Latim B

Latim B
12.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

A disciplina de Latim B dá destaque aos temas de cultura e de literatura, tendo em conta os conhecimentos já adquiridos na disciplina de Latim A. Partindo de um tema aglutinador – O homem romano - o sentimento de si e do mundo – centra-se, essencialmente, no século de Augusto, pondo em evidência uma época que marca o Império Romano e que deixou as suas influências para além dele, em toda a cultura ocidental. O estudo tem por base os textos dos grandes autores do século I, Virgílio e Horácio, sem prejuízo de outros, no contributo que deixaram para a compreensão de uma época e de uma literatura.

O aluno tem, assim, oportunidade de ler e analisar os textos dos melhores autores clássicos, refletindo sobre os ideais transmitidos, e de interpretar os principais valores dos romanos e a sua atualidade. Toma contacto com a influência grega, da filosofia à história e à literatura, que, através dos autores latinos, chegou até nós e influenciou a literatura de todos os tempos. Tudo isto feito sempre numa relação com a literatura portuguesa e os seus autores.

No que respeita ao estudo da língua latina, é aprofundado com algumas particularidades gramaticais e a consolidação dos conhecimentos anteriormente adquiridos.

Esta disciplina impõe-se, assim, como uma disciplina de grande impacto na formação do aluno, pois desenvolve aptidões que lhe permitem a aplicação dos conhecimentos da língua e da cultura latinas, bem como competências, pessoais e socioculturais, quer ao nível linguístico (alargamento do léxico, aperfeiçoamento da estruturação do discurso em língua materna), quer ao nível literário e cultural (apreciação estética, relacionamento das várias artes), quer ainda ao nível das competências pessoais e comportamentais, pois desenvolve as capacidades de observação, de análise e de síntese, o relacionamento e a partilha de saberes, sendo uma disciplina com um potencial inigualável para o enriquecimento pessoal e o desenvolvimento de valores humanos. Contribui, portanto, para a consolidação de um perfil informado, humanista e criativo, para o desenvolvimento do pensamento crítico que se pretende, em harmonia com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Civilização e Cultura
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreender e interpretar o século de Augusto nas suas diversas manifestações:

  • a Pax Romana;
  • a glorificação do Imperador e do Império através:
    • da arquitetura;
    • da escultura;
    • da literatura;
    • dos espetáculos – os Jogos Seculares.

Interpretar as obras de arte na sua relação com a época e os valores que pretendem transmitir.

Relacionar as várias manifestações artísticas com as intenções culturais e politicas.

Reconhecer nos textos literários dos autores romanos a influência da filosofia grega.

Conhecer e interpretar os valores romanos:

  • uirtus;
  • pietas;
  • fides;
  • gloria;
  • humanitas.

Refletir sobre a perenidade dos valores humanísticos.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos
  • Investigação sobre as áreas da arte e da cultura, em geral, com organização de fichas- síntese, de ilustrações e de confrontos entre o passado e o presente;
  • Análise crítica de textos literários, identificando os valores culturais e epocais (do presente e do passado);
  • Recolha de informação e seu tratamento em suportes diversos;
  • Comunicação, em turma, dos pesquisas/estudos realizados;
  • Trabalhos individuais e em grupo;
  • Resolução de fichas/atividades que exijam a aplicação dos estudos feitos;
  • Reflexão e estudo individual de textos;
  • Utilização de meios auxiliares (gramáticas, dicionários, pesquisas na internet,etc.) para a resolução de problemas linguísticos e culturais relacionados com os textos em estudo.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Criativo (A, C, D)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador(C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H, J)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
A Língua e o Texto
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer a morfologia e a sintaxe no que respeita a:

  • - particularidades da flexão dos nomes (declinação
  • de Iuppiter e nomes de origem grega);
  • - formas de comparativos e superlativos dos adjetivos
  • terminados em -dicus, -ficus e –uolus;
  • - o reforço do superlativo – relação com o português;
  • - pronomes/determinantes nullus, nemo e nihil;
  • - os advérbios relativos ubi, quo, unde, qua;
  • - flexão verbal:
  • - modo imperativo: particularidades dos verbos dicere, ducere, facere, ferre;
  • o gerúndio*;
  • o gerundivo*;
  • a conjugação perifrástica*;
  • emprego do gerúndio e do gerundivo*;
  • orações condicionais.

(*conteúdos que não foram incluídos nas AE de 11.º ano) Conhecer textos de obras significativas da literatura latina.

Refletir sobre vários tipos de texto da literatura latina, em prosa ou em verso, nas dimensões linguística, histórico- cultural e literária.

Traduzir textos latinos para português.

Identificar a influência da literatura latina na literatura portuguesa tanto no que respeita a estruturas textuais, como ao nível temático e cultural.

Analisar, criticamente, essa presença do passado nas produções literárias do presente.