A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico. É na interseção de diversas áreas que o ensino e a aprendizagem do português se constroem: produção e receção de textos (orais, escritos, multimodais), educação literária, conhecimento explícito da língua (estrutura e funcionamento). Cada uma delas, por si e em complementaridade, concorre para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos «jogos de linguagem» que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa, a formação consolidada de leitores, um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as aprendizagens essenciais da disciplina de Português.
Estas aprendizagens são essenciais para ler na íntegra uma obra literária, para compreender uma decisão jurídica, um poema épico ou um ensaio filosófico, para interpretar um discurso político, para inferir a intencionalidade comunicativa de um texto argumentativo, para mobilizar conscientemente regras linguísticas apropriadas a cada discurso que se produza, para conhecer explicitamente elementos, estruturas e princípios de funcionamento da própria língua, para rever e melhorar um texto produzido por si próprio ou por um colega, para preparar adequadamente uma intervenção num debate, para apresentar uma comunicação sobre uma questão científica ou tecnológica, para intervir com propriedade em qualquer discussão de ideias, para comunicar conhecimento e defender ideias, para ler e para escrever o seu mundo interior e o mundo em que os alunos se movimentam.
Ao longo do 2.º ciclo do ensino básico, a disciplina de Português permitirá aos alunos desenvolverem, em níveis progressivamente mais exigentes, as competências nucleares da língua em domínios específicos: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e o conhecimento explícito sobre a língua. No final deste ciclo de ensino, no domínio da oralidade, os alunos deverão estar aptos não só a compreender formas complexas do oral (textos de géneros formais e públicos), por períodos prolongados, a identificar a intenção comunicativa do interlocutor (informar, persuadir, mentir, troçar, seduzir, por exemplo) e a reter a informação relevante para poderem intervir de modo adequado na interação, mas também a revelar fluência e adequação da expressão oral em contextos formais de comunicação. No domínio da leitura, pretende-se que os alunos tenham adquirido fluência e eficácia na seleção de estratégias adequadas ao motivo pelo qual leem determinado texto ou obra, tendo em conta que estes deverão apresentar, neste nível de ensino, uma complexidade e uma dimensão que requeiram alguma persistência. No domínio da educação literária, pretende-se capacitar os alunos para a compreensão, a interpretação e a fruição de textos literários. Fazer da leitura um gosto e um hábito para a vida e encontrar nos livros motivação para ler e continuar a aprender dependem de experiências gratificantes de leitura, a desenvolver a partir de recursos e estratégias diversificados, que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza, e de percursos orientados de análise e de interpretação. Neste âmbito, é ainda fundamental que os alunos tenham atingido a capacidade de apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários, portugueses e estrangeiros, e o modo como manifestam experiências e valores. Este domínio abre possibilidade de convergência com a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua, visto que, sendo objeto o texto literário, nele se refletirão procedimentos de compreensão, análise, inferência, escrita e uso específico da língua. No domínio da escrita, é esperado que, no final do 2.º ciclo, os alunos tenham atingido o domínio de processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para escrita de textos de diversos géneros com vista a uma diversidade de objetivos comunicativos, com organização discursiva adequada, diversidade e propriedade vocabular, correção linguística e correção ortográfica. O conhecimento gramatical dos alunos, no final deste ciclo de ensino, deverá estar sistematizado quanto aos aspetos básicos da estrutura e do funcionamento da língua.
Em concreto, no 6.º ano de escolaridade, a aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da:
- competência da oralidade (compreensão e expressão) com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos como expor (um tema), informar, descrever, narrar, fazer apreciações (críticas) e argumentar (com base em factos)
- competência da leitura centrada predominantemente em textos orientados para informar (notícia, entrevista), para influenciar (textos e discursos da esfera da publicidade) e para outras finalidades (como o roteiro);
- educação literária com aquisição de conhecimento de aspetos formais específicos do texto poético e do texto dramático, com progressiva autonomia no hábito de leitura de obras literárias e de apreciação estética;
- competência da escrita que inclua obrigatoriamente saber escrever para transmitir conhecimento (resumos, sínteses, textos elaborados para exposição de conhecimentos e ideias), para defender uma opinião fundamentada, para narrar;
- competência gramatical por meio de um progressivo conhecimento sobre aspetos básicos de diversos planos (fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico, textual-discursivo).
O conjunto das obras indicadas para o desenvolvimento da educação literária é o que se encontra no anexo 1 deste documento.
Compreensão | Expressão |
Explicitar, com fundamentação adequada, sentidos implícitos. Distinguir factos de opiniões na explicitação de argumentos. |
Comunicar, em contexto formal, informação essencial (paráfrase, resumo) e opiniões fundamentadas. Planificar, produzir e avaliar descrição, apreciação crítica), com definição de tema e sequência lógica de tópicos (organização do discurso, correção gramatical), individualmente ou em grupo. Fazer uma apresentação oral, devidamente estruturada, sobre um tema. Captar e manter a atenção da audiência (olhar, gesto, recurso eventual a suportes digitais). Utilizar, de modo intencional e sistemático, processos de coesão textual: anáforas lexicais e pronominais, frases complexas, expressões adverbiais, tempos e modos verbais, conectores frásicos. |
Promover estratégias que envolvam:
- compreensão de textos em diferentes suportes audiovisuais para
- observação de regularidades associadas a finalidades como informar, expor, narrar, descrever;
- identificação de informação explícita e dedução de informação implícita a partir de pistas textuais;
- seleção de informação relevante para um determinado objetivo;
- registo de informação relevante (por meio de desenho, de esquema, de reconto, de paráfrase);
- análise de texto para distinção entre facto e opinião;
- avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação.
