Num perfil de base humanista em que o conhecimento é fundamental, em que o saber é valorizado, considerando, nomeadamente, que “toda a ação deve ser sustentada por um saber sólido e robusto”, formando um cidadão “capaz de pensar crítica e autonomamente” e “apto a continuar a aprendizagem ao longo da vida”, como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (pp. 13 e 15), a disciplina de Latim A desempenha um papel essencial na formação do cidadão de hoje e do futuro. Na verdade, pela sua especificidade, levando ao contacto com um passado cujos valores humanos são permanentes, à reflexão sobre a língua que obriga a uma melhor estruturação do pensamento e reforça a competência comunicativa, o Latim promove uma análise e uma reflexão que permitem o relacionamento de culturas e saberes, pontos importantes para a construção do perfil do jovem à saída da escolaridade obrigatória. Valorizando a articulação do presente com o passado, partindo da observação do mundo em que vivemos para a procura das nossas raízes histórico culturais, o estudo dos temas de cultura e civilização permite a compreensão e explicação de muito do nosso quotidiano, nos costumes, na língua, na civilização em geral.
O estudo da língua latina, sendo ainda uma iniciação, vai permitir, pela relação com o Português, uma melhor compreensão e aprendizagem da língua materna, pela reflexão a que conduz (nomeadamente na estrutura frásica e textual, no conhecimento do vocábulo e da sua especificidade semântica), contribuindo para uma competência comunicativa fundamentada, que se reflete nas diferentes áreas do saber, das línguas às ciências, da filosofia às mais variadas artes e à literatura de todos os tempos. E ainda, porque o conhecimento da língua latina ajuda a enriquecer o corpus lexical da língua portuguesa, tem repercussões em todas as atividades do aluno, escolares e extraescolares, preparando um cidadão ativo, conhecedor e linguisticamente competente.
Reduzindo à essencialidade o Programa e as Metas Curriculares em vigor, definem-se concretamente as questões de civilização e cultura e especificam-se as aprendizagens da língua, retirando o estudo exaustivo das questões gramaticais.
Reconhecer a presença da herança cultural da antiguidade clássica em diversos domínios da civilização ocidental.
Identificar a presença da língua latina e da cultura clássica no quotidiano:
- em expressões de uso corrente;
- nas marcas de diversos produtos;
- na imprensa;
- na publicidade.
Conhecer lendas e mitos greco-latinos.
Identificar a presença da mitologia na literatura portuguesa.
Conhecer a lenda da fundação de Roma e a sua relação com a história e a localização estratégica da cidade.
Conhecer a história dos primeiros tempos de Roma:
- os reis e os feitos atribuídos a cada reinado;
- a expansão e o desenvolvimento da cidade.
Conhecer e explicitar os principais aspetos da religião romana, distinguindo:
- o culto público e o culto privado;
- as divindades e os seus atributos;
- a relação entre os homens e os deuses;
- as práticas de interpretação da vontade dos deuses.
Conhecer aspetos da vida familiar dos Romanos, no que respeita a:
- organização da família;
- rituais de nascimento, casamento, morte;
- alimentação;
- vestuário;
- habitação.
Relacionar o presente com o passado, interpretando todo o legado civilizacional.
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimentos, de informação, de espírito critico, reflexão e memorização, por exemplo:
- recolha de informação;
- análise e interpretação de textos;
- exercícios de aplicação e memorização;
- tarefas de compreensão e consolidação;
- tarefas de síntese;
- elaboração de esquemas;
- observação do presente e aplicação dos conhecimentos adquiridos;
- relacionação do presente com o passado;
- análise de factos, debate de ideias, argumentação;
- confronto de ideias e interpretações dos factos;
- uso de diferentes modalidades para expressar as aprendizagens;
- interpretação de representações artísticas;
- trabalhos de grupo.
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimentos, de informação, reflexão, memorização e aplicação em novas situações, por exemplo:
- reflexão sobre a relação da língua latina com outras línguas;
- identificação das raízes comuns;
- discussão sobre a identidade europeia;
- relacionação da história contemporânea com a Antiguidade;
- confronto de diferentes culturas;
- questionamento linguístico, com base nas raízes da língua;
- organização e estrutura de textos;
- crítica fundamentada de textos de diversos tipos;
- autonomia no estudo e resolução de problemas.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I)
Criativo (A, C, D)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)
Questionador (A, F, I)
Comunicador (A, B, D, E, H, J)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Ler textos latinos de acordo com a pronúncia clássica, aplicando as regras de acentuação e de quantidade vocálica e silábica.
Conhecer a morfologia, no que se refere a:
- nomes (as cinco declinações);
- adjetivos; graus dos adjetivos (os regulares e os irregulares bonus, malus, magnus e paruus);
- pronomes/determinantes: o possessivo; o demonstrativo is, ea, id; o relativo, e o interrogativo;
- os pronomes pessoais;
- os numerais cardinais e ordinais;
- o verbo, identificando radical, tema, característica e desinência:
- a flexão verbal: infectum e perfectum;
- modo indicativo, imperativo (presente) e infinitivo (presente);
- voz ativa e voz passiva;
- particípio presente; supino; particípio perfeito;
- as quatro conjugações temáticas;
- o verbo esse e seus derivados (possum, desum, absum, prosum).
- advérbios : de tempo, de lugar, de modo, de negação, interrogativo e relativo;
- partículas interrogativas : -ne, num e nonne;
- preposições : in, a/ab, e/ex, de, cum, per, inter;
- conjunções : coordenativas (copulativas e adversativas); subordinativas (temporais e causais).
Relacionar a morfologia e a sintaxe, na análise textual e frásica, identificando:
- os constituintes da frase;
- orações coordenadas copulativas e adversativas;
- orações subordinadas adjetivas relativas;
- orações subordinadas circunstanciais temporais e causais.
Adquirir um corpus lexical que permita compreender o sentido global de um texto latino de dificuldade média.
Compreender e interpretar frases e textos latinos, aplicando os conhecimentos de língua e de cultura.
Traduzir um texto latino para português, obedecendo à estrutura de uma e outra língua.
Relacionar a língua latina com a língua portuguesa, nomeadamente em questões de etimologia e de evolução fonética e semântica.