinião pessoal com a aplicação correta das regras de ortografia e de pontuação apropriadas para este ano de escolaridade;
  • progressiva apropriação de uma consciência e conhecimento dos elementos, estruturas, regras e usos da língua consolidando gradualmente a capacidade de reflexão e de uso de lingugem específica para verbalizar esse conhecimento.
Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
ORALIDADE
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreensão

Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.

Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação.

Expressão

Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros.

Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo.

Participar com empenho em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos.

Realizar exposições breves, a partir de planificação.

Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmo adequados.

Assegurar contacto visual com a audiência (postura corporal, expressão facial, olhar).

 

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • compreensão de textos em diferentes suportes audiovisuais para
  • observação de regularidades associadas a finalidades como informar, expor, narrar, descrever;
  • identificação de informação explícita e dedução de informação implícita a partir de pistas textuais;
  • seleção de informação relevante para um determinado objetivo;
  • registo de informação relevante (por meio de desenho, de esquema, de reconto, de paráfrase);
  • análise de texto para distinção entre facto e opinião;
  • produção de discursos preparados para apresentação a público restrito (à turma, a colegas de outras turmas) com diferentes finalidades:
  • recontar histórias lidas em livros para recomendar um livro aos colegas, por exemplo;
  • narrar situações vividas para sustentar uma opinião ou para identificar problemas a resolver;
  • narrar situações imaginadas como forma de desenvolver e explorar a imaginação, a expressão linguística e a competência comunicativa;
  • expor trabalhos simples relacionados com temas disciplinares e interdisciplinares, realizados com o apoio do professor ou em grupo; avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação;
  • realização de percursos pedagógico- didáticos interdisciplinares, com Matemática, Estudo do Meio e Expressões.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)

Criativo (A, C, D, J)

Organizador
LEITURA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Ler textos com características narrativas e descritivas de maior complexidade, associados a finalidades várias e em suportes variados.

Distinguir nos textos características do artigo de enciclopédia, da entrada de dicionário e do aviso (estruturação, finalidade).

Fazer uma leitura fluente e segura, que evidencie a compreensão do sentido dos textos.

Realizar leitura silenciosa e autónoma.

Mobilizar experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.

Explicitar ideias-chave do texto.

Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.

Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • manipulação de unidades de sentido através de atividades que impliquem
  • segmentar textos em unidades de sentido;
  • reconstituir o texto a partir de pistas linguísticas e de conteúdo;
  • estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido;
  • sublinhar, parafrasear, resumir segmentos de texto relevantes para a construção do sentido;
  • realização de diferentes tipos de leitura em voz alta (ler muito devagar, ler muito depressa, ler muito alto, ler murmurando, ler em coro, fazer leitura coletiva, leitura dramatizada, leitura expressiva) e silenciosa (por exemplo, leitura na pista de pormenores, leitura para localização de uma informação);
  • compreensão de textos através de atividades que impliquem
  • mobilizar experiências e saberes interdisciplinares;
  • localizar informação explícita;
  • extrair informação implícita a partir de pistas linguísticas;
  • inferir, deduzir informação a partir do texto;
  • descobrir elementos e formas de articular as ideias no texto como, por exemplo,
  • identificar os antecedentes dos pronomes;
  • reconhecer a concordância de género, de número e de pessoa;
  • encontrar relações diversas entre palavras de um texto;
  • observar e exprimir as observações acerca dos modo como os tempos verbais expressam relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
  • apropriação de técnicas relacionadas com a organização do texto própria do género a que pertence (narrar, descrever, informar);
  • pesquisa e seleção de informação essencial, com recurso à WEB;
  • realização de percursos pedagógico- didáticos interdisciplinares, com Matemática, Estudo do Meio e Expressões.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)

Leitor (A, B, C, D, F, H, I)

Criativo (A, C, D, J)

Organizador
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Ouvir ler textos literários e expressar reações de leitura de modo criativo.

Ler integralmente narrativas, poemas e textos dramáticos.

Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e nos textos visuais (ilustrações).

Compreender a organização interna e externa de textos poéticos, narrativos e dramáticos.

Compreender recursos que enfatizam o sentido do texto (onomatopeias, trocadilhos, interjeições, comparações).

Dramatizar textos e dizer em público, com expressividade e segurança, poemas memorizados.

Participar, de forma responsável e cooperante, em representações de textos dramáticos literários.

Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos.

