A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos, com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.
As Aprendizagens Essenciais (AE) de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas, as Metas Curriculares e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.
Em relação ao Inglês do 5.º ano (A1.1/A1.2), o aluno deve ser capaz de: compreender e usar expressões familiares frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata; apresentar-se e apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, quem conhece e os objetos que possui; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante (adaptado de QECR, Escala Global, Nível A1.1/A1.2; Utilizador Elementar; Conselho da Europa, 2001).
As Aprendizagens Essenciais referentes aos sete anos de aprendizagem do Inglês no ensino básico correspondem aos seguintes níveis do QECR:
1.º CEB | |
3.º ano de escolaridade | A1 |
4.º ano de escolaridade | A1 |
2.º CEB | |
5.º ano de escolaridade | A1.1/A1.2 |
6.º ano de escolaridade | A2 |
3.º CEB | |
7.º ano de escolaridade | A2.1/A2.2 |
8.º ano de escolaridade | B1 |
9.º ano de escolaridade | B1/B1.1 |
Gostos e preferências pessoais; profissões; descrição física; rotinas diárias; atividades de tempos livres e alimentação.
Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- rigor;
- seleção de informação pertinente;
- organização de leitura e estudo progressivamente autónomo;
- análise incipiente de factos e situações;
- tarefas de memorização e consolidação, associadas à compreensão e uso do saber.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos na:
- sugestão de atividades relacionadas com um evento determinado;
- criação de situações nas quais um conhecimento determinado possa ser aplicado;
- produção de um objeto, texto ou solução de formato variado face a um desafio;
- análise de textos em diferentes suportes com diferentes pontos de vista;
- apresentação de soluções estéticas criativas.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo:
- no reconhecimento de conceitos e factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- na análise de textos com diferentes pontos de vista para encontrar semelhanças e diferenças;
- no uso do discurso oral e escrito de forma progressivamente coerente.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- recolha de dados e opiniões;
- pesquisa com autonomia progressiva.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- pontos de vista diferentes;
- respeito por diferentes perspetivas culturais (crenças ou opiniões);
- respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de planificação, de revisão;
- organização de sumários;
- preenchimento de relatórios;
- tarefas de síntese;
- elaboração de esquemas;
- promoção do estudo autónomo com o apoio do professor;
- identificação de dificuldades e formas de as ultrapassar.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- elaboração de questões para os pares, sobre conteúdos estudados;
- autoavaliação do conhecimento.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
- ações de resposta, apresentação e Iniciativa.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- a autoanálise;
- a identificação de pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- a heteroavaliação para melhoria ou aprofundamento de saberes;
- a reorientação do seu trabalho, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:
- colaboração com os outros;
- apoio aos seus pares na realização de tarefas;
- feedback para melhoria ou aprofundamento do seu desempenho.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- assunção de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
- organização e realização progressivamente autónomas de tarefas;
- cumprimento de compromissos;
- feedback relativo ao cumprimento de tarefas e funções;
- apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação.
Promover estratégias que induzam:
- ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Conhecedor/ sabedor/culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Compreensão oral
Identificar palavras e expressões em canções e textos áudio/audiovisuais; entender pedidos que lhe são dirigidos, perguntas que lhe são feitas e informações que lhe são dadas; identificar a ideia global de pequenos textos orais;
seguir conversas sobre assuntos que lhe são familiares, articuladas de forma lenta, clara e pausada.
Compreensão escrita
Seguir instruções elementares; reconhecer informação que lhe é familiar em anúncios/avisos; compreender mensagens curtas e simples (postais, mensagens de texto, post/tweets, blogs, emails) sobre assuntos do seu interesse; desenvolver a literacia, entendendo textos simplificados de leitura extensiva com vocabulário familiar, lendo frases e pequenos textos em voz alta.
Interação oral
Pedir e dar informações sobre identificação pessoal; formular perguntas e respostas sobre assuntos que lhe são familiares; fazer sugestões e convites simples; interagir de forma simples; participar numa conversa simples sobre temas básicos e factuais para satisfazer necessidades imediatas.
