Inglês

Inglês
4.º Ano
1.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das competências-chave definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.


As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.


Em relação ao Inglês do 4.º ano (A1), o aluno deve ser capaz de: compreender e utilizar expressões familiares e quotidianas que visam satisfazer necessidades concretas; apresentar-se e apresentar outros; fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e os objetos que possui; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar colaborante (adaptado de QECR, Escala Global, Nível A1: Utilizador Elementar; Conselho da Europa, 2001).

As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:

1.º CEB
3.º ano de escolaridade A1
4.º ano de escolaridade A1
2.º CEB
5.º ano de escolaridade A1.1/A1.2
6.º ano de escolaridade A2
3.º CEB
7.º ano de escolaridade A2.1/A2.2
8.º ano de escolaridade B1
9.º ano de escolaridade B1/B1.1

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
ÁREAS TEMÁTICAS/ SITUACIONAIS
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Escola e rotinas escolares; objetos pessoais; corpo humano; comida e alimentação saudável; casa e cidade; animais; numerais cardinais até 100, numerais ordinais nas datas; as horas; os cinco sentidos.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • rigor, articulação e uso de conhecimentos;
  • seleção de informação pertinente;
  • organização sistematizada de leitura;
  • tarefas de memorização e consolidação, associadas a compreensão e uso do saber.


Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos na:

  • sugestão de atividades relacionadas com um evento determinado;
  • criação de situações nas quais possa ser aplicado um conhecimento determinado;
  • produção de um objeto, texto ou solução (por exemplo de um modo gráfico) face a um desafio;
  • apresentação de soluções estéticas criativas.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:

  • no reconhecimento de conceitos e factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar;
  • na análise de textos com diferentes pontos de vista para encontrar semelhanças e diferenças;
  • no uso do discurso oral e escrito de forma progressivamente crítica.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • pesquisa com autonomia incipiente;
  • recolha de dados.


Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
  • confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e/ou a maneira de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global;
  • aceitação de pontos de vista diferentes.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de planificação, revisão e monitorização das aprendizagens;
  • registo seletivo de dados;
  • organização (por exemplo, construção de sumários, registos de observações, relatórios de visitas, segundo critérios e objetivos);
  • elaboração de planos gerais ou de esquemas;
  • promoção do estudo progressivamente autónomo com o apoio do professor;
  • identificação de dificuldades e formas de as ultrapassar.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • elaboração de questões para os pares sobre conteúdos estudados;
  • autoavaliação do conhecimento.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
  • ações de resposta e apresentação;
  • ações de questionamento organizado.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • a identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
  • a heteroavaliação para melhoria dos saberes;
  • o aprofundamento de saberes, considerando o feedback dos pares;
  • a reorientação do trabalho, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor;
  • a resolução de problemas face a um desafio.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:

  • de colaboração com os outros;
  • de feedback para melhoria ou aprofundamento de ações;
  • de apoio aos seus pares na realização de
  • tarefas.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • consciencialização de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
  • organização e realização progressivamente autónoma de tarefas;
  • feedback relativo ao cumprimento de tarefas e funções;
  • apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação.


Promover estratégias que induzam:

  • ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
  • disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/sabedor/culto/informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/Organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreensão oral
Compreender palavras e expressões muito simples, comunicadas de forma clara e pausada num contexto familiar e com apoio visual; entender instruções simples para completar pequenas tarefas; acompanhar a sequência de pequenas histórias conhecidas com apoio visual/audiovisual; identificar palavras e expressões em rimas, lengalengas e canções.

Compreensão escrita
Identificar vocabulário familiar acompanhado por imagens; ler pequenas histórias ilustradas com vocabulário conhecido; compreender instruções muito simples com apoio visual; desenvolver a literacia, fazendo exercícios de rima e sinonímia; desenvolver a numeracia, realizando atividades interdisciplinares com a Matemática e o Estudo do Meio.

Interação oral
Utilizar formas de tratamento adequadas quando se dirige ao professor ou colegas; perguntar e responder sobre preferências pessoais; perguntar e responder sobre temas previamente apresentados; interagir com o professor e/ou colegas em situações simples e organizadas previamente; participar numa conversa com trocas simples de informação sobre temas familiares.

Interação escrita
Preencher um formulário (online ou em formato papel) muito simples com informação pessoal básica; responder a um email, chat ou mensagem de forma simples.


Produção oral
Comunicar informação pessoal elementar; expressar-se com vocabulário simples, em situações previamente organizadas; dizer rimas, lengalengas e cantar; indicar o que é, ou não, capaz de fazer.

Produção escrita
Legendar sequências de imagens; preencher espaços lacunares em textos muito simples com palavras dadas; escrever sobre si próprio de forma muito elementar; escrever sobre as suas preferências de forma muito simples.

Organizador
COMPETÊNCIA INTERCULTURAL
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer realidades interculturais distintas
Reconhecer elementos da sua própria cultura: diferentes aspetos de si próprio e identificar pessoas, lugares e aspetos que são importantes para si e para a sua cultura; identificar os espaços à sua volta (a sua comunidade); reconhecer elementos da cultura anglo-saxónica.


Sugestão de tópicos a serem trabalhados
Identificar festividades em diferentes partes do mundo e atividades relacionadas com as mesmas; identificar vocabulário relacionado com a alimentação.

 

Organizador
COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Comunicar eficazmente em contexto
Valorizar o uso da língua como instrumento de comunicação, dentro e fora da sala de aula; reformular a sua capacidade de comunicar, usando a linguagem corporal para ajudar a transmitir mensagens ao outro; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral como forma de ganhar confiança e apresentar uma atividade Show & Tell à turma ou outros elementos da comunidade educativa.

Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos
Revelar atitudes como, por exemplo, saber esperar a sua vez, ouvir os outros e refletir criticamente sobre o que foi dito, dando razões para justificar as suas conclusões; demonstrar atitudes de inteligência emocional, utilizando expressões como please e thank you, solicitando colaboração em vez de dar ordens ao interlocutor; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo.

Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto
Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional, recorrendo a aplicações tecnológicas para produção e comunicação online; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto e experiências reais e quotidianas do aluno, utilizando aplicações informáticas.

Pensar criticamente
Seguir um raciocínio bem estruturado e fundamentado e apresentar o seu próprio raciocínio ao/s outro/s, utilizando factos para justificar as suas opiniões; refletir criticamente sobre o que foi dito, fazendo ao outro perguntas simples que desenvolvam a curiosidade.


Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto
Cantar, reproduzir rimas, lengalengas e participar em atividades dramáticas; ouvir, ler e reproduzir histórias; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.


Desenvolver o aprender a aprender em contexto de sala de aula e aprender a regular o processo de aprendizagem
Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais com apoio do professor; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; utilizar dicionários de imagens; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários e grelhas de progressão de aprendizagem.