Literatura Portuguesa

Literatura Portuguesa
11.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

O papel da literatura é determinante na formação dos alunos, na vertente da experiência estética e na do crescimento pessoal e interpessoal. A disciplina de Literatura Portuguesa proporciona o desenvolvimento e aprofundamento da competência literária adquirida na formação geral, em Português, favorecendo um envolvimento informado e pessoal dos alunos com o texto literário, em geral, e português, em particular.

Fazem parte das finalidades desta disciplina o fortalecimento dos hábitos de leitura de obras de reconhecido mérito da Literatura Portuguesa, a promoção da leitura autónoma e crítica, a formação de leitores com critérios de apreciação literária consistentes, a reflexão acerca do papel de cada indivíduo como cidadão integrado numa determinada comunidade mas que se relaciona de modo construtivo com outras pessoas de outras culturas, através do contacto com tradições literárias diferentes da portuguesa, o desenvolvimento da criatividade, através da sensibilização estética e artística.

Em anexo, encontra-se o quadro de referências literárias para o ano inicial de Literatura Portuguesa.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
LEITURA LITERÁRIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto.

Demonstrar a organização interna e externa do texto.

Explicitar tema(s), ideias principais e pontos de vista.

Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto.

Reconhecer características estéticas e formais de obras e autores de diferentes épocas e géneros: do Romantismo, do Realismo, do Simbolismo, do Orpheu e da Contemporaneidade.

Contextualizar textos literários de vários géneros e autores.

Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre as características de textos literários de diferentes géneros.

Comparar textos da mesma época e de épocas diferentes em função de temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.

Compreender o significado das influências sociais e históricas sobre a escrita e o leitor.

Relacionar a literatura com outras formas de arte e outros produtos culturais da atualidade, descobrindo a especificidade da experiência estética e da fruição individual que dela decorrem.

Compreender a literatura nas suas dimensões social, cultural, pessoal e ética.

Desenvolver um projeto individual de leitura.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Leitura e interpretação de texto.

Leitura analítica e crítica.

Análise de intertextualidade.

Leitura comparativa

Pesquisa histórica.

Pesquisa sobre temas da História das Artes Visuais.

Trabalho de projeto.

Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Organizador
ESCRITA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Produzir textos críticos com base na comparação de obras lidas com outros textos (literários ou não) e com outras manifestações estéticas.

Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros, apreendidos na leitura e no contexto escolar, com efeitos estéticos e retóricos adequados à intenção e ao destinatário ou público-leitor.

Escrever e partilhar textos, cumprindo os requisitos do trabalho intelectual. Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto.

Identificar textos de inegável interesse literário, ao nível da receção e ao nível da produção. Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos.

Comparar textos da mesma época e de diferentes épocas, em função de temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Escrita expressiva e lúdica.

Escrita para apropriação de técnicas e modelos.

Relatórios de leitura.

Diários de leitura

Resumos.

Comentários.

Descritores do Perfil dos alunos

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Organizador
ORALIDADE
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Elaborar e desenvolver juízos críticos, com propriedade e correção, sobre textos literários.

Participar de forma segura e autónoma em situações de comunicação oral, exprimindo reações e pontos de vista sobre leituras realizadas.

Produzir textos orais em situações formais de comunicação (exposições orais, intervenções em debates e em diálogos argumentativos), com respeito pelas características do género em causa e pelos princípios de cooperação e cortesia.

Estabelecer oralmente nexos entre diversos textos e autores diferentes.

Utilizar elementos linguísticos adequados à metalinguagem para interpretar textos lidos.

Refletir sobre experiências de leitura sob o ponto de vista estético e literário.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Exposições orais.

Exercícios de leitura expressiva.

Debates sobre temas da literatura.

Mesas redondas.

Tertúlias.

Palestras.

Descritores do Perfil dos alunos

Comunicador (A, B, D, E, H)

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Anexos

Módulo 1 – Romantismo, Realismo e Simbolismo (Das sugestões apresentadas devem selecionar-se três.)

Poesia

Antologia dos seguintes autores: Almeida Garrett, Antero de Quental, Cesário Verde, António Nobre, Camilo Pessanha.

Texto de teatro

Almeida Garrett – Um Auto de Gil Vicente ou O Alfageme de Santarém

Prosa

Alexandre Herculano – Eurico, o Presbítero ou Lendas e Narrativas

Camilo Castelo Branco – A Queda de um Anjo ou Amor de Perdição ou Novelas do Minho

Eça de Queirós – A Ilustre Casa de Ramires ou O Primo Basílio ou A Relíquia ou Os Maias

Módulo 2 – De Orpheu à Contemporaneidade
(Das sugestões apresentadas devem selecionar-se três, devendo ser escolhido um texto de teatro e outro de prosa.)

Poesia (Das sugestões apresentadas deve constituir-se uma antologia de quatro ou cinco poetas, ao critério do professor e alunos.)

Alexandre O’Neill, António Gedeão, António Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, David Mourão-Ferreira, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Herberto Helder, Jorge de Sena, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre, Mário de Sá-Carneiro, Ruy Belo, Sophia de Mello Breyner Andresen, Vitorino Nemésio.

Texto de teatro

Raul Brandão – O Gebo e a Sombra ou O Doido e a Morte

José Cardoso Pires – O Render dos Heróis

Prosa – O(s) docente/discentes seleciona(m) uma obra das que são a seguir indicadas

Agustina Bessa Luís – A Sibila ou Contos Amarantinos

Aquilino Ribeiro – O Malhadinhas ou Andam Faunos pelos Bosques

Carlos de Oliveira – Uma Abelha na Chuva

Irene Lisboa – Solidão ou Solidão II (excertos); Voltar atrás para quê?

Jorge de Sena – Sinais de Fogo ou Os Grão-Capitães

José Saramago – A Jangada de Pedra

Miguel Torga – Diário (excertos)

Vergílio Ferreira – Aparição ou Manhã Submersa; Conta Corrente (excertos)

Vitorino Nemésio – Mau Tempo no Canal