Literaturas de Língua Portuguesa é uma disciplina especificamente orientada para o aprofundamento de aprendizagens relacionadas com a educação literária. Visa promover o conhecimento do património literário em língua portuguesa e educar o gosto literário, aprofundando hábitos de leitura. Para tal, preconiza-se não só o alargamento e a especificação de critérios de apreciação literária, mas também a promoção da leitura autónoma e crítica. São ainda finalidades desta disciplina o desenvolvimento de valores pessoais e interpessoais de natureza sociocultural e a promoção da educação para a cidadania, pelo contacto com tradições literárias diferentes da portuguesa.
Na literatura reside o encontro com o Outro e com a aventura coletiva que é o viver humano. O aprofundamento de uma educação literária que se amplifica aos escritores que produzem obras literárias em língua portuguesa abre espaço para o desenvolvimento de pensamento crítico e de pensamento criativo, de sensibilidade estética, de convocação de conhecimentos interdisciplinares e transversais, de entendimento do mundo, de conhecimento enciclopédico, de relação interartística e intercultural, num percurso de formação integral enquanto indivíduo e cidadão, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Realizar leitura crítica e autónoma;
Interpretar o sentido global do texto e a intencionalidade comunicativa, com base em inferências;
Reconhecer a organização interna e externa do texto;
Reconhecer tema(s), ideias principais, pontos de vista;
Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto;
Refletir sobre a língua portuguesa como veículo de expressões artísticas;
Reconhecer os contributos da língua portuguesa para a reflexão e ação culturais;
Identificar os contributos da língua portuguesa para a ação e intervenção cívicas;
Contextualizar obras literárias de língua portuguesa de vários géneros e modos literários (lírico, dramático e narrativo) atendendo aos diversos paradigmas nacionais;
Conhecer as características de obras literárias de, pelo menos, cinco países de língua portuguesa, de entre:
- Angola – as periferias urbanas, suas metamorfoses e lições de resistência; os mundos da literatura de transmissão oral; os rituais de vida, amor e morte e sua dimensão exemplar;
- Brasil - os retratos da infância; os heróis sertanejos itinerantes e complexos; os microcosmos regionais;
- Cabo Verde - as histórias de meninos nas ilhas; o preço da insularidade e a emigração; a realidade urbana e as marcas do desenvolvimento;
- Guiné-Bissau - as narrativas de transmissão oral; literatura e outras artes: modalidades de preservação das memórias coletivas;
- Moçambique - os olhares dos escritores sobre o Índico; literatura e recuperação da História
- S. Tomé e Príncipe - autores impulsionadores da ideia de África como exemplo para o Mundo; os fenómenos culturais e literários associados ao teatro coletivo e de rua;
- Timor-Leste - literatura e fundação da nação independente; matrizes da oralidade, suas dimensões exemplares e morigeradoras.
Valorizar a diversidade cultural, de vivências e de mundivisões presentes nos textos.
Promover estratégias que envolvam:
- leitura e interpretação de texto;
- leitura analítica e crítica;
- análise de intertextualidades;
- leitura comparativa;
- pesquisa histórica;
- pesquisa sobre temas da História das Artes Visuais;
- trabalho de projeto.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)
Criativo (A, C, D)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Relacionar textos literários com outros (literários ou não) e com outras manifestações estéticas.
Utilizar de modo sistemático as fases de pesquisa, planificação, redação, revisão e publicação, em diferentes suportes.
Escrever e partilhar textos, cumprindo os requisitos do trabalho intelectual.
Utilizar procedimentos adequados ao registo e ao tratamento da informação.
Retirar, intencionalmente, informação relevante de um texto.
Promover estratégias que envolvam escrita para apropriação de técnicas e modelos, como:
- textos predominantemente expositivos sobre temas estudados;
- textos predominantemente argumentativos;
- comentários literários.
Promover estratégias que impliquem escrita para registos e tomada de notas associados a:
- análise de relações intertextuais e interartísticas;
- análise da atualidade das obras lidas;
- sistematização de diferenças e semelhanças entre culturas.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)
Criativo (A, C, D)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Refletir sobre a língua portuguesa na sua diversidade.
Estabelecer relações entre a língua portuguesa e as outras línguas.
Produzir textos orais em situações formais de comunicação.
Debater, de forma sustentada, oralmente, pontos de vista, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.
Utilizar elementos linguísticos adequados à metalinguagem para interpretar textos lidos.
Refletir, sob o ponto de vista estético e literário, sobre experiências de leitura.
Promover estratégias que envolvam:
- dramatização de textos produzidos ou estudados;
- exposições orais;
- debates sobre temas da literatura;
- palestras orientadas a partir da análise de testemunhos culturais em suportes diversos, relacionadas com as obras em estudo.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)
Criativo (A, C, D)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)