Interação escrita
Preencher um formulário (online ou em formato papel) simples com informação pessoal e preferências pessoais básicas; pedir e dar informação pessoal de forma simples; pedir e dar informação sobre gostos e preferências de uma forma simples; responder a um email, chat ou mensagem de forma simples.
Produção oral
Articular sons da língua inglesa não existentes na língua materna; pronunciar, com correção, expressões e frases familiares; exprimir gostos e preferências pessoais, utilizando frases simples; descrever aspetos simples do seu dia a dia, utilizando frases simples; fazer descrições simples de um objeto ou imagem, utilizando expressões comuns; falar/fazer apresentações sobre alguns temas trabalhados previamente.
Produção escrita
Descrever-se a si e à família; redigir mensagens e notas pessoais; redigir postais e convites; escrever sobre as suas preferências, utilizando expressões e frases simples, justificando-as usando o conector because; descrever uma imagem usando there is/there are.
Reconhecer realidades interculturais distintas
Reconhecer elementos constitutivos da sua própria cultura e da(s) cultura(s) de língua estrangeira: diferentes aspetos de si próprio, identificar pessoas, lugares e aspetos que são importantes para si e para a sua cultura; identificar espaços de realidades culturais diferentes (a comunidade dos outros); localizar no mapa alguns países de expressão inglesa; associar capitais e algumas cidades desses países estudados; reconhecer aspetos culturais de países de expressão inglesa, tais como bandeiras e símbolos nacionais.
Sugestão de tópicos a serem trabalhados
Elementos da família real britânica; peças de vestuário; rotinas diárias e diferentes tipos de alimentos; festividades.
Comunicar eficazmente em contexto
Valorizar o uso da língua como instrumento de comunicação e de resolução de problemas, dentro e fora da sala de aula; reformular a sua capacidade de comunicar, usando a linguagem corporal, tais como gestos e mímica, para ajudar a transmitir mensagens ao outro; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral como forma de ganhar confiança; apresentar uma atividade Show & Tell à turma ou a outros elementos da comunidade educativa, respondendo a perguntas simples colocadas sobre o tema abordado.
Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos
Participar em atividades de pares e grupos, revelando atitudes como, por exemplo, saber esperar a sua vez, ouvir os outros e refletir criticamente sobre o que foi dito, apresentando razões para justificar as suas conclusões; entender e seguir instruções breves; fazer sugestões e convites simples; demonstrar atitudes de inteligência emocional, utilizando expressões para cumprimentar, agradecer e despedir-se; diferenciar as formas de tratamento a utilizar com os colegas e com o professor; convidar outros a contribuir para a realização de tarefas elementares, usando expressões curtas e simples; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto
Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional, recorrendo a aplicações tecnológicas para produção e comunicação online; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto, a experiências reais e quotidianas do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.
Pensar criticamente
Seguir um raciocínio bem estruturado e fundamentado e apresentar o seu próprio raciocínio ao/s outro/s, utilizando factos para justificar as suas opiniões; refletir criticamente sobre o que foi dito, fazendo ao outro perguntas simples que desenvolvam a curiosidade; deduzir o significado de palavras e expressões desconhecidas simples acompanhadas de imagens.
Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto
Realizar trabalhos criativos e produzir a linguagem necessária para apresentar os mesmos ao professor/aos colegas; realizar atividades para desenvolver a literacia, tais como trabalhar a rima, a sinonímia e a antonímia; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.
Desenvolver o aprender a aprender em contexto de sala de aula e aprender a regular o processo de aprendizagem
Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais; controlar as suas aprendizagens, registando as experiências mais relevantes; saber procurar palavras por áreas temáticas; utilizar os seus conhecimentos prévios da língua e a experiência pessoal para fazer previsões de sentido e comunicar de forma simples em Inglês; participar numa reflexão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e o cumprimento dos mesmos; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários e grelhas de progressão de aprendizagem.