Inglês

Inglês
8.º Ano
3.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.

As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.

Em relação ao Inglês do 8.º ano (B1), o aluno deve ser capaz de: compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são do seu conhecimento (temas abordados na escola e nos momentos de lazer, etc.); lidar com algumas situações que lhe são familiares; produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos correntes ou de interesse pessoal; descrever experiências e eventos, sonhos e ambições, bem como expor, de forma breve, justificações para uma opinião ou um projeto (adaptado de QECR, Escala Global, Nível B1: Utilizador Independente; Conselho
da Europa, 2001).

As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:

1.º CEB
3.º ano de escolaridade A1
4.º ano de escolaridade A1
2.º CEB
5.º ano de escolaridade A1.1/A1.2
6.º ano de escolaridade A2
3.º CEB
7.º ano de escolaridade A2.1/A2.2
8.º ano de escolaridade B1
9.º ano de escolaridade B1/B1.1

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Áreas temáticas/ situacionais
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas; serviços; planos para o futuro; hábitos e rotinas; tipos de habitação; eventos escolares e festividades.

 

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • rigor, articulação e uso progressivamente consistente de conhecimentos;
  • seleção de informação pertinente;
  • organização sistematizada da leitura e do estudo progressivamente autónomo;
  • análise de factos e situações, identificando os seus elementos ou dados;
  • tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas à compreensão e ao uso do saber;
  • relações intradisciplinares e interdisciplinares.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • na formulação de hipóteses face a uma situação ou evento;
  • na criação de situações nas quais um conhecimento determinado possa ser aplicado;
  • na proposta de alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
  • na elaboração de um texto ou apresentação de uma solução face a um desafio;
  • na análise de textos em suportes variados com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
  • no uso de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens, esquemas, gráficos);
  • na criação de soluções estéticas criativas e pessoais.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:

  • na mobilização do discurso (oral e escrito) argumentativo simples;
  • na organização de debates simples;
  • na discussão de conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
  • na análise de textos com diferentes pontos de vista;
  • no confronto de argumentos para encontrar semelhanças e diferenças;
  • na análise de factos, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
  • incentivo à procura e aprofundamento de informação;
  • recolha de dados e opiniões para análise simples de temáticas em estudo.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • apresentação, aceitação e/ou negação de pontos de vista diferentes;
  • estratégias que induzam respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
  • confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e/ou maneira de o resolver,


tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de síntese;
  • tarefas de planificação, revisão e monitorização;
  • registo seletivo;
  • organização de conteúdos (por exemplo, construção de sumários, registos de observações, relatórios de visitas segundo critérios e objetivos);
  • promoção do estudo autónomo com o apoio do professor à sua concretização, identificando obstáculos e formas de os ultrapassar.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • questionamento de uma situação;
  • elaboração de questões para os seus pares sobre conteúdos estudados;
  • autoavaliação.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
  • elaboração e organização de respostas;
  • ações de apresentação e iniciativa.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • autoanálise;
  • identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
  • descrição de processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
  • melhoria ou aprofundamento de saberes a partir do feedback dos pares;
  • reformulação do trabalho individual ou em grupo a partir do feedback do professor.

 

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:

  • colaboração com e apoio aos pares, em diversas tarefas;
  • melhoria ou aprofundamento de ações a partir do feedback obtido;
  • realização de e apoio a trabalhos de grupo.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • responsabilidade adequada ao que lhe for pedido;
  • organização e realização tendencialmente autónoma de tarefas;
  • cumprimento de compromissos e contratualização de tarefas;
  • apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação.


Promover estratégias que induzam:

  • ações de solidariedade para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
  • posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
  • disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.

 

Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/culto/ informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B,C, D, G)

Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro Competência (A, B, E, F, H)

Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro(B, E, F, G)

Organizador
Competência Comunicativa
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreensão oral

Seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre um tema familiar; acompanhar informações com algum pormenor.

Compreensão escrita

Compreender textos informativos sobre temas abordados no domínio intercultural (personalidades do meio artístico, o mundo dos adolescentes); reconhecer a linha geral de argumentação de um texto, mas não necessariamente de forma pormenorizada; identificar as principais conclusões em textos de opinião; ler textos adaptados de leitura extensiva.

Interação oral

Responder de forma pertinente ao discurso do interlocutor; trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente; interagir, com correção, para obter bens e serviços.


Interação escrita

Interagir de forma progressivamente mais elaborada, completando formulários, mensagens e textos.


Produção oral

Expressar-se, com correção, em situações previamente preparadas; falar sobre atividades escolares e de lazer; falar sobre o mundo dos adolescentes: hábitos e rotinas, hobbies, moda, estados emocionais, por exemplo, expressar a sua opinião; interagir, com linguagem de uso corrente, sobre assuntos do dia a dia.


Produção escrita

Produzir textos de 50 a 90 palavras, com vocabulário de uso do quotidiano; escrever ou responder a uma carta informal, email, tweet; escrever uma notícia para o jornal da escola.

 

Organizador
Competência Intercultural
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer realidades interculturais distintas

Conhecer alguns aspetos culturais de vários países de expressão inglesa; conhecer e descrever temas da atualidade; identificar problemas ambientais e soluções possíveis; descrever, de forma sumária, tradições do seu meio cultural; reconhecer a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos.


Sugestão de tópicos a serem trabalhados

Identificar personalidades do meio artístico; identificar monumentos, museus e locais de interesse a visitar; identificar hábitos alimentares saudáveis.

 

Organizador
Competência Estratégica
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Comunicar eficazmente em contexto

Trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente; exprimir situações hipotéticas; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral com confiança e criatividade, à turma e/ou outros elementos da comunidade educativa; responder com segurança a perguntas colocadas, revelando uma opinião crítica devidamente fundamentada; reagir a sentimentos e atitudes do interlocutor.

Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos

Participar em atividades de pares e grupos para atingir um objetivo a curto prazo, revelando capacidade para se colocar na posição do outro; pedir e dar informações e sugestões de modo a analisar um problema sob perspetivas novas e expressar a sua opinião; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, partilhando tarefas e responsabilidades.

Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto

Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional; pedir e dar informações por email; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se aplicam ao contexto e experiências do quotidiano do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.

Pensar criticamente

Desenvolver a autonomia e a perseverança de forma a demonstrar atitudes mais tolerantes, reconhecendo e respeitando opiniões divergentes; ouvir ativamente, compreender o outro e refletir criticamente sobre o que foi dito, justificando as suas conclusões, associando as novas aprendizagens às anteriores.


Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto

Pesquisar para obter ideias novas; reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana, com impacto nos seus pares; desenvolver a literacia em língua inglesa, lendo textos publicitários, informativos e textos de leitura extensiva; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.


Desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem

Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais; desenvolver uma atitude ativa e confiante relativamente à aprendizagem; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa, registando e selecionando estratégias de aprendizagem eficazes para superar essas dificuldades e consolidar as aprendizagens; utilizar dicionários bilingues e monolingues (online e em suporte papel); utilizar conhecimentos prévios de língua e a sua experiência pessoal para fazer previsões de sentido e comunicar de acordo com o seu nível de ensino; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários de aprendizagem e grelhas de progressão.