Inglês

Inglês
6.º Ano
2.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das áreas de competência definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.

As Aprendizagens Essenciais (AE) de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.

Em relação ao Inglês do 6.º ano (A2), o aluno deve ser capaz de: compreender e usar expressões familiares frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata; apresentar-se e apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, quem conhece e os objetos que possui; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante (adaptado de QECR, Escala Global, Nível A2; Utilizador Elementar; Conselho da Europa, 2001).

As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:

1.º CEB
3.º ano de escolaridade A1
4.º ano de escolaridade A1
2.º CEB
5.º ano de escolaridade A1.1/A1.2
6.º ano de escolaridade A2
3.º CEB
7.º ano de escolaridade A2.1/A2.2
8.º ano de escolaridade B1
9.º ano de escolaridade B1/B1.1

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
ÁREAS TEMÁTICAS/ SITUACIONAIS
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Serviços públicos; passatempos e interesses; férias e viagens; família e amigos; rotinas; escola; meios de transporte; tipos de habitação; descrição de pessoas; descrição de acontecimentos e atividades; (re)contar uma pequena história.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • rigor;
  • seleção de informação pertinente;
  • organização de leitura e estudo progressivamente autónomo;
  • análise incipiente de factos e situações;
  • tarefas de memorização e consolidação, associadas à compreensão e uso do saber.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos na:

  • sugestão de atividades relacionadas com um evento determinado;
  • criação de situações nas quais um conhecimento determinado possa ser aplicado;
  • produção de um objeto, texto ou solução de formato variado face a um desafio;
  • análise de textos em diferentes suportes com diferentes pontos de vista;
  • apresentação de soluções estéticas criativas.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:

  • no reconhecimento de conceitos e factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
  • na análise de textos com diferentes pontos de vista para encontrar semelhanças e diferenças;
  • no uso do discurso oral e escrito de forma progressivamente coerente.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • recolha de dados e opiniões;
  • pesquisa com autonomia progressiva.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • pontos de vista diferentes;
  • respeito por diferentes perspetivas culturais (crenças ou opiniões);
  • respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de planificação, de revisão;
  • organização de sumários;
  • preenchimento de relatórios;
  • tarefas de síntese;
  • elaboração de esquemas;
  • promoção do estudo autónomo com o apoio do professor;
  • identificação de dificuldades e formas de as ultrapassar.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • elaboração de questões para os pares, sobre conteúdos estudados;
  • autoavaliação do conhecimento.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
  • ações de resposta, apresentação e Iniciativa.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • a autoanálise;
  • a identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
  • a heteroavaliação para melhoria ou aprofundamento de saberes;
  • a reorientação do seu trabalho, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:

  • colaboração com os outros;
  • apoio aos seus pares na realização de tarefas;
  • feedback para melhoria ou aprofundamento do seu desempenho.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • assunção de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
  • organização e realização progressivamente autónomas de tarefas;
  • cumprimento de compromissos;
  • feedback relativo ao cumprimento de tarefas e funções;
  • apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação.

Promover estratégias que induzam:

  • ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
  • disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/culto/ informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreensão oral

Compreender discursos muito simples articulados de forma clara e pausada; seguir conversas sobre assuntos que lhe são familiares; compreender os acontecimentos principais de uma história/notícia, contada de forma clara e pausada; identificar o contexto do discurso, a ideia principal e informações simples.

Compreensão escrita

Compreender textos simples com vocabulário limitado; identificar a ideia principal e a informação essencial em textos diversificados; desenvolver a literacia, compreendendo textos de leitura extensiva com vocabulário familiar.

Interação oral

Adequar a forma de tratamento ao interlocutor e ao contexto em situações de role play; responder a perguntas diretas com apoio; participar numa conversa curta sobre situações de rotina que lhe são familiares, de necessidade imediata e do seu interesse; comunicar uma tarefa simples; trocar opiniões e comparar lugares, objetos e pessoas, usando uma linguagem simples.

