Inglês

Inglês
12.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das competências-chave definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.

As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas e o “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas” (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.

Em relação ao Inglês 12.º ano (B2.1/B2.2), o aluno deve ser capaz de: compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte; exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre temas da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades. (Adaptado do QECR, Escala Global, Nível B2.1/B2.2: Utilizador Independente; Conselho da Europa, 2001). 

As Aprendizagens Essenciais referentes aos anos de aprendizagem do Inglês no ensino secundário correspondem aos seguintes níveis do QECR:

Ensino Secundário
10.º ano de escolaridade B1.1/B1.2
11.º ano de escolaridade B2
12.º ano de escolaridade B2.1/B2.2

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Áreas temáticas/ situacionais
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
  1. A Língua Inglesa no Mundo: Evolução da língua inglesa enquanto fenómeno social, político e cultural; Diversidade na língua inglesa.
  2. Cidadania e Multiculturalismo: A Declaração Universal dos Direitos do Homem; Conviver com a diversidade.
  3. Democracia na Era Global: Tendências nas sociedades democráticas; Democracia em mudança.
  4. Culturas, Artes e Sociedade: A segunda metade do Século XX na literatura, no cinema, na música; A diversidade das vozes nos países de expressão inglesa.
Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • rigor, articulação e uso consistente de conhecimentos;
  • seleção de informação pertinente;
  • organização sistematizada de leitura e estudo autónomo;
  • análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados;
  • tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso do saber, bem como a mobilização do aprendido;
  • estabelecimento de relações intradisciplinares e interdisciplinares.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/culto/ informado (A, B, G, I, J)

Organizador
Competência Comunicativa
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Compreensão oral

Compreender diversos tipos de discurso e seguir linhas de argumentação complexas, no âmbito das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras áreas do conhecimento; interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação explícita e implícita; compreender um leque variado de enunciados orais, tanto em presença como através dos media; interagir na diversidade da língua inglesa em contexto de uso internacional, envolvendo falantes de culturas distintas.

Compreensão escrita

Ler e compreender textos extensos, literários e não literários, e identificar diferenças de estilo; interpretar informação explícita e implícita em diversos tipos de texto, relacionando-a com o seu conhecimento e vivência pessoal.

Interação oral

Interagir com espontaneidade, fluência e eficácia em língua inglesa, participando em discussões, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos previamente; apresentar e discutir detalhadamente as áreas temáticas, desenvolvendo linhas de argumentação consistentes e fundamentadas.

Interação escrita

Responder a um questionário, email, chat e carta, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.

Produção oral

Exprimir-se de forma clara e detalhada sobre as áreas temáticas; verbalizar perceções, experiências e opiniões; apresentar informação de uma forma clara e sequenciada.

Produção escrita

Elaborar, sem dificuldade, textos claros e variados, de modo fluente e estruturado, atendendo à sua função e destinatário; elaborar textos complexos, no âmbito das áreas temáticas apresentadas, desenvolvendo linhas de argumentação consistentes e fundamentadas; reformular o trabalho escrito, adequando-o à tarefa proposta.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • na formulação de hipóteses face a um fenómeno ou evento;
  • na apresentação de situações onde determinado conhecimento possa ser aplicado;
  • na criação de alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
  • na criação de um objeto, texto ou solução face a um desafio;
  • na análise de textos ou outros suportes com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
  • no uso de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens, esquemas);
  • na apresentação de soluções estéticas criativas pessoais.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo na:

