A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória tem em conta a realidade vasta e complexa que é uma língua e incorpora o conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assumir o português como objeto de estudo implica entender a língua como fator de realização, de comunicação, de fruição estética, de educação literária, de resolução de problemas e de pensamento crítico. É na interseção de diversas áreas que o ensino e a aprendizagem do português se constroem: produção e receção de textos (orais, escritos, multimodais), educação literária, conhecimento explícito da língua (estrutura e funcionamento). Cada uma delas, por si e em complementaridade, concorre para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos «jogos de linguagem» que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa, a formação consolidada de leitores, um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as aprendizagens essenciais da disciplina de Português.
Estas aprendizagens são essenciais para ler na íntegra uma obra literária, para compreender uma decisão jurídica, um poema épico ou um ensaio filosófico, para interpretar um discurso político, para inferir a intencionalidade comunicativa de um texto argumentativo, para mobilizar conscientemente regras linguísticas apropriadas a cada discurso que se produza, para conhecer explicitamente elementos, estruturas e princípios de funcionamento da própria língua, para rever e melhorar um texto produzido por si próprio ou por um colega, para preparar adequadamente uma intervenção num debate, para apresentar uma comunicação sobre uma questão científica ou tecnológica, para intervir com propriedade em qualquer discussão de ideias, para comunicar conhecimento e defender ideias, para ler e para escrever o seu mundo interior e o mundo em que os alunos se movimentam.
Ao longo do ensino secundário, a disciplina de Português permitirá aos alunos não só consolidar as aprendizagens realizadas ao longo do ensino básico, mas também aprofundar os conhecimentos para um nível elevado de desempenho em domínios específicos como: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e o conhecimento explícito sobre a língua. No final deste nível de ensino, no domínio da oralidade, os alunos deverão estar aptos a compreender textos orais de elevada complexidade, interpretando a intenção comunicativa subjacente e avaliando a sua eficácia comunicativa, a utilizar uma expressão oral correta, fluente e adequada a diversas situações de comunicação e a produzir textos orais de géneros específicos. No domínio da leitura, pretende-se que os alunos tenham adquirido desenvoltura nos processos de leitura e de interpretação de textos escritos de diversos géneros de complexidade considerável, apreciando criticamente o seu conteúdo e desenvolvendo a consciência reflexiva das suas funcionalidades. No domínio da educação literária, pretende-se capacitar os alunos para a leitura, a compreensão e a fruição de textos literários portugueses e estrangeiros, de diferentes géneros. Neste âmbito, é ainda fundamental que os alunos tenham atingido a capacidade de apreciar criticamente a dimensão estética dos textos literários e o modo como manifestam experiências e valores. Estas aprendizagens repercutir-se-ão no desenvolvimento do projeto de leitura que deve ter por referência as obras indicadas no Plano Nacional de Leitura. No domínio da escrita, é esperado que, no final do ensino secundário, os alunos tenham atingido níveis elevados de domínio de processos, estratégias, capacidades e conhecimentos para a escrita de textos de diversos géneros com vista a uma diversidade de objetivos comunicativos. No domínio gramatical, no final deste nível de ensino, os alunos deverão revelar um conhecimento metalinguístico seguro dos aspetos de estrutura e de funcionamento da língua considerados essenciais ao longo da escolaridade obrigatória.
Em concreto, no 11.º ano de escolaridade, a aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da:
- competência da oralidade (compreensão e expressão) com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos como expor e argumentar em situação de debate e de confronto de perspetivas;
- competência da leitura centrada predominantemente em textos de natureza argumentativa (discurso político, artigo de opinião e apreciação crítica);
- educação literária não só para conhecimento, leitura e apreciação estética de obras portuguesas que constituíram um marco do pensamento e da literatura portugueses entre os séculos XVII e XIX, mas também para desenvolvimento de hábitos de leitura;
- competência da escrita que inclua obrigatoriamente saber escrever textos de natureza expositiva e argumentativa;
- competência gramatical por meio de um conhecimento explícito sistematizado sobre aspetos essenciais dos diversosplanos (fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico e textual-discursivo) da língua.
