A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico. É na interseção de diversas áreas que o ensino e a aprendizagem do português se constroem: produção e receção de textos (orais, escritos, multimodais), educação literária, conhecimento explícito da língua (estrutura e funcionamento). Cada uma delas, por si e em complementaridade, concorre para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos «jogos de linguagem» que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa, a formação consolidada de leitores, um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as aprendizagens essenciais da disciplina de Português.
Estas aprendizagens são essenciais para ler na íntegra uma obra literária, para compreender uma decisão jurídica, um poema épico ou um ensaio filosófico, para interpretar um discurso político, para inferir a intencionalidade comunicativa de um texto argumentativo, para mobilizar conscientemente regras linguísticas apropriadas a cada discurso que se produza, para conhecer explicitamente elementos, estruturas e princípios de funcionamento da própria língua, para rever e melhorar um texto produzido por si próprio ou por um colega, para preparar adequadamente uma intervenção num debate, para apresentar uma comunicação sobre uma questão científica ou tecnológica, para intervir com propriedade em qualquer discussão de ideias, para comunicar conhecimento e defender ideias, para ler e para escrever o seu mundo interior e o mundo em que os alunos se movimentam.
Ao longo do 2.º ciclo do ensino básico, a disciplina de Português permitirá aos alunos desenvolverem, em níveis progressivamente mais exigentes, as competências nucleares da língua em domínios específicos: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e o conhecimento explícito sobre a língua. No final deste ciclo de ensino, no domínio da oralidade, os alunos deverão estar aptos não só a compreender formas complexas do oral (textos de géneros formais e públicos), por períodos prolongados, a identificar a intenção comunicativa do interlocutor informar, persuadir, mentir, troçar, seduzir, por exemplo) e a reter a informação relevante para poderem intervir de modo adequado na interação, mas também a revelar fluência e adequação da expressão oral em contextos formais de comunicação. No domínio da leitura, pretende-se que os alunos tenham adquirido fluência e eficácia na seleção de estratégias adequadas ao motivo pelo qual leem determinado texto ou obra, tendo em conta que estes deverão apresentar, neste nível de ensino, uma complexidade e uma dimensão que requeiram alguma persistência. No domínio da educação literária, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão, a interpretação e a fruição de textos literários. Fazer da leitura um gosto e um hábito para a vida e encontrar nos livros motivação para ler e continuar a aprender dependem de experiências gratificantes de leitura, a desenvolver a partir de recursos e estratégias diversificados, que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza, e de percursos orientados de análise e de interpretação. Neste âmbito, é ainda fundamental que os alunos tenham atingido a capacidade de apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários, portugueses e estrangeiros, e o modo como manifestam experiências e valores. Este domínio abre possibilidade de convergência com a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua, visto que, sendo objeto o texto literário, nele se refletirão procedimentos de compreensão, análise, inferência, escrita e uso específico da língua. No domínio da escrita, é esperado que, no final do 2.º ciclo, os alunos tenham atingido o domínio de processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para escrita de textos de diversos géneros com vista a uma diversidade de objetivos comunicativos, com organização discursiva adequada, diversidade e propriedade vocabular, correção linguística e correção ortográfica. O conhecimento gramatical dos alunos, no final deste ciclo de ensino, deverá estar sistematizado quanto aos aspetos básicos da estrutura e do funcionamento da língua.
Em concreto, no 5.º ano de escolaridade, a aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da:
- competência da oralidade (compreensão e expressão) com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos como expor, narrar (recontar, contar) e defender uma opinião;
- competência da leitura centrada predominantemente em textos orientados para informar, expor e/ou explicar (verbete de dicionário e de enciclopédia), para comunicar formalmente uma situação ou assunto (carta formal)e para relatar ou narrar;
- educação literária com aquisição de conhecimento de aspetos específicos do texto narrativo, com progressiva autonomia no hábito de leitura de obras literárias e de apreciação estética;
- competência da escrita que inclua saber descrever, elaborar uma narrativa com descrições (e eventualmente diálogo) e manifestar uma opinião fundamentada em argumentos válidos;
- competência gramatical por meio de um progressivo conhecimento sobre aspetos básicos de diversos planos (fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico, textual-discursivo).