  • mobilização do discurso (oral e escrito) argumentativo (expressar uma tomada de posição, pensar e apresentar argumentos e contra- argumentos rebater os contra-argumentos);
  • organização de debates que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análise de factos ou dados;
  • discussão de conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
  • análise de textos com diferentes pontos de vista e confronto de argumentos para encontrar semelhanças, diferenças, consistência interna;
  • problematização de situações;
  • análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia;
  • incentivo à procura e aprofundamento de informação;
  • recolha de dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de síntese;
  • tarefas de planificação, de revisão e de monitorização;
  • registo seletivo;
  • organização (por exemplo, construção de sumários, registos de observações, relatórios de visitas segundo critérios e objetivos);
  • elaboração de planos gerais, esquemas;
  • promoção do estudo autónomo, identificando os obstáculos e formas de os ultrapassar.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
  • ações de resposta, apresentação, questionamento e iniciativa.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • questionamento de uma situação;
  • elaboração de questões para os pares, sobre temas diversificados;
  • autoavaliação.
Descritores do Perfil dos alunos

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Questionador (A, F, G, I, J)

Organizador
Competência Intercultural
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer realidades interculturais distintas

Demonstrar capacidades de comunicação intercultural e abertura perante novas experiências e ideias, face a outras sociedades e culturas; manifestar interesse em conhecer as mesmas e sobre elas realizar aprendizagens; relacionar a sua cultura de origem com outras culturas, relativizando o seu ponto de vista e sistema de valores culturais; demonstrar capacidade de questionar atitudes estereotipadas perante outros povos, sociedades e culturas; desenvolver atitudes e valores cívicos e éticos favoráveis à compreensão e convivência multicultural; alargar conhecimentos acerca dos universos socioculturais dos países de expressão inglesa.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • aceitação ou argumentação de pontos de vista diferentes;
  • respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
  • confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e ou maneira de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global.
Descritores do Perfil dos alunos

Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)

Organizador
Competência Estratégica
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Comunicar eficazmente em contexto

Demonstrar abertura para utilizar a língua inglesa num registo apropriado, mesmo que para tal tenha que se expor ao risco, revelando vontade de comunicar em situações reais.

Colaborar em pares e em grupos

Mobilizar competências prévias e participar em atividades de par e grupo para atingir o objetivo proposto, revelando inteligência emocional em situações conhecidas e/ou novas; interagir com o outro, pedindo clarificação e/ou repetição, aceitando feedback construtivo; planificar uma atividade de acordo com o tipo de texto e o seu destinatário.

Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto

Comunicar online a uma escala local, nacional e internacional; demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando fontes e suportes tecnológicos; contribuir para projetos de grupo interdisciplinares.

Pensar criticamente

Relacionar vários tipos de informação, sintetizando-a de modo lógico e coerente e defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.

Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto

Relacionar o que ouve, lê e produz com o seu conhecimento/vivência pessoal, recorrendo ao pensamento crítico e criativo; elaborar trabalhos criativos sobre vários assuntos relacionados com aa áreas temáticas apresentadas e interesses pessoais.

Desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem

Avaliar os seus progressos como ouvinte/leitor, integrando a avaliação realizada de modo a melhorar o seu desempenho e demonstrar uma atitude proativa perante o processo de aprendizagem; demonstrar capacidades de auto-regulação do processo de aprendizagem, refletindo sobre o mesmo e procurar soluções para eventuais dificuldades; demonstrar autonomia na pesquisa de informação, compreensão e partilha dos resultados da mesma, utilizando várias fontes; realizar atividades de auto e heteroavaliação: portefólios, diários e grelhas de avaliação da aprendizagem.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para a:

  • identificação dos pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
  • descrição dos processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
  • melhoria ou aprofundamento de saberes, tendo em consideração o feedback dos pares e do professor;
  • reorganização do trabalho, individual ou em grupo, a partir do feedback dado pelo professor.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:

  • colaboração e apoio aos pares em diversas tarefas;
  • prestação de feedback para melhoria ou aprofundamento de ações.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • consciencialização e cumprimento de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
  • organização e realização autónoma de tarefas;
  • cumprimento de compromissos, contratualização de tarefas;
  • apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação;
  • prestação de feedback ao professor e aos pares do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.

Promover estratégias que induzam:

  • ações solidárias para com os pares nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização/atividades de entreajuda;
  • posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si mesmo;
  • disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Descritores do Perfil dos alunos

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/Colabora dor (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)