A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.
As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.
Em relação ao Inglês do 8.º ano (B1), o aluno deve ser capaz de: compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são do seu conhecimento (temas abordados na escola e nos momentos de lazer, etc.); lidar com algumas situações que lhe são familiares; produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos correntes ou de interesse pessoal; descrever experiências e eventos, sonhos e ambições, bem como expor, de forma breve, justificações para uma opinião ou um projeto (adaptado de QECR, Escala Global, Nível B1: Utilizador Independente; Conselho
da Europa, 2001).
As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:
1.º CEB | |
3.º ano de escolaridade | A1 |
4.º ano de escolaridade | A1 |
2.º CEB | |
5.º ano de escolaridade | A1.1/A1.2 |
6.º ano de escolaridade | A2 |
3.º CEB | |
7.º ano de escolaridade | A2.1/A2.2 |
8.º ano de escolaridade | B1 |
9.º ano de escolaridade | B1/B1.1 |
Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas; serviços; planos para o futuro; hábitos e rotinas; tipos de habitação; eventos escolares e festividades.
Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- rigor, articulação e uso progressivamente consistente de conhecimentos;
- seleção de informação pertinente;
- organização sistematizada da leitura e do estudo progressivamente autónomo;
- análise de factos e situações, identificando os seus elementos ou dados;
- tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas à compreensão e ao uso do saber;
- relações intradisciplinares e interdisciplinares.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- na formulação de hipóteses face a uma situação ou evento;
- na criação de situações nas quais um conhecimento determinado possa ser aplicado;
- na proposta de alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
- na elaboração de um texto ou apresentação de uma solução face a um desafio;
- na análise de textos em suportes variados com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
- no uso de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens, esquemas, gráficos);
- na criação de soluções estéticas criativas e pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:
- na mobilização do discurso (oral e escrito) argumentativo simples;
- na organização de debates simples;
- na discussão de conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- na análise de textos com diferentes pontos de vista;
- no confronto de argumentos para encontrar semelhanças e diferenças;
- na análise de factos, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
- incentivo à procura e aprofundamento de informação;
- recolha de dados e opiniões para análise simples de temáticas em estudo.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- apresentação, aceitação e/ou negação de pontos de vista diferentes;
- estratégias que induzam respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
- confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e/ou maneira de o resolver,
tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de síntese;
- tarefas de planificação, revisão e monitorização;
- registo seletivo;
- organização de conteúdos (por exemplo, construção de sumários, registos de observações, relatórios de visitas segundo critérios e objetivos);
- promoção do estudo autónomo com o apoio do professor à sua concretização, identificando obstáculos e formas de os ultrapassar.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- questionamento de uma situação;
- elaboração de questões para os seus pares sobre conteúdos estudados;
- autoavaliação.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
- elaboração e organização de respostas;
- ações de apresentação e iniciativa.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- autoanálise;
- identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- descrição de processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
- melhoria ou aprofundamento de saberes a partir do feedback dos pares;
- reformulação do trabalho individual ou em grupo a partir do feedback do professor.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:
- colaboração com e apoio aos pares, em diversas tarefas;
- melhoria ou aprofundamento de ações a partir do feedback obtido;
- realização de e apoio a trabalhos de grupo.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- responsabilidade adequada ao que lhe for pedido;
- organização e realização tendencialmente autónoma de tarefas;
- cumprimento de compromissos e contratualização de tarefas;
- apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação.
Promover estratégias que induzam:
- ações de solidariedade para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
- posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Conhecedor/ sabedor/culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B,C, D, G)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro Competência (A, B, E, F, H)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro(B, E, F, G)
Compreensão oral
Seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre um tema familiar; acompanhar informações com algum pormenor.
Compreensão escrita
Compreender textos informativos sobre temas abordados no domínio intercultural (personalidades do meio artístico, o mundo dos adolescentes); reconhecer a linha geral de argumentação de um texto, mas não necessariamente de forma pormenorizada; identificar as principais conclusões em textos de opinião; ler textos adaptados de leitura extensiva.
Interação oral
Responder de forma pertinente ao discurso do interlocutor; trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente; interagir, com correção, para obter bens e serviços.
Interação escrita
Interagir de forma progressivamente mais elaborada, completando formulários, mensagens e textos.
Produção oral
Expressar-se, com correção, em situações previamente preparadas; falar sobre atividades escolares e de lazer; falar sobre o mundo dos adolescentes: hábitos e rotinas, hobbies, moda, estados emocionais, por exemplo, expressar a sua opinião; interagir, com linguagem de uso corrente, sobre assuntos do dia a dia.
Produção escrita
Produzir textos de 50 a 90 palavras, com vocabulário de uso do quotidiano; escrever ou responder a uma carta informal, email, tweet; escrever uma notícia para o jornal da escola.
Reconhecer realidades interculturais distintas
Conhecer alguns aspetos culturais de vários países de expressão inglesa; conhecer e descrever temas da atualidade; identificar problemas ambientais e soluções possíveis; descrever, de forma sumária, tradições do seu meio cultural; reconhecer a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos.
Sugestão de tópicos a serem trabalhados
Identificar personalidades do meio artístico; identificar monumentos, museus e locais de interesse a visitar; identificar hábitos alimentares saudáveis.
Comunicar eficazmente em contexto
Trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente; exprimir situações hipotéticas; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral com confiança e criatividade, à turma e/ou outros elementos da comunidade educativa; responder com segurança a perguntas colocadas, revelando uma opinião crítica devidamente fundamentada; reagir a sentimentos e atitudes do interlocutor.
Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos
Participar em atividades de pares e grupos para atingir um objetivo a curto prazo, revelando capacidade para se colocar na posição do outro; pedir e dar informações e sugestões de modo a analisar um problema sob perspetivas novas e expressar a sua opinião; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, partilhando tarefas e responsabilidades.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto
Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional; pedir e dar informações por email; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se aplicam ao contexto e experiências do quotidiano do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.
Pensar criticamente
Desenvolver a autonomia e a perseverança de forma a demonstrar atitudes mais tolerantes, reconhecendo e respeitando opiniões divergentes; ouvir ativamente, compreender o outro e refletir criticamente sobre o que foi dito, justificando as suas conclusões, associando as novas aprendizagens às anteriores.
Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto
Pesquisar para obter ideias novas; reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana, com impacto nos seus pares; desenvolver a literacia em língua inglesa, lendo textos publicitários, informativos e textos de leitura extensiva; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.
Desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem
Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais; desenvolver uma atitude ativa e confiante relativamente à aprendizagem; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa, registando e selecionando estratégias de aprendizagem eficazes para superar essas dificuldades e consolidar as aprendizagens; utilizar dicionários bilingues e monolingues (online e em suporte papel); utilizar conhecimentos prévios de língua e a sua experiência pessoal para fazer previsões de sentido e comunicar de acordo com o seu nível de ensino; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários de aprendizagem e grelhas de progressão.