Compreensão | Expressão |
Interpretar textos orais dos géneros exposição sobre um tema, discurso político e debate, evidenciando perspetiva crítica e criativa. Avaliar os argumentos de intervenções orais (exposições orais, discursos políticos e debates). |
Fazer exposições orais para apresentação de temas, de opiniões e de apreciações críticas (de debate, de filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural). Preparar adequadamente as apresentações orais através de uma planificação cuidada. Utilizar recursos verbais e não-verbais adequados à eficácia das apresentações orais a realizar. Avaliar, individualmente e/ou em grupo, os discursos orais |
Promover estratégias que envolvam:
- compreensão de textos em diferentes suportes audiovisuais para
- observação de regularidades associadas a géneros textuais;
- identificação de informação explícita e dedução de informação implícita a partir de pistas textuais;
- seleção e registo de informação relevante para um determinado objetivo;
- avaliação dos argumentos de um discurso a partir de diferentes critérios;
- avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação;
- produção de discursos preparados para apresentação a um público restrito (à turma ou a colegas de outras turmas) com diferentes finalidades:
- fazer apreciações críticas de livros, de filmes, de discursos para, por exemplo, recomendar um livro aos colegas;
- expor trabalhos relacionados com temas disciplinares e interdisciplinares, realizados individualmente ou em grupo;
- utilizar o resumo, o relato, o reconto em apresentações orais sobre livros, filmes, músicas, por exemplo;
- compreensão e expressão oral baseadas em textos de diferentes géneros sobre temas interdisciplinares.
Comunicador (A, B, D, E, H)
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade argumentativa dos géneros seguintes: discurso político, apreciação crítica e artigo de opinião.
Realizar leitura crítica e autónoma.
Analisar a organização interna e externa do texto.
Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista.
Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto.
Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa.
Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação.
Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas.
Promover estratégias que envolvam:
- manipulação de unidades de sentido através de atividades que impliquem
- sublinhar, parafrasear, resumir segmentos de texto relevantes para a construção do sentido;
- estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido;
- realização de diferentes modos de ler e de diferentes tipos de leitura;
- compreensão e interpretação de textos através de atividades que impliquem
- mobilizar experiências e saberes como ativação de conhecimento prévio;
- colocar questões a partir de elementos paratextuais e textuais (verbais e não verbais);
- sugerir hipóteses a partir de deduções extraídas da informação textual;
- inferir informação a partir do texto;
- avaliar o texto (conteúdo e forma) tendo em conta a intencionalidade do autor e a situação de comunicação;
- estabelecer ligações entre o tema desenvolvido no texto e a realidade vivida pelo aluno;
- expandir e aprofundar conhecimentos adquiridos no processo de leitura-compreensão do texto;
- elaboração de pequenos projetos de estudo e de pesquisa, sobre temas disciplinares e interdisciplinares, que incluam, entre outros aspetos,
- recurso a mapas de ideias, esquemas, listas de palavras;
- compreensão escrita a partir de textos relacionados com temas interdisciplinares.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX (ver Anexo 1).
Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais.
Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia.
Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.
Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.
Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético, do texto dramático e do texto narrativo.
Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.
Promover estratégias que envolvam:
- consolidação de conhecimento e saberes (noções de versificação, modos literários, estrutura interna e externa do texto dramático, recursos expressivos);
- aquisição de saberes relacionados com as obras literárias em estudo;
- compreensão de textos literários com base num percurso de leitura que implique
- ler autonomamente obras ou partes de obras ;
- imaginar desenvolvimentos narrativos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências;
- fazer antecipações do desenvolvimento do tema, do enredo, das circunstâncias, entre outros aspetos;
- mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos textuais;
- analisar o modo como o(s) tema(s), as experiências e os valores são representados pelo(s) autor(es) do texto;
- justificar, de modo fundamentado, as interpretações;
- valorização da leitura e consolidação do hábito de ler através de atividades que impliquem, entre outras possibilidades,
- apresentar e defender perante o professor e a turma um projeto de leitura (indicando, por exemplo, os objetivos pessoais como leitor para um determinado intervalo de tempo);
- selecionar os livros a ler em função do projeto de leitura;
- desenvolver e gerir o percurso de leitor realizado, que inclua auto e heteroavaliação tendo em conta
- grau de consecução dos objetivos definidos inicialmente;
- apresentar em público (por exemplo, à turma, a outras turmas, à escola, à comunidade) o percurso pessoal de leitor, que pode incluir dramatização, recitação, leitura expressiva, reconto de histórias, recriação, expressão de reações subjectivas de leitor, persuasão de colegas para a leitura de livros;
- exploração e aprofundamento de temas interdisciplinares suscitados pelas obras literárias em estudo.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Criativo (A, C, D, J)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Leitor (A, B, C, D, F, H, I)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Escrever textos de opinião, apreciações críticas e exposições sobre um tema.
Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante.
Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados.
Utilizar os mecanismos de revisão, de avaliação e de correção para aperfeiçoar o texto escrito antes da apresentação da versão final.
Respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas.
Promover estratégias que envolvam:
- aquisição de conhecimento relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção;
- manipulação de textos fazendo variações quanto à extensão de frases ou segmentos textuais ou da modificação do ponto de vista, por exemplo;
- planificação do que se vai escrever através de procedimentos que impliquem, por exemplo, decidir o tema e a situação de escrita, definir o objetivo da escrita; decidir o destinatário do texto, conhecer as características do género textual que se pretende escrever.
- elaboração de um texto prévio;
- textualização individual a partir do texto prévio, o que implica reformulação do conteúdo à medida que se vai escrevendo;
- revisão (em função dos objetivos iniciais e da coerência e coesão do texto) e aperfeiçoamento textual, o que implica reler, avaliar (com recurso a auto e a heteroavaliação) e corrigir;
- apreciação de textos produzidos pelos próprio aluno ou por colegas justificando o juízo de valor sustentado;
- preparação da versão final;
- expressão escrita sobre temas interdisciplinares.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Sistematizar o conhecimento dos diferentes constituintes da frase (grupo verbal, grupo nominal, grupo adjetival, grupo preposicional, grupo adverbial) e das funções sintáticas internas à frase.
Explicitar o conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre constituintes e entre frases.
Reconhecer os valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo.
Analisar processos de coesão e de progressão do texto como a anáfora.
Utilizar intencionalmente os processos de coesão textual (gramatical e lexical).
Utilizar intencionalmente modalidades de reprodução do discurso (incluindo discurso indireto livre).
Conhecer a referência deítica (deíticos e respetivos referentes).
Promover estratégias que envolvam:
- análise de construções frásicas e textuais em que seja possível
- questionar, exercitar, modificar, fazer variar e registar alterações;
- explicitar procedimentos;
- sistematizar regras;
- explicitação de valores semânticos das palavras, tendo em conta os seus contextos de ocorrência no plano diacrónico;
- sistematização do conhecimento sobre constituintes da frase e funções sintáticas, na frase simples e na frase complexa;
- exercitação, no modo oral e escrito, de processos discursivos e textuais que tornem possível analisar
- propriedades configuradoras da textualidade (progressão temática, coerência, coesão);
- modalidades de reprodução do discurso no discurso;
- identificação de processos de referenciação deítica e anafórica em enunciados orais e escritos.
Questionador (A, F, G, I, J)
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAÇÃO LITERÁRIA – 11.º ANO
AUTORES E OBRAS
Padre António Vieira |
“Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654” (leitura integral dos capítulos I e V e de excertos dos restantes capítulos) |
Almeida Garrett | Frei Luís de Sousa (leitura integral) |
Almeida Garrett ou Alexandre Herculano ou Camilo Castelo Branco |
Viagens na Minha Terra [escolher cinco de entre os capítulos seguintes: I, V, VIII, X, XIII, XX, XLIV, XLIX] OU “A Abóbada” (leitura integral) OU Amor de Perdição [escolher cinco de entre as secções seguintes: introdução, capítulos I, IV, X e XIX, conclusão] |
Eça de Queirós | Os Maias (leitura integral) OU A Ilustre Casa de Ramires (leitura integral) |
Antero de Quental | Sonetos Completos (escolher dois poemas) |
Cesário Verde | Cânticos do Realismo (O Livro de Cesário Verde) (leitura integral de “O Sentimento dum Ocidental”) |