Inglês

Inglês
3.º Ano
1.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.

As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W), o Domínio intercultural (ID) e Léxico (L) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.

Em relação ao Inglês do 3.º ano (A1), o aluno deve ser capaz de: compreender e utilizar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples que visam satisfazer necessidades concretas; apresentar-se e apresentar os outros; fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem os objetos que possui; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar colaborante(adaptado de QECR, Escala Global, Nível A1: Utilizador Elementar; Conselho da Europa, 2001).

As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:

1.º CEB
3.º ano de escolaridade A1
4.º ano de escolaridade A1
2.º CEB
5.º ano de escolaridade A1.1/A1.2
6.º ano de escolaridade A2
3.º CEB
7.º ano de escolaridade A2.1/A2.2
8.º ano de escolaridade B1
9.º ano de escolaridade B1/B1.1

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
ÁREAS TEMÁTICAS/ SITUACIONAIS
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Saudações e apresentações elementares; identificação pessoal; países e nacionalidades; família; numerais cardinais até 50; dias da semana; meses do ano e estações do ano; escola e rotinas; jogos; meios de transporte; tempo atmosférico; cores e formas; vestuário; animais de estimação.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

 

Promover estratégias de aquisição incipiente de conhecimento da língua e outros saberes relativos aos conteúdos das AE que impliquem:

  • algum rigor, articulação e uso de conhecimentos;
  • leitura de chunks of language conhecidas;
  • algumas tarefas de memorização, associadas à compreensão e uso da língua.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos na:

  • sugestão de atividades relacionadas com um evento determinado;
  • criação de situações nas quais um determinado conhecimento possa ser aplicado;
  • produção de um objeto, por exemplo, um desenho ou um pequeno texto face a um incentivo.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:

  • no reconhecimento de conceitos e factos, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, a um nível muito incipiente;
  • na análise de textos com diferentes pontos de vista para encontrar semelhanças e diferenças.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • recolha de dados e opiniões;
  • pesquisa incipiente e orientada.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • tarefas de planificação e revisão;
  • organização de sumários;
  • preenchimento de relatórios;
  • completamento de esquemas;
  • promoção do estudo da língua com o apoio do professor;
  • identificação de dificuldades e formas de as ultrapassar.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • elaboração de questões para os pares, sobre os conteúdos estudados;
  • autoavaliação do conhecimento.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
  • ações de resposta e apresentação.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • a identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
  • a heteroavaliação para melhoria de saberes;
  • a reorientação do seu trabalho, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor;
  • a resolução de problemas elementares face a um desafio.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:

  • de colaboração com os outros;
  • de apoio aos seus pares na realização de tarefas.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • consciencialização de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
  • organização e realização progressivamente autónoma de tarefas;
  • cumprimento de compromissos;
  • feedback relativo ao cumprimento de tarefas e funções;
  • apresentação de trabalhos simples com auto e heteroavaliação.

Promover estratégias que induzam:

  • ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
  • disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.

 

Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/sabedor/culto/informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/Investigador (C, D, F, H, I)

Sistematizador/Organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreensão oral
Compreender palavras e expressões muito simples, comunicadas de forma clara e pausada; identificar sons e entoações diferentes na língua inglesa por comparação com a língua materna; identificar ritmos em rimas, lengalengas e canções em gravações áudio e audiovisuais; reconhecer o alfabeto em Inglês; acompanhar a sequência de histórias conhecidas, muito simples e curtas, com apoio visual/audiovisual.

Compreensão escrita
Identificar vocabulário familiar acompanhado por imagens; compreender pequenas frases com vocabulário conhecido; desenvolver a literacia conhecendo o alfabeto em Inglês; fazer exercícios de leitura (silenciosa/em voz alta) de palavras acompanhadas de imagens para assimilar combinações de sons e de letras mais frequentes; desenvolver a numeracia em língua inglesa, realizando atividades interdisciplinares com a Matemática.

Interação oral
Fazer perguntas, dar respostas sobre aspetos pessoais; interagir com o professor, utilizando expressões/frases muito simples, tais como formas de cumprimentar, despedir-se, agradecer, responder sobre  identificação pessoal e preferências pessoais.

Interação escrita
Preencher um formulário (online ou em formato papel) muito simples com informação pessoal; responder a um email, chat ou mensagem de forma muito simples.

Produção oral
Comunicar informação pessoal elementar; expressar-se com vocabulário limitado, em situações organizadas previamente.

Produção escrita
Ordenar letras para escrever palavras e legendar imagens; ordenar palavras para escrever frases; preencher espaços em frases simples, com palavras dadas; copiar e escrever palavras aprendidas; escrever os numerais aprendidos.

Organizador
COMPETÊNCIA INTERCULTURAL
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer realidades interculturais distintas
Reconhecer elementos da sua própria cultura, tais como diferentes aspetos de si próprio; reconhecer características elementares da cultura anglo-saxónica.

Sugestão de tópicos a serem trabalhados
Localizar alguns países no mapa e identificar as bandeiras nacionais; identificar climas distintos; identificar algumas festividades.

 

 

Organizador
COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Comunicar eficazmente em contexto

Valorizar o uso da língua como instrumento de comunicação, dentro e fora da sala de aula, e de reformular a linguagem; usar a linguagem corporal para transmitir mensagens ao outro; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral, muito simples, como forma de promover a confiança; expressar de forma muito simples o que não compreende; apresentar uma atividade Show & Tell à turma ou outros elementos da comunidade educativa.

Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos
Revelar atitudes como, por exemplo, saber esperar a sua vez, parar para ouvir os outros e refletir criticamente sobre o que foi dito, demonstrar atitudes de inteligência emocional, utilizando expressões como please e thank you; solicitar colaboração; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo.

Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto

Comunicar de forma simples com outros a uma escala local, nacional e internacional, recorrendo a aplicações tecnológicas para produção e comunicação online; contribuir para projetos e tarefas de grupointerdisciplinares que se apliquem ao contexto e experiências reais e quotidianas do aluno, utilizando aplicações informáticas.

Pensar criticamente
Seguir um raciocínio bem estruturado e fundamentado e apresentar o seu próprio raciocínio ao/s outro/s, utilizando factos para justificar as suas opiniões; refletir criticamente sobre o que foi dito, fazendo ao outro perguntas simples que desenvolvam a curiosidade.

Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto
Cantar, reproduzir rimas, lengalengas e participar em atividades dramáticas; ler e reproduzir histórias; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.

Desenvolver o aprender a aprender em contexto de sala de aula e aprender a regular o processo de aprendizagem

Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais com o apoio do professor; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; reconhecer o significado de palavras muito simples, agrupadas por áreas temáticas e acompanhadas de imagens; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários e grelhas de progressão de aprendizagem.