Compreensão Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas. Organizar a informação do texto e registá-la, por meio de técnicas diversas. Controlar a produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores. |
Expressão Preparar apresentações orais (exposição, reconto, tomada de posição) individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista. Planificar e produzir textos orais com diferentes finalidades. Intervir, com dúvidas e questões, em interações com diversos graus de formalidade, com respeito por regras de uso da palavra. Captar e manter a atenção da audiência (postura corporal, expressão facial, clareza, volume e tom de voz). Produzir um discurso com elementos de coesão adequados (concordância; tempos verbais; advérbios; variação das anáforas; uso de conectores frásicos e textuais mais frequentes). |
Promover estratégias que envolvam:
compreensão de textos em diferentes suportes audiovisuais para
- observação de situações que envolvam informar, expor, narrar, descrever;
- identificação de informação explícita e dedução de informação implícita a partir de pistas textuais;
- seleção de informação relevante para um determinado objetivo;
- registo de informação relevante (por meio de desenho, de esquema, de reconto, de paráfrase);
- análise de texto para distinção entre facto e opinião;
- avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação;
produção de discursos para apresentação à turma, por exemplo, com diferentes finalidades:
- fazer apreciações de livros, de filmes, de discursos para, por exemplo, os recomendar aos colegas;
- referir factos para sustentar uma opinião ou para identificar problemas a resolver;
- narrar acontecimentos vividos ou imaginados;
- descrever personagens, comportamentos, espaços;
- expor trabalhos sobre temas disciplinares e interdisciplinares, realizados individualmente ou em grupo;
- utilizar o resumo, a paráfrase, o relato, o reconto em apresentações orais sobre livros, filmes, músicas, por exemplo;
realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês.
Comunicador (A, B, D, E, H)
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Ler textos com características narrativas e expositivas, associados a finalidades lúdicas, estéticas e informativas.
Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
Explicitar o sentido global de um texto.
Fazer inferências, justificando-as.
Identificar tema(s), ideias principais e pontos de vista.
Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
Analisar textos em função do género textual a que pertencem (estruturação e finalidade): verbete de enciclopédia, entrevista, anúncio publicitário, notícia e carta formal (em diversos suportes).
Promover estratégias que envolvam:
manipulação de unidades de sentido através de atividades que impliquem
- reconstituir o texto a partir de pistas linguísticas e de conteúdo;
- estabelecer relações intratextuais;
- sublinhar, parafrasear, resumir partes de texto relevantes para a construção do sentido;
realização de diferentes tipos de leitura em voz alta (ler muito devagar, ler muito depressa, ler muito alto, ler murmurando, ler em coro, fazer leitura coletiva, leitura dramatizada, leitura expressiva) e silenciosa (por exemplo, leitura na pista de pormenores, leitura para localização de uma informação);
compreensão de textos através de atividades que impliquem
- mobilizar experiências e saberes interdisciplinares;
- localizar informação explícita;
- extrair informação implícita a partir de pistas linguísticas;
- inferir, deduzir informação a partir do texto;
aquisição de saberes relacionados com a organização do texto própria do género a que pertence (narrar, descrever, informar);
pesquisa e seleção de informação, com recurso à WEB;
monitorização da compreensão na leitura;
realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês. As aprendizagens essenciais destas disciplinas preveem capacidades de análise de texto, de registo e tomada de notas, seleção de informação pertinente a partir de análise de fontes escritas, por exemplo.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Ler integralmente textos literários de natureza narrativa, lírica e dramática (no mínimo, um livro infantojuvenil, quatro poemas, duas lendas, três contos de autor e um texto dramático - selecionados da literatura para a infância, de adaptações de clássicos e da tradição popular).
Interpretar o texto em função do género literário. Inferir o sentido conotativo de palavras e expressões.
Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos do texto narrativo: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação.
Explicar recursos expressivos utilizados na construção dos textos literários (designadamente personificação, comparação).
Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados nas obras lidas e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.).
Valorizar a diversidade cultural patente nos textos.
Fazer declamações e representações teatrais.
Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em livros, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a))
Promover estratégias que envolvam:
aquisição de saberes (noções elementares de géneros como contos de fadas, lengalengas, poemas) proporcionados por
- escuta ativa de obras literárias e de textos de tradição popular;
- leitura de narrativas e de poemas;
compreensão de narrativas literárias com base num percurso de leitura que implique
- imaginar desenvolvimentos narrativos a partir da mobilização de experiências e vivências;
- antecipar ações narrativas a partir de elementos do paratexto, sequências de descrição e de narração;
- mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos de texto;
- justificar as interpretações;
- questionar aspetos da narrativa;
criação de experiências de leitura (por exemplo, na biblioteca escolar) que impliquem
- ler e ouvir ler;
- fazer dramatizações, recontos, recriações;
- exprimir reações subjetivas enquanto leitor;
- motivar colegas para a leitura de livros;
realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com todas as disciplinas (Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês).
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Criativo (A, C, D, J)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Descrever pessoas, objetos e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais.
Planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização.
Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.
Escrever com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
Aperfeiçoar o texto depois de redigido.
Escrever textos de natureza narrativa integrando os elementos que circunscrevem o acontecimento, o tempo e o lugar, o desencadear da ação, o desenvolvimento e a conclusão, com recurso a vários conectores de tempo, de causa, de explicação e de contraste
Escrever textos em que se defenda uma posição com argumentos e conclusão coerentes, individualmente ou após discussão de diferentes pontos de vista.
Promover estratégias que envolvam:
- desenvolvimento e consolidação de conhecimento relacionado com o alfabeto e com as regras de ortografia, ao nível da correspondência grafema-fonema e da utilização dos sinais de escrita (diacríticos, incluindo os acentos; sinais gráficos; sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita);
- consciencialização da existência de diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta finalidades como narrar, descrever, informar;
- modificação textual com recurso à manipulação de frases e de segmentos textuais (expansão, redução, paráfrase), bem como à alteração de perspetiva ou descrição de personagens, por exemplo;
- planificação, textualização e revisão de textos curtos escritos pelos alunos, com posterior divulgação;
- revisão (em função dos objetivos iniciais e da coerência e coesão do texto) e aperfeiçoamento textual, com recurso a auto e a heteroavaliação;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês. As aprendizagens essenciais destas disciplinas preveem capacidades de organização de sumários, de registos de observações, de relatórios, de criação de campanhas de sensibilização, de criação textual, por exemplo.
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Identificar a classe das palavras: verbo principal (transitivo e intransitivo) e verbo auxiliar, advérbio, conjunção.
Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito mais-que-perfeito (simples e composto) do modo indicativo.
Identificar o particípio passado e o gerúndio dos verbos. Sistematizar processos de formação do feminino dos nomes e adjetivos.
Sistematizar a flexão nominal e adjetival quanto ao número.
Identificar os constituintes da frase com as seguintes funções sintáticas: sujeito (simples e composto), vocativo, predicado; complemento (direto e indireto).
Distinguir frases simples de frases complexas.
Empregar, de modo intencional e adequado, conectores com valor de tempo, de causa, de explicação e de contraste.
Analisar palavras a partir dos seus elementos constitutivos (base, radical e afixos), com diversas finalidades (deduzir significados, integrar na classe gramatical, formar famílias de palavras).
Compreender a composição como processo de formação de palavras.
Explicitar regras de utilização dos sinais de pontuação.
Mobilizar formas de tratamento mais usuais no relacionamento interpessoal, em diversos contextos de formalidade
Promover estratégias que envolvam:
exercitação e observação de construções frásicas e textuais em que seja possível
- expandir, ampliar, associar elementos;
- modificar, fazer variar, registar alterações;
- substituir elementos e estruturas;
- explicitar regras.
Apropriação de/utilização de critérios semânticos, sintáticos e morfológicos para identificar a classe das palavras;
consolidação de conhecimento sobre regras de flexão de verbos regulares e irregulares, classes e subclasses de palavras, processos de formação de palavras por derivação;
explicitação do modo como a unidade frase se organiza, por meio de atividades que impliquem
- identificação de constituintes da frase e respetivas funções sintáticas;
descoberta do funcionamento da frase complexa por meio de atividades de manipulação de dados para
- distinção entre frase simples e complexa; realização de atividades interpessoais envolvendo o uso de formas de tratamento adequadas a diferentes situações.
Questionador (A, F, G, I, J)
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)