O papel da literatura é determinante na formação dos alunos, na vertente da experiência estética e na do crescimento pessoal e interpessoal. A disciplina de Literatura Portuguesa proporciona o desenvolvimento e aprofundamento da competência literária adquirida na formação geral, em Português, favorecendo um envolvimento informado e pessoal dos alunos com o texto literário, em geral, e português, em particular.
Fazem parte das finalidades desta disciplina o fortalecimento dos hábitos de leitura de obras de reconhecido mérito da Literatura Portuguesa, a promoção da leitura autónoma e crítica, a formação de leitores com critérios de apreciação literária consistentes, a reflexão acerca do papel de cada indivíduo como cidadão integrado numa determinada comunidade mas que se relaciona de modo construtivo com outras pessoas de outras culturas, através do contacto com tradições literárias diferentes da portuguesa, o desenvolvimento da criatividade, através da sensibilização estética e artística.
Em anexo, encontra-se o quadro de referências literárias para o ano inicial de Literatura Portuguesa.
Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto.
Demonstrar a organização interna e externa do texto.
Explicitar tema(s), ideias principais, pontos de vista.
Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto.
Reconhecer características estéticas e formais de obras e autores de diferentes épocas e géneros: lírica galego-portuguesa; Livros de Linhagens, crónicas de Fernão Lopes; lírica camoniana; Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro; Peregrinação, de Fernando Mendes Pinto; teatro de António José da Silva; poesia de Boacage.
Contextualizar textos literários de vários géneros e autores.
Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre as características de textos literários de diferentes géneros.
Compreender o significado das influências sociais e históricas sobre a escrita e o leitor.
Comparar textos da mesma época e de épocas diferentes em função de temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.
Relacionar a literatura com outras formas de arte e outros produtos culturais da atualidade, descobrindo a especificidade da experiência estética e da fruição individual que dela decorrem.
Compreender a literatura nas suas dimensões social, cultural, pessoal e ética.
Desenvolver um projeto individual de leitura.
Exercícios de leitura expressiva.
Leitura e interpretação de texto.
Leitura analítica e crítica.
Análise de intertextualidades.
Leitura comparativa.
Pesquisa histórica.
Pesquisa sobre temas da História das Artes Visuais.
Trabalho de projeto.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Planificar o texto, selecionando informação relevante para a sua adequação à situação comunicativa e aos objetivos da escrita.
Organizar, por escrito, informação relevante para a produção de texto, através de procedimentos adequados ao registo e ao tratamento da informação.
Escrever textos com marcas específicas dos vários géneros, apreendidos na leitura e no contexto escolar, vocacionados para a elaboração de conhecimentos e análise crítica (resumos, resenhas, comentários).
Produzir textos críticos com base na comparação de obras lidas com outros textos (literários ou não) e com outras manifestações estéticas.
Produzir textos que reflitam um ponto de vista estético e literário sobre as obras lidas com base na experiência de leitura crítica.
Adequar, em tarefas de produção escrita, efeitos estéticos e retóricos à intenção e ao destinatário ou público-leitor.
Respeitar os requisitos do trabalho intelectual na produção e divulgação de textos.
Escrita expressiva e lúdica.
Escrita para apropriação de técnicas e modelos.
Relatórios de leitura.
Diários de leitura.
Resumos.
Comentários.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Participar de forma segura e autónoma em situações de comunicação oral, exprimindo reações e pontos de vista sobre leituras realizadas.
Produzir textos orais em situações formais de comunicação (exposições orais, intervenções em debates e em diálogos argumentativos) com respeito pelas características do género em causa e pelos princípios de cooperação e cortesia.
Utilizar metalinguagem adequada à interpretação e análise do texto.
Partilhar experiências de leitura sob o ponto de vista estético e literário.
Exposições orais.
Debates sobre temas da literatura.
Mesas redondas.
Tertúlias.
Palestras.
Exposições orais orientadas, a partir de documentários e filmes relacionados com as obras em estudo.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Módulo inicial
A. Aferição de competências essenciais
B. Projeto Individual de Leitura
- Seleção das obras
- Discussão de estratégias
- Definição dos métodos de trabalho
- Apresentação dos critérios de avaliação
- Calendarização
Módulo 1 – Poesia e prosa medievais
Poesia
Lírica e sátira galego-portuguesas
Prosa
Livros de Linhagens (um excerto)
Fernão Lopes – Crónica de El-rei D.Pedro (excertos) OU Crónica de El-rei D.João I (excertos) (ciclos de capítulos com coerência narrativa)
Módulo 2 – Do Renascimento ao Pré-Romantismo (O(s) docente/discentes seleciona(m) 4 itens, sendo um deles obrigatoriamente a poesia camoniana)
Poesia
Camões – redondilhas, sonetos, uma canção
Bocage – poemas
Texto de teatro
Gil Vicente – Inês Pereira OU Lusitânia ou Dom Duardos * (tradução de Mário Barradas e Margarida Vieira Mendes, 1996, Ed.Cotovia)
António José da Silva – Guerras do Alecrim e Mangerona
Prosa
Bernardim Ribeiro – Menina e Moça (excertos)
Fernão Mendes Pinto – Peregrinação (excertos)
Padre António Vieira – Sermão da Sexagésima (excertos)