- produção de discursos preparados para apresentação a público restrito (por exemplo, à turma ou a colegas de outras turmas) com diferentes finalidades:
- fazer apreciações críticas de livros, de filmes, de discursos para, por exemplo, recomendar um livro aos colegas;
- referir factos para sustentar uma opinião ou para identificar problemas a resolver;
- narrar acontecimentos vividos ou imaginados;
- descrever personagens/personalidades, comportamentos, situações;
- expor trabalhos relacionados com temas disciplinares e interdisciplinares, realizados individualmente ou em grupo;
- utilizar o resumo, a paráfrase, o relato, o reconto em apresentações orais sobre livros, filmes, músicas, por exemplo;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Criativo (A, C, D, J)
Ler textos com características narrativas e expositivas de maior complexidade, associados a finalidades várias (lúdicas, estéticas, publicitárias e informativas) e em suportes variados.
Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.
Explicitar o sentido global de um texto.
Fazer inferências, justificando-as.
Identificar tema(s), ideias principais e pontos de vista.
Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
Utilizar procedimentos de registo e tratamento de informação.
Distinguir nos textos características da notícia, da entrevista, do anúncio publicitário e do roteiro (estruturação, finalidade).
Conhecer os objetivos e as formas de publicidade na sociedade atual.
Promover estratégias que envolvam:
- manipulação de unidades de sentido através de atividades que impliquem
- segmentar textos em unidades de sentido;
- reconstituir o texto a partir de pistas linguísticas e de conteúdo;
- estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido;
- sublinhar, parafrasear, resumir segmentos de texto relevantes para a construção do sentido; realização de diferentes tipos de leitura em voz alta (ler muito devagar, ler muito depressa, ler muito alto, ler murmurando, ler em coro, fazer leitura coletiva, leitura dramatizada, leitura expressiva) e silenciosa (por exemplo, leitura na pista de pormenores, leitura para localização de uma informação);
- compreensão de textos através de atividades que impliquem
- mobilizar experiências e saberes interdisciplinares;
- localizar informação explícita;
- extrair informação implícita a partir de pistas linguísticas;
- inferir, deduzir informação a partir do texto;
- aquisição de saberes relacionados com a organização do texto própria do género a que pertence (narrar, descrever, informar).
- pesquisa e seleção de informação essencial, com recurso à WEB;
- monitorização da compreensão na leitura;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês. As aprendizagens essenciais destas disciplinas preveem capacidades de análise de texto, de registo e tomada de notas, seleção de informação pertinente a partir de análise de fontes escritas, por exemplo.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Criativo (A, C, D, J)
Ler integralmente obras literárias narrativas, poéticas e dramáticas (no mínimo, quatro poemas de autores portugueses, quatro poemas de autores lusófonos, um poema do Romanceiro, de Almeida Garrett, dois contos de Grimm, três narrativas extensas de autor, um texto dramático, da literatura para a infância, de adaptações de clássicos e da tradição popular).
Interpretar adequadamente os textos de acordo com o género literário.
Analisar o sentido conotativo de palavras e expressões.
Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha).
Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.
Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos.
Explicar recursos expressivos utilizados na construção de textos literários (designadamente anáfora e metáfora).
Expressar reações aos livros lidos e partilhar leituras através de declamações, representações teatrais, escrita criativa, apresentações orais.
Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de objetivos de leitura pessoais e comparação de temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
Promover estratégias que envolvam:
- aquisição de saberes (noções elementares de géneros como contos, textos dramáticos, poemas) proporcionados por
- escuta ativa de obras literárias e de textos de tradição popular para apreciação crítica;
- leitura de narrativas, texto dramático e poemas;
- compreensão de narrativas literárias com base num percurso de leitura que implique
- imaginar desenvolvimentos narrativos a partir da mobilização de experiências e vivências;
- antecipar ações narrativas a partir de elementos do paratexto e de sequências de descrição e de narração;
- mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos de texto;
- justificar as interpretações;
- questionar aspetos da narrativa;
- criação de experiências de leitura (por exemplo, na biblioteca escolar) que impliquem
- ler e ouvir ler;
- fazer dramatizações, recontos, recriações;
- exprimir reações subjetivas enquanto leitor;
- motivar colegas para a leitura de livros;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com todas as disciplinas (Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês).
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Criativo (A, C, D, J)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Escrever textos de caráter narrativo, integrando o diálogo e a descrição.
Utilizar sistematicamente processos de planificação, textualização e revisão de textos.
Utilizar processadores de texto e recursos da Web para a escrita, revisão e partilha de textos.
