Latim A

Latim A
10.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

Num perfil de base humanista em que o conhecimento é fundamental, em que o saber é valorizado, considerando, nomeadamente, que “toda a ação deve ser sustentada por um saber sólido e robusto”, formando um cidadão “capaz de pensar crítica e autonomamente” e “apto a continuar a aprendizagem ao longo da vida”, como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (pp. 13 e 15), a disciplina de Latim A desempenha um papel essencial na formação do cidadão de hoje e do futuro. Na verdade, pela sua especificidade, levando ao contacto com um passado cujos valores humanos são permanentes, à reflexão sobre a língua que obriga a uma melhor estruturação do pensamento e reforça a competência comunicativa, o Latim promove uma análise e uma reflexão que permitem o relacionamento de culturas e saberes, pontos importantes para a construção do perfil do jovem à saída da escolaridade obrigatória. Valorizando a articulação do presente com o passado, partindo da observação do mundo em que vivemos para a procura das nossas raízes histórico culturais, o estudo dos temas de cultura e civilização permite a compreensão e explicação de muito do nosso quotidiano, nos costumes, na língua, na civilização em geral.

O estudo da língua latina, sendo ainda uma iniciação, vai permitir, pela relação com o Português, uma melhor compreensão e aprendizagem da língua materna, pela reflexão a que conduz (nomeadamente na estrutura frásica e textual, no conhecimento do vocábulo e da sua especificidade semântica), contribuindo para uma competência comunicativa fundamentada, que se reflete nas diferentes áreas do saber, das línguas às ciências, da filosofia às mais variadas artes e à literatura de todos os tempos. E ainda, porque o conhecimento da língua latina ajuda a enriquecer o corpus lexical da língua portuguesa, tem repercussões em todas as atividades do aluno, escolares e extraescolares, preparando um cidadão ativo, conhecedor e linguisticamente competente.

Reduzindo à essencialidade o Programa e as Metas Curriculares em vigor, definem-se concretamente as questões de civilização e cultura e especificam-se as aprendizagens da língua, retirando o estudo exaustivo das questões gramaticais.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Civilização e Cultura
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer a presença da herança cultural da antiguidade clássica em diversos domínios da civilização ocidental.

Identificar a presença da língua latina e da cultura clássica no quotidiano:

  • em expressões de uso corrente;
  • nas marcas de diversos produtos;
  • na imprensa;
  • na publicidade.

Conhecer lendas e mitos greco-latinos.

Identificar a presença da mitologia na literatura portuguesa.

Conhecer a lenda da fundação de Roma e a sua relação com a história e a localização estratégica da cidade.

Conhecer a história dos primeiros tempos de Roma:

  • os reis e os feitos atribuídos a cada reinado;
  • a expansão e o desenvolvimento da cidade.

Conhecer e explicitar os principais aspetos da religião romana, distinguindo:

  • o culto público e o culto privado;
  • as divindades e os seus atributos;
  • a relação entre os homens e os deuses;
  • as práticas de interpretação da vontade dos deuses.

Conhecer aspetos da vida familiar dos Romanos, no que respeita a:

  • organização da família;
  • rituais de nascimento, casamento, morte;
  • alimentação;
  • vestuário;
  • habitação.

Relacionar o presente com o passado, interpretando todo o legado civilizacional.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimentos, de informação, de espírito critico, reflexão e memorização, por exemplo:

  • recolha de informação;
  • análise e interpretação de textos;
  • exercícios de aplicação e memorização;
  • tarefas de compreensão e consolidação;
  • tarefas de síntese;
  • elaboração de esquemas;
  • observação do presente e aplicação dos conhecimentos adquiridos;
  • relacionação do presente com o passado;
  • análise de factos, debate de ideias, argumentação;
  • confronto de ideias e interpretações dos factos;
  • uso de diferentes modalidades para expressar as aprendizagens;
  • interpretação de representações artísticas;
  • trabalhos de grupo.

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimentos, de informação, reflexão, memorização e aplicação em novas situações, por exemplo:

  • reflexão sobre a relação da língua latina com outras línguas;
  • identificação das raízes comuns;
  • discussão sobre a identidade europeia;
  • relacionação da história contemporânea com a Antiguidade;
  • confronto de diferentes culturas;
  • questionamento linguístico, com base nas raízes da língua;
  • organização e estrutura de textos;
  • crítica fundamentada de textos de diversos tipos;
  • autonomia no estudo e resolução de problemas.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I)

Criativo (A, C, D)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, I)

Comunicador (A, B, D, E, H, J)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
A língua e o texto
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Ler textos latinos de acordo com a pronúncia clássica, aplicando as regras de acentuação e de quantidade vocálica e silábica.

Conhecer a morfologia, no que se refere a:

  • nomes (as cinco declinações);
  • adjetivos; graus dos adjetivos (os regulares e os irregulares bonus, malus, magnus e paruus);
  • pronomes/determinantes: o possessivo; o demonstrativo is, ea, id; o relativo, e o interrogativo;
  • os pronomes pessoais;
  • os numerais cardinais e ordinais;
  • o verbo, identificando radical, tema, característica e desinência:
    • a flexão verbal: infectum e perfectum;
    • modo indicativo, imperativo (presente) e infinitivo (presente);
    • voz ativa e voz passiva;
    • particípio presente; supino; particípio perfeito;
    • as quatro conjugações temáticas;
    • o verbo esse e seus derivados (possum, desum, absum, prosum).
  • advérbios : de tempo, de lugar, de modo, de negação, interrogativo e relativo;
  • partículas interrogativas : -ne, num e nonne;
  • preposições : in, a/ab, e/ex, de, cum, per, inter;
  • conjunções : coordenativas (copulativas e adversativas); subordinativas (temporais e causais).

Relacionar a morfologia e a sintaxe, na análise textual e frásica, identificando:

  • os constituintes da frase;
  • orações coordenadas copulativas e adversativas;
  • orações subordinadas adjetivas relativas;
  • orações subordinadas circunstanciais temporais e causais.

Adquirir um corpus lexical que permita compreender o sentido global de um texto latino de dificuldade média.

Compreender e interpretar frases e textos latinos, aplicando os conhecimentos de língua e de cultura.

Traduzir um texto latino para português, obedecendo à estrutura de uma e outra língua.

Relacionar a língua latina com a língua portuguesa, nomeadamente em questões de etimologia e de evolução fonética e semântica.