A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.
As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W), o Domínio intercultural (ID) e Léxico (L) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.
Em relação ao Inglês do 3.º ano (A1), o aluno deve ser capaz de: compreender e utilizar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples que visam satisfazer necessidades concretas; apresentar-se e apresentar os outros; fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem os objetos que possui; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar colaborante(adaptado de QECR, Escala Global, Nível A1: Utilizador Elementar; Conselho da Europa, 2001).
As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:
1.º CEB | |
3.º ano de escolaridade | A1 |
4.º ano de escolaridade | A1 |
2.º CEB | |
5.º ano de escolaridade | A1.1/A1.2 |
6.º ano de escolaridade | A2 |
3.º CEB | |
7.º ano de escolaridade | A2.1/A2.2 |
8.º ano de escolaridade | B1 |
9.º ano de escolaridade | B1/B1.1 |
Saudações e apresentações elementares; identificação pessoal; países e nacionalidades; família; numerais cardinais até 50; dias da semana; meses do ano e estações do ano; escola e rotinas; jogos; meios de transporte; tempo atmosférico; cores e formas; vestuário; animais de estimação.
Promover estratégias de aquisição incipiente de conhecimento da língua e outros saberes relativos aos conteúdos das AE que impliquem:
- algum rigor, articulação e uso de conhecimentos;
- leitura de chunks of language conhecidas;
- algumas tarefas de memorização, associadas à compreensão e uso da língua.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos na:
- sugestão de atividades relacionadas com um evento determinado;
- criação de situações nas quais um determinado conhecimento possa ser aplicado;
- produção de um objeto, por exemplo, um desenho ou um pequeno texto face a um incentivo.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:
- no reconhecimento de conceitos e factos, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, a um nível muito incipiente;
- na análise de textos com diferentes pontos de vista para encontrar semelhanças e diferenças.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- recolha de dados e opiniões;
- pesquisa incipiente e orientada.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- tarefas de planificação e revisão;
- organização de sumários;
- preenchimento de relatórios;
- completamento de esquemas;
- promoção do estudo da língua com o apoio do professor;
- identificação de dificuldades e formas de as ultrapassar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- elaboração de questões para os pares, sobre os conteúdos estudados;
- autoavaliação do conhecimento.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
- ações de resposta e apresentação.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- a identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- a heteroavaliação para melhoria de saberes;
- a reorientação do seu trabalho, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor;
- a resolução de problemas elementares face a um desafio.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:
- de colaboração com os outros;
- de apoio aos seus pares na realização de tarefas.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- consciencialização de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
- organização e realização progressivamente autónoma de tarefas;
- cumprimento de compromissos;
- feedback relativo ao cumprimento de tarefas e funções;
- apresentação de trabalhos simples com auto e heteroavaliação.
Promover estratégias que induzam:
- ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Conhecedor/sabedor/culto/informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)
Sistematizador/Organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Compreensão oral
Compreender palavras e expressões muito simples, comunicadas de forma clara e pausada; identificar sons e entoações diferentes na língua inglesa por comparação com a língua materna; identificar ritmos em rimas, lengalengas e canções em gravações áudio e audiovisuais; reconhecer o alfabeto em Inglês; acompanhar a sequência de histórias conhecidas, muito simples e curtas, com apoio visual/audiovisual.
Compreensão escrita
Identificar vocabulário familiar acompanhado por imagens; compreender pequenas frases com vocabulário conhecido; desenvolver a literacia conhecendo o alfabeto em Inglês; fazer exercícios de leitura (silenciosa/em voz alta) de palavras acompanhadas de imagens para assimilar combinações de sons e de letras mais frequentes; desenvolver a numeracia em língua inglesa, realizando atividades interdisciplinares com a Matemática.
Interação oral
Fazer perguntas, dar respostas sobre aspetos pessoais; interagir com o professor, utilizando expressões/frases muito simples, tais como formas de cumprimentar, despedir-se, agradecer, responder sobre identificação pessoal e preferências pessoais.
Interação escrita
Preencher um formulário (online ou em formato papel) muito simples com informação pessoal; responder a um email, chat ou mensagem de forma muito simples.
Produção oral
Comunicar informação pessoal elementar; expressar-se com vocabulário limitado, em situações organizadas previamente.
Produção escrita
Ordenar letras para escrever palavras e legendar imagens; ordenar palavras para escrever frases; preencher espaços em frases simples, com palavras dadas; copiar e escrever palavras aprendidas; escrever os numerais aprendidos.
Reconhecer realidades interculturais distintas
Reconhecer elementos da sua própria cultura, tais como diferentes aspetos de si próprio; reconhecer características elementares da cultura anglo-saxónica.
Sugestão de tópicos a serem trabalhados
Localizar alguns países no mapa e identificar as bandeiras nacionais; identificar climas distintos; identificar algumas festividades.
Comunicar eficazmente em contexto
Valorizar o uso da língua como instrumento de comunicação, dentro e fora da sala de aula, e de reformular a linguagem; usar a linguagem corporal para transmitir mensagens ao outro; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral, muito simples, como forma de promover a confiança; expressar de forma muito simples o que não compreende; apresentar uma atividade Show & Tell à turma ou outros elementos da comunidade educativa.
Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos
Revelar atitudes como, por exemplo, saber esperar a sua vez, parar para ouvir os outros e refletir criticamente sobre o que foi dito, demonstrar atitudes de inteligência emocional, utilizando expressões como please e thank you; solicitar colaboração; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto
Comunicar de forma simples com outros a uma escala local, nacional e internacional, recorrendo a aplicações tecnológicas para produção e comunicação online; contribuir para projetos e tarefas de grupointerdisciplinares que se apliquem ao contexto e experiências reais e quotidianas do aluno, utilizando aplicações informáticas.
Pensar criticamente
Seguir um raciocínio bem estruturado e fundamentado e apresentar o seu próprio raciocínio ao/s outro/s, utilizando factos para justificar as suas opiniões; refletir criticamente sobre o que foi dito, fazendo ao outro perguntas simples que desenvolvam a curiosidade.
Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto
Cantar, reproduzir rimas, lengalengas e participar em atividades dramáticas; ler e reproduzir histórias; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.
Desenvolver o aprender a aprender em contexto de sala de aula e aprender a regular o processo de aprendizagem
Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais com o apoio do professor; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; reconhecer o significado de palavras muito simples, agrupadas por áreas temáticas e acompanhadas de imagens; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários e grelhas de progressão de aprendizagem.