Intervir em blogues e em fóruns, por meio de textos adequados ao género e à situação de comunicação.
Redigir textos de âmbito escolar, como a exposição e o resumo.
Produzir textos de opinião com juízos de valor sobre situações vividas e sobre leituras feitas.
Promover estratégias que envolvam:
- desenvolvimento e consolidação de conhecimento relacionado com o alfabeto e com as regras de ortografia, ao nível da correspondência grafema-fonema e da utilização dos sinais de escrita (diacríticos, incluindo os acentos; sinais gráficos; sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita);
- consciencialização da existência de diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta finalidades como narrar, descrever, informar;
- modificação textual com recurso à manipulação de frases e de segmentos textuais (expansão, redução, paráfrase), bem como à alteração de perspetiva ou descrição de personagens, por exemplo;
- planificação, textualização e revisão de textos curtos escritos pelos alunos, para divulgação;
- revisão (em função dos objetivos iniciais e da coerência e coesão do texto) e aperfeiçoamento textual, com recurso a auto e a heteroavaliação;
- divulgação e partilha dos textos produzidos pelos alunos;
- realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares, com Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e Inglês. As aprendizagens essenciais destas disciplinas preveem capacidades de organização de sumários, de registos de observações, de relatórios, de criação de campanhas de sensibilização, de criação textual, por exemplo.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Sistematizador/ Organizador (A, B, C, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Criativo (A, C, D, J)
Identificar a classe de palavras: verbo copulativo e auxiliar (da passiva e tempos compostos); conjunção e locução conjuncional (coordenativa copulativa e adversativa; subordinativa temporal e causal), determinante indefinido, pronome indefinido; quantificador.
Conjugar verbos regulares e irregulares no presente, no pretérito imperfeito e no futuro do modo conjuntivo, no condicional.
Utilizar apropriadamente os tempos verbais na construção de frases complexas e de textos.
Empregar adequadamente o modo conjuntivo como forma supletiva do imperativo.
Identificar funções sintáticas: predicativo do sujeito, complementos (oblíquo e agente da passiva) e modificador (do grupo verbal).
Transformar a frase ativa em frase passiva (e vice-versa) e o discurso direto em discurso indireto (e vice-versa).
Colocar corretamente as formas átonas do pronome pessoal adjacentes ao verbo (próclise, ênclise e mesóclise).
Compreender a ligação de orações por coordenação e por subordinação.
Classificar orações coordenadas copulativas e adversativas e orações subordinadas adverbiais temporais e causais.
Distinguir derivação de composição.
Explicar a utilização de sinais de pontuação em função da construção da frase.
Mobilizar no relacionamento interpessoal formas de tratamento adequadas a contextos formais.
Promover estratégias que envolvam:
- exercitação e observação de construções frásicas e textuais em que seja possível
- expandir, ampliar, associar elementos;
- modificar, fazer variar, registar alterações;
- substituir elementos e estruturas;
- explicitar regras;
- utilização de critérios semânticos, sintáticos e morfológicos para identificar a classe das palavras;
- consolidação de conhecimento sobre regras de flexão de verbos regulares e irregulares, classes e subclasses de palavras, processos de formação de palavras por derivação e composição;
- explicitação do modo como a unidade frase se organiza, por meio de atividades que impliquem
- identificar constituintes do predicado;
- estabelecer a correspondência entre os grupos preposicional e adverbial e as funções sintáticas de predicativo do sujeito, complemento oblíquo, agente da passiva e modificador do grupo verbal.
- consciencialização do funcionamento da frase complexa por meio de atividades de manipulação de dados para distinção entre orações coordenadas esubordinadas;
- classificação de orações subordinadas.
- realização de atividades interpessoais envolvendo o uso de formas de tratamento adequadas a diferentes situações.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Indagador/ investigador (C, D, F, H, I)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA 6.º ANO
NARRATIVA DE AUTORES PORTUGUESES
Alice Vieira | Rosa, minha Irmã Rosa OU Chocolate à Chuva |
António Mota | Pedro Alecrim |
António Sérgio | Contos Gregos |
Maria Alberta | Menéres Ulisses |
TEXTO DRAMÁTICO
Manuel António Pina | Os Piratas – Teatro |
POESIA
Manuel António Pina | O Pássaro na Cabeça |
Sophia de M. Breyner Andresen (sel.) | Primeiro Livro de Poesia |
AUTORES ESTRANGEIROS
Irmãos Grimm | Contos de Grimm (trad. Graça Vilhena ou Maria José Costa ouTeresa Aica Bairos) |
Daniel Defoe |
Robinson Crusoé (adapt. John Lang) Ali Babá e os Quarenta Ladrões (adapt. António Pescada) |
Observação
Recomenda-se que as obras a seguir indicadas sejam trabalhadas no 5.º ano, para que seja possível um trabalho interdisciplinar com História e Geografia de Portugal:
Almeida Garrett | “A Nau Catrineta”; “A Bela Infanta” in Romanceiro |
Manuel Alegre | As Naus de Verde Pinho. Viagem de Bartolomeu Dias... |