Interação escrita

Preencher um formulário (online) ou em formato papel simples, com informação pessoal e sobre áreas de interesse básicas; pedir e dar informação sobre gostos e preferências de uma forma simples; redigir e responder a posts/tweets curtos com frases curtas sobre passatempos, gostos e preferências; responder a um email, chat ou mensagem de forma simples.

Produção oral

Falar sobre os temas explorados: lojas, serviços públicos, tempos livres, viagens, família e amigos, rotinas, escola, meios de transporte, tipos de habitação, descrever pessoas, lugares, acontecimentos e atividades com apoio de imagens; (re)contar uma pequena história, sequenciando os acontecimentos, de forma simples.

Produção escrita

Escrever um pequeno texto descritivo sobre a sua rotina diária, a escola, acontecimentos, com a ajuda de tópicos ou imagens; escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata; expressar opinião sobre os seus interesses, utilizando expressões e frases simples do dia a dia.

Organizador
COMPETÊNCIA INTERCULTURAL
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer realidades interculturais distintas

Conhecer o seu meio e o dos outros para identificar a diversidade cultural em universos diferenciados; descrever diferentes elementos da sua cultura, identidade e língua por oposição à cultura anglo-saxónica e à língua inglesa; comparar os espaços à sua volta com espaços de realidades culturais diferentes; identificar exemplos concretos de atitudes de tolerância e respeito intercultural; reconhecer algumas diferenças entre as relações interculturais.

Sugestão de tópicos a serem trabalhados

Comparar diferentes rotinas diárias, meios de transporte e tipos de habitação; associar nacionalidades a países; identificar monumentos, figuras históricas, algumas figuras públicas; festividades.

Organizador
COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Comunicar eficazmente em contexto

Reconhecer diferentes estratégias de comunicação nas fases de planificação, realização e avaliação das atividades comunicativas; preparar, repetir, memorizar uma apresentação oral; apresentar uma atividade de Show & Tell, com confiança e segurança, à turma e a outros elementos da comunidade educativa, respondendo a perguntas colocadas sobre o tema abordado.

Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos

Participar em atividades de pares e grupos, revelando atitudes como, por exemplo: saber esperar a sua vez, ouvir ativamente os outros e refletir criticamente sobre o que foi dito, dando razões para justificar as suas conclusões; formular perguntas e dar respostas; demonstrar atitudes de inteligência emocional, utilizando expressões para exprimir sentimentos de agrado e desagrado e indicar concordância e/ou discordância; colaborar em tarefas elementares, pedindo e fazendo sugestões simples; planear, organizar, dar conselhos, utilizando estruturas simples e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo.

Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto

Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional, recorrendo a aplicações tecnológicas para produção e comunicação online; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto, a experiências reais e quotidianas do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.

Pensar criticamente

Reunir e associar informação para realizar tarefas e trabalhos ou aprofundar interesses pessoais; desenvolver a autonomia intelectual de forma a adotar uma atitude mais independente perante novas aprendizagens.

Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto

Demonstrar uma atitude resiliente e assumir riscos de forma a realizar novos trabalhos criativos, produzindo a linguagem necessária para apresentar os mesmos ao professor/aos colegas, mesmo que isto implique realizar a tarefa em várias tentativas; cantar, reproduzir rimas e lengalengas; participar em atividades dramáticas e de role-play; ler e reproduzir histórias; realizar atividades para desenvolver a literacia, como trabalhar a rima, a sinonímia e antonímia; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares

Desenvolver o aprender a aprender em contexto de sala de aula e aprender a regular o processo de aprendizagem

Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais; desenvolver uma atitude ativa, autónoma e perseverante perante a própria aprendizagem; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa; selecionar estratégias eficazes para superar dificuldades e consolidar aprendizagens; utilizar dicionários bilingues simples (online e em papel); utilizar os seus conhecimentos prévios da língua e a sua experiência pessoal para fazer previsões pertinentes e comunicar de forma simples em Inglês; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; reconhecer diferentes estratégias de aprendizagem; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários e gráficos de progressão de aprendizagem.