A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas.
Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.
As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.
Em relação ao Inglês do 7.º ano (A2.1/A2.2), o aluno deve ser capaz de: compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (por exemplo: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante); comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais; descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas (adaptado de QECR, Escala Global, Nível A2.1/A2.2, Utilizador Elementar; Conselho da Europa, 2001).
As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes
níveis do QECR:
1.º CEB | |
3.º ano de escolaridade | A1 |
4.º ano de escolaridade | A1 |
2.º CEB | |
5.º ano de escolaridade | A1.1/A1.2 |
6.º ano de escolaridade | A2 |
3.º CEB | |
7.º ano de escolaridade | A2.1/A2.2 |
8.º ano de escolaridade | B1 |
9.º ano de escolaridade | B1/B1.1 |
Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas; serviços; planos para o futuro; hábitos e rotinas; tipos de habitação; eventos escolares e festividades.
Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- rigor, articulação e uso progressivamente consistente de conhecimentos;
- seleção de informação pertinente;
- organização sistematizada da leitura e do estudo progressivamente autónomo;
- análise de factos e situações, identificando os seus elementos ou dados;
- tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas à compreensão e ao uso do saber;
- relações de conteúdos intradisciplinares e interdisciplinares;
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- formulação de hipóteses face a um fenómeno ou evento;
- apresentação de alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
- criação de um objeto, texto ou solução face a um desafio;
- análise de textos ou outros suportes com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
- uso de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens, esquemas);
- criação de soluções estéticas criativas e pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:
- expressão de uma tomada de posição ou de um pensamento e apresentação de argumentos e contra-argumentos;
- discussão de conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar;
- análise de textos com diferentes pontos de vista;
- confronto de argumentos para encontrar semelhanças, diferenças, consistência interna.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
- incentivo à procura e aprofundamento de informação;
- recolha de dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- aceitação de pontos de vista diferentes;
- estratégias que induzam respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
- confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e ou maneira de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de síntese;
- tarefas de planificação, de revisão e de monitorização;
- registo seletivo;
- organização de conteúdos (por exemplo, construção de sumários, registos de observações, relatórios de visitas segundo critérios e objetivos);
- promoção do estudo autónomo com o apoio do professor à sua concretização, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- questionamento de uma situação;
- organização de questões para terceiros, sobre conteúdos estudados ou a estudar;
- autoavaliação.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
- ações de resposta, apresentação e Iniciativa.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- autoanálise;
- identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- descrição de processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
- melhoria ou aprofundamento dos saberes, a partir do feedback dos pares;
- reorientação do trabalho, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:
- colaboração com os outros, apoio a terceiros em tarefas;
- melhoria ou aprofundamento de ações, a partir do feedback dispensado ;
- realização de e apoio a trabalhos de grupo.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- consciencialização de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
- organização e realização tendencialmente autónoma de tarefas;
- cumprimento de compromissos e contratualização de tarefas;
- apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação.
Promover estratégias que induzam:
- ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
- posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
- disponibilidade para o Autoaperfeiçoamento.
Conhecedor/sabedor/culto/informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B,C, D, G)
Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Compreensão oral
Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor; identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê, os intervenientes e a sequência do discurso assim como informações específicas.
Compreensão escrita
Compreender textos narrativos sobre temas abordados no domínio intercultural; identificar informação essencial em textos adaptados de jornais e revistas; ler pequenos textos adaptados de leitura extensiva.
Interação oral
Entender e trocar ideias em situações quotidianas previsíveis; iniciar, manter ou terminar uma conversa breve.
Interação escrita
Interagir de forma simples, completando formulários, mensagens e textos curtos.
Produção oral
Falar sobre os temas explorados: atividades escolares e de lazer, situações quotidianas, serviços, planos para o futuro, hábitos e rotinas; comparar tipos de habitação, eventos escolares e festividades; descrever imagens, locais, atividades e acontecimentos.
Produção escrita
Escrever sobre pessoas, objetos e rotinas; escrever diálogos com encadeamento lógico; descrever planos para o futuro.
Reconhecer realidades interculturais distintas
Conhecer, com algum pormenor, o seu meio e identidade; estabelecer comparações entre as suas vivências e as dos outros; falar sobre atividades de lazer do seu meio cultural por oposição a outras culturas, incluindo a anglo-saxónica; reconhecer, compreender e explicar exemplos concretos de atitudes de tolerância e respeito intercultural.
Sugestão de tópicos a serem trabalhados
Reconhecer a diferença entre Grã-Bretanha e Reino Unido e identificar a constituição do Reino Unido; identificar alguns estados e cidades importantes nos Estados Unidos da América e alguns países da União Europeia; comparar agregados familiares, tipos de habitação e festividades em diferentes países.
Comunicar eficazmente em contexto
Reconhecer diferentes estratégias de comunicação nas fases de planificação, realização e avaliação das atividades comunicativas e escolher a mais apropriada; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral com confiança e criatividade, à turma e/ou a outros elementos da comunidade educativa; responder com segurança e certeza a perguntas colocadas; participar em atividades de pares e grupos, revelando capacidade para se colocar na posição do outro; pedir e dar informações; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, minimizando possíveis diferenças e discordâncias.
Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos
Participar em atividades de pares e grupos para atingir um objetivo a curto prazo, revelando capacidade para secolocar na posição do outro; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, partilhando tarefas e responsabilidades.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto
Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional; pedir e dar informações por email; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto e experiências reais e quotidianas do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.
Pensar criticamente
Desenvolver a empatia com o outro de forma a adquirir atitudes mais tolerantes, reconhecendo e respeitando opiniões divergentes de modo a realizar novas aprendizagens; ouvir atentamente, compreender o outro e refletir criticamente sobre o que foi dito, dando razões para justificar as suas conclusões, associando aprendizagens novas a anteriores.
Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver
criatividade em contexto
Pesquisar novas ideias e reinterpretar ideias existentes de
modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural
e quotidiana; participar em atividades diferenciadas e de
natureza diversa; desenvolver a literacia em língua
inglesa, lendo diferentes tipos de textos e adaptações de
leitura extensiva; desenvolver e participar em projetos e
atividades interdisciplinares.
Desenvolver o aprender a aprender em contexto e
aprender a regular o processo de aprendizagem
Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais e desenvolver uma atitude ativa e confiante relativamente à aprendizagem; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa, registando as suas aquisições e dificuldades linguísticas; selecionar, com o apoio do professor, estratégias de aprendizagem eficazes para superar estas dificuldades e consolidar as aprendizagens; utilizar dicionários bilingues e monolingues (online e em suporte de papel); utilizar conhecimentos prévios da língua e a sua experiência pessoal para fazer previsões de sentido e comunicar de forma simples; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; reconhecer diferentes estratégias de aprendizagem; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários de aprendizagem e grelhas de progressão.