A disciplina de Oficina de Artes deve ter uma componente experimental que envolva um estudo conceptual, baseado nas artes contemporâneas. Com enfoque na experimentação de diferentes formas de registo, que permita conhecer o comportamento e as sensações estéticas dos diferentes materiais inerentes às artes plásticas. A transdisciplinaridade e a multimodalidade devem ser o eixo basilar nesta diciplina e deve apresentar uma componente experimental, baseada no pensamento, expressão e projeto, onde o processo deve ser valorizado.
Neste sentido, e por uma educação artística abrangente que responda aos paradigmas da arte contemporânea, que fortaleça, potencie e desenvolva características necessárias para uma sociedade globalizada e diversificada, com enfoque no Eu, no Outro e no Coletivo, consideramos como aprendizagens essenciais as capacidades criativas e críticas para procurar, sintetizar, manipular, transformar, programar, recriar e disseminar informação em diferentes suportes visuais.
A disciplina de Oficina das Artes deve promover aspetos cognitivos e metacognitivos para desenvolver competências pessoais, cívicas e colaborativas através da linguagem das artes visuais para:
- Implementar projetos de trabalho (turma/escola/comunidade) com temas transversais que integrem conteúdos de várias disciplinas de forma a promover questões identitárias/cidadania;
- Combinar atividades e exercícios que valorizem, simultaneamente, a descoberta e a interrogação, a aprendizagem prática e a compreensão conceptual, a expressão pessoal e a reflexão individual e colectiva;
- Desenvolver a reflexão crítica sobre os conhecimentos, sobre as interpretações possíveis e que promovam espírito de inquérito e capacidades de agir, utilizando processos de pensar e de fazer artísticos para resolver problemas num futuro que desejamos mais sustentável.
As Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Oficina das Artes estão estruturadas por Domínios, comuns às disciplinas da Educação Artística, designadamente: Apropriação e Reflexão; Interpretação e Comunicação; Experimentação e Criação.
Estes Domínios, separados apenas por uma questão metodológica, são entendidos como realidades interdependentes, tal como explicitado no esquema seguinte:
Sugere-se que todas as aprendizagens identificadas como essenciais sejam propiciadas pelos professores através de estratégias metodológicas alicerçadas na capacidade de análise e de síntese e na realização de projetos de diferentes áreas disciplinares artísticas e/ou interdisciplinares que possibilitem a aquisição das propostas consideradas no Programa de Oficina das Artes e para o desenvolvimento das áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Analisar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais, mobilizando diferentes critérios estéticos;
Demonstrar consciência e respeito pela diversidade cultural e artística;
Compreender as características da linguagem das artes visuais em diferentes contextos culturais;
Compreender o desenho como forma de pensamento comunicação e criação nas variadas áreas de produção artística, tecnológica e científica;
Conhecer em profundidade processos artísticos como modo de intervenção na sociedade e comunidade;
Aplicar com fluência a gramática da linguagem visual;
Dominar o desenho como forma de pensamento e comunicação;
Refletir sobre temas de identidade e do quotidiano utilizando referências da arte contemporânea;
Dominar processos de questionamento.
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- necessidade de rigor, articulação e uso consistente de conhecimentos;
- seleção de informação pertinente;
- organização sistematizada das ideias e decisões autónomo das tarefas a realizar;
- análise de obras de arte identificando os seus elementos e intenções;
- tarefas de verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso de saber, bem como a intencionalidade do trabalho artístico;
- estabelecer relações intra e interdisciplinares.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- imaginar hipóteses face a um fenómeno ou evento;
- conceber situações onde determinado conhecimento possa ser aplicado;
- imaginar alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
- criar um objeto, bidimensional ou tridimensional, face a um desafio;
- analisar obras de arte com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
- fazer predições;
- usar modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo,escultura, pintura, desenho, video);
- criar soluções estéticas criativas e pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:
- mobilizar o discurso (oral ou escrito) argumentativo (expressar uma tomada de posição, pensar e apresentar argumentos e contra- argumentos, rebater os contra-argumentos);
- organizar debates que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análises de factos ou dados;
- discutir conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- analisar obras de arte com diferentes pontos de vista; confrontar argumentos para encontrar semelhanças, diferença;
- problematizar situações;
- analisar factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
- incentivo à procura e aprofundamento de informação;
- recolha de dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- aceitar ou argumentar pontos de vista diferentes;
- promover estratégias que induzam respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
- confrontar ideias e perspetivas distintas sobre abordagem de um dado problema e ou maneira de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, que sejam de incidência local, nacional ou global.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de síntese;
- tarefas de planificação, de revisão e de monitorização;
- registo seletivo;
- organização (por exemplo, construção de sumários, registos de observações, relatórios de visitas segundo critérios e objetivos);
- elaboração de portefólio físico ou digital;
- promoção do estudo autónomo com o apoio do professor, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização /atividades de entreajuda;
- posicionar-se perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Comunicar, utilizando discursos multimodais recorrendo a técnicas variadas;
Interpretar a multiplicidade de respostas das artes visuais na contemporaneidade;
Interpretar vivências de modo a construir narrativas que se podem concretizar nas variadas áreas da produção artística contemporânea;
Refletir sobre vivências que tenham tido mostras de arte.
Manipular com intencionalidade os diferentes processos artísticos;
Dominar as diferentes fases metodológicas de desenvolvimento de um projeto, nas diversas áreas em estudo;
Intervencionar criticamente, no âmbito da realização plástica, na comunidade em que está inserido;
Transformar os conhecimentos adquiridos nos seus trabalhos de um modo pessoal;
Elaborar discursos visuais informados e criativos utilizando metodologias de trabalho faseadas;
Romper limites para imaginar novas soluções;
Experimentar materiais, técnicas e suportes com persistência;
Concretizar projetos artísticos temáticos individuais e de grupo partindo do desenho;
Dinamizar intervenções artísticas colaborativas no âmbito da cidadania e da sustentabilidade pessoal, social e ambiental;
Apresentar publicamente um portefólio de produto em forma digital e física;
Organizar exposições com os projetos e produções multidisciplinares.