Literaturas de Língua Portuguesa

Literaturas de Língua Portuguesa
12.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

Literaturas de Língua Portuguesa é uma disciplina especificamente orientada para o aprofundamento de aprendizagens relacionadas com a educação literária. Visa promover o conhecimento do património literário em língua portuguesa e educar o gosto literário, aprofundando hábitos de leitura. Para tal, preconiza-se não só o alargamento e a especificação de critérios de apreciação literária, mas também a promoção da leitura autónoma e crítica. São ainda finalidades desta disciplina o desenvolvimento de valores pessoais e interpessoais de natureza sociocultural e a promoção da educação para a cidadania, pelo contacto com tradições literárias diferentes da portuguesa.

Na literatura reside o encontro com o Outro e com a aventura coletiva que é o viver humano. O aprofundamento de uma educação literária que se amplifica aos escritores que produzem obras literárias em língua portuguesa abre espaço para o desenvolvimento de pensamento crítico e de pensamento criativo, de sensibilidade estética, de convocação de conhecimentos interdisciplinares e transversais, de entendimento do mundo, de conhecimento enciclopédico, de relação interartística e intercultural, num percurso de formação integral enquanto indivíduo e cidadão, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
LEITURA LITERÁRIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Realizar leitura crítica e autónoma;

Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa, com base em inferências;

Reconhecer a organização interna e externa do texto;

Reconhecer tema(s), ideias principais, pontos de vista;

Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto;

Refletir sobre a língua portuguesa como veículo de expressões artísticas;

Reconhecer os contributos da língua portuguesa para a reflexão e ação culturais;

Identificar os contributos da língua portuguesa para a ação e intervenção cívicas;

Contextualizar obras literárias de língua portuguesa de vários géneros e modos literários (lírico, dramático e narrativo) atendendo aos diversos paradigmas nacionais;

Conhecer as características de obras literárias de, pelo menos, cinco países de língua portuguesa, de entre:

  • Angola – as periferias urbanas, suas metamorfoses e lições de resistência; os mundos da literatura de transmissão oral; os rituais de vida, amor e morte e sua dimensão exemplar;
  • Brasil - os retratos da infância; os heróis sertanejos itinerantes e complexos; os microcosmos regionais;
  • Cabo Verde - as histórias de meninos nas ilhas; o preço da insularidade e a emigração; a realidade urbana e as marcas do desenvolvimento;
  • Guiné-Bissau - as narrativas de transmissão oral; literatura e outras artes: modalidades de preservação das memórias coletivas;
  • Moçambique - os olhares dos escritores sobre o Índico; literatura e recuperação da História
  • S. Tomé e Príncipe - autores impulsionadores da ideia de África como exemplo para o Mundo; os fenómenos culturais e literários associados ao teatro coletivo e de rua;
  • Timor-Leste - literatura e fundação da nação independente; matrizes da oralidade, suas dimensões exemplares e morigeradoras.

Valorizar a diversidade cultural, de vivências e de mundivisões presentes nos textos.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • leitura e interpretação de texto;
  • leitura analítica e crítica;
  • análise de intertextualidades;
  • leitura comparativa;
  • pesquisa histórica;
  • pesquisa sobre temas da História das Artes Visuais;
  • trabalho de projeto.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Criativo (A, C, D)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
ESCRITA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Relacionar textos literários com outros (literários ou não) e com outras manifestações estéticas.

Utilizar de modo sistemático as fases de pesquisa, planificação, redação, revisão e publicação, em diferentes suportes.

Escrever e partilhar textos, cumprindo os requisitos do trabalho intelectual.

Utilizar procedimentos adequados ao registo e ao tratamento da informação.

Retirar, intencionalmente, informação relevante de um texto.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam escrita para apropriação de técnicas e modelos, como:

  • textos predominantemente expositivos sobre temas estudados;
  • textos predominantemente argumentativos;
  • comentários literários.

Promover estratégias que impliquem escrita para registos e tomada de notas associados a:

  • análise de relações intertextuais e interartísticas;
  • análise da atualidade das obras lidas;
  • sistematização de diferenças e semelhanças entre culturas.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Criativo (A, C, D)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Organizador
ORALIDADE
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Refletir sobre a língua portuguesa na sua diversidade.

Estabelecer relações entre a língua portuguesa e as outras línguas.

Produzir textos orais em situações formais de comunicação.

Debater, de forma sustentada, oralmente, pontos de vista, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.

Utilizar elementos linguísticos adequados à metalinguagem para interpretar textos lidos.

Refletir, sob o ponto de vista estético e literário, sobre experiências de leitura.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • dramatização de textos produzidos ou estudados;
  • exposições orais;
  • debates sobre temas da literatura;
  • palestras orientadas a partir da análise de testemunhos culturais em suportes diversos, relacionadas com as obras em estudo.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Criativo (A, C, D)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)