Desenvolver um projeto de leitura em que se integre compreensão da obra, questionamento e motivação de escrita do autor.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • aquisição de saberes (noções elementares de géneros como contos de fadas, lengalengas, poemas) proporcionados por
  • escuta ativa;
  • leitura;
  • compreensão de narrativas literárias com base num percurso de leitura que implique
  • imaginar desenvolvimentos narrativos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências;
  • antecipar ações narrativas a partir de sequências de descrição e de narração;
  • mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos de texto;
  • justificar as interpretações;
  • questionar aspetos da narrativa.
  • criação de experiências de leitura (por exemplo, na biblioteca escolar) que impliquem
  • ler e ouvir ler;
  • dramatizar, recitar, recontar, recriar, ilustrar;
  • exprimir reações subjetivas de leitor;
  • avaliar situações, comportamentos, modos de dizer, ilustrações, entre outras dimensões;
  • persuadir colegas para a leitura de livros escolhidos.
  • realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Matemática, Estudo do Meio e Expressões,tendo por base obras literárias e textos de tradição popular.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)

Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)

Criativo (A, C, D, J)

Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Leitor (A, B, C, D, F, H, I)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Organizador
ESCRITA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representado por meio de discurso direto e de discurso indireto.

Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados de modo individual e/ou em grupo.

Usar frases complexas para exprimir sequências e relações de consequência e finalidade.

Superar problemas associados ao processo de escrita por meio da revisão com vista ao aperfeiçoamento de texto.

Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).

Escrever textos, organizados em parágrafos, coesos, coerentes e adequados às convenções de representação gráfica.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • desenvolvimento e consolidação de conhecimento relacionado com o alfabeto e com as regras de ortografia, ao nível da correspondência grafema-fonema e da utilização dos sinais de escrita (diacríticos, incluindo os acentos; sinais gráficos; sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita);
  • consciencialização da existência de diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta finalidades como narrar, descrever, informar;
  • modificação textual com recurso à manipulação de frases e de segmentos textuais (expansão, redução, paráfrase), bem como à alteração de perspetiva ou descrição de personagens, por exemplo;
  • planificação do que se vai escrever através de procedimentos que impliquem, por exemplo, decidir o tema e a situação de escrita, definir o objetivo da escrita; decidir o destinatário do texto, conhecer as características do género textual que se pretende escrever.
  • elaboração de um texto prévio ou elaboração coletiva de conteúdos para o texto;
  • textualização individual a partir do texto prévio, o que implica reformulação do conteúdo à medida que se vai escrevendo;
  • revisão (em função dos objetivos iniciais e da coerência e coesão do texto) e aperfeiçoamento textual, o que implica reler, avaliar (com recurso a auto e a heteroavaliação) e corrigir;
  • preparação da versão final, que implica passar a limpo (adequado para editar e reproduzir texos).

Promover estratégias que envolvam

  • realização de percursos pedagógico- didáticos interdisciplinares com Estudo do Meio, Matemática e Expressões.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)

Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)

Organizador
GRAMÁTICA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Identificar a classe das palavras: determinante (interrogativo), preposição, pronome (pessoal, nas suas formas tónica e átonas, possessivo e demonstrativo).

Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito imperfeito do modo indicativo e no modo imperativo.

Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.

Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número e grau.

Aplicar formas átonas do pronome pessoal em frases afirmativas, em frases com negação e com advérbios pré-verbais.

Recorrer, de modo intencional e adequado, a conectores diversificados, em textos orais e escritos.

Aplicar processos de expansão e redução de frases.

Inferir o significado de palavras desconhecidas a partir da análise da sua estrutura interna (base, radical e afixos).

Deduzir significados conotativos a palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.

Compreender regras de derivação das palavras e formas de organização do léxico (famílias de palavras).

Reconhecer onomatopeias.

Explicitar regras de ortografia.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • formulação de questões acerca da língua a partir da observação de elementos e de usos;
  • consolidação de conhecimento sobre regras de ortografia, regras de flexão de verbos regulares e irregulares, flexão nominal e adjetival, classes de palavras, processos de formação de palavras;
  • utilização de critérios semânticos, sintáticos e morfológicos para identificar a classe das palavras;
  • explicitação do modo como a unidade frase se organiza, por meio de atividades que impliquem
  • identificar constituintes centrais da frase;
  • estabelecer a correspondência entre o grupo nominal e a função sintática de sujeito, o grupo verbal e a função sintática de predicado;
  • manipulação de frases para produção e aplicação de formas átonas do pronome pessoal com as seguintes características: frases afirmativas, frases com negação, frases com advérbios como, por exemplo, já, ainda, sempre, também.
  • manipulação de palavras e constituintes de palavras que tornem possível
  • produzir palavras a partir de sufixos e prefixos;
  • organizar famílias de palavras;
  • descobrir regularidades na formação de palavras.
  • exercitação de construções frásicas e textuais em que seja possível
  • expandir, ampliar, associar elementos;
  • modificar, fazer variar, observar alterações;
  • substituir elementos e estruturas;
  • explicar diferenças e alterações.
  • consciencialização do funcionamento da frase complexa por meio de atividades de manipulação de dados como
  • ligação de frases por meio de conjunções coordenativas;
  • ligação de frases por meio de conjunções subordinativas (sem explicitação de metalinguagem).
Descritores do Perfil dos alunos

Questionador (A, F, G, I, J)

Conhecedor/sabedor/ culto/informado (A, B, G, I, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)