A aprendizagem de uma língua estrangeira concorre para a construção das competências-chave definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Nos domínios da linguagem, informação e comunicação, promove o conhecimento de uma metalinguagem facilitadora da aquisição de outras línguas, desenvolve a capacidade de pesquisa e validação de informação e alarga a competência de comunicação e interação com o outro, mobilizando tipologias de atividades, projetos e recursos diversos. Potencia, ainda, situações e experiências que estimulam competências cognitivas tais como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade na gestão de projetos e resolução de problemas. Traduz-se, também, na construção de uma identidade própria de cidadão global na relação com os outros, alicerçada em atitudes e valores, tais como o respeito pelo outro e, no âmbito específico da língua inglesa, pela cultura anglo-saxónica, bem como pelas outras culturas no mundo, a responsabilidade e a cooperação entre indivíduos e povos com repercussões individuais e coletivas. Neste sentido, os alunos irão mobilizar saberes das várias áreas do conhecimento na consecução de trabalhos individuais e em grupo, integrando transversalmente conteúdos de diferentes áreas disciplinares, conforme a gestão curricular decidida em conselho de turma, com base nos documentos orientadores do Agrupamento de Escolas ou de Escola não agrupada.
As Aprendizagens Essenciais de Inglês têm em conta a análise dos documentos curriculares em vigor para a disciplina, nomeadamente os Programas e o “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas” (QECR, Conselho da Europa, 2001), documentos de referência para a docência da disciplina. Os exemplos de Leitura (R), Compreensão oral (LC), Interação oral (SI), Produção oral (SP), Escrita (W) e Domínio intercultural (ID) remetem para os descritores referentes a cada ano de escolaridade.
Em relação ao Inglês 10.º ano (B1.1/B1.2), o aluno deve ser capaz de: compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são do seu conhecimento (temas abordados na escola, nos momentos de lazer, etc.); lidar com a maioria das situações que lhe são familiares; produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos correntes ou de interesse pessoal; descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor, de forma breve, razões e justificações para uma opinião ou um projeto (Adaptado do QECR, Escala Global, Nível B1.1/B1.2: Utilizador Independente; Conselho da Europa, 2001).
As Aprendizagens Essenciais referentes aos anos de aprendizagem do Inglês no ensino secundário correspondem aos seguintes níveis do QECR:
Ensino Secundário | |
10.º ano de escolaridade | B1.1/B1.2 |
11.º ano de escolaridade | B2 |
12.º ano de escolaridade | B2.1/B2.2 |
- Um Mundo de Muitas Línguas: Cyber friends, Internet, música, intercâmbios, programas comunitários.
- O Mundo Tecnológico: A inovação tecnológica e as mudanças sociais.
- Os Media e a Comunicação Global: A Internet e a comunicação global, a comunicação e a ética.
- Os Jovens na Era Global: Os jovens de hoje e do futuro.
Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- rigor, articulação e uso consistente de conhecimentos;
- seleção de informação pertinente;
- organização sistematizada de leitura e estudo autónomo;
- análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados;
- tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso do saber, bem como a mobilização do aprendido;
- estabelecimento de relações intradisciplinares e interdisciplinares.
Conhecedor/ sabedor/culto/ informado (A, B, G, I, J)
Compreensão oral
Compreender um discurso fluido e seguir linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.
Compreensão escrita
Ler e compreender diversos tipos de texto, dentro das áreas temáticas apresentadas, recorrendo, de forma adequada, à informação visual disponível; identificar o tipo de texto; descodificar palavras-chave/ideias presentes no texto, marcas do texto oral e escrito que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação; interpretar informação explícita e implícita, pontos de vista e intenções do(a) autor(a).
Interação oral
Interagir, pedindo clarificação, reformulação e/ou repetição e usar formas alternativas de expressão e compreensão, recorrendo à reformulação do enunciado para o tornar mais compreensível; interagir com eficácia progressiva, participando em discussões, no âmbito das áreas temáticas.
Interação escrita
Responder a um questionário, email, chat e carta, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, no âmbito das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.
Produção oral
Exprimir-se de forma clara sobre as áreas temáticas apresentadas; produzir, de forma simples e breve mas articulada, enunciados para descrever, narrar e expor informações e pontos de vista.
Produção escrita
Planificar e elaborar uma atividade de escrita de acordo com o tipo e função do texto e o seu destinatário, dentro das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas; reformular o trabalho escrito no sentido de o adequar à tarefa proposta.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- na formulação de hipóteses face a um fenómeno ou evento;
- na apresentação de situações onde determinado conhecimento possa ser aplicado;
- na criação de alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
- na criação de um objeto, texto ou solução face a um desafio;
- na análise de textos ou outros suportes com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
- no uso de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens, esquemas);
- na apresentação de soluções estéticas criativas pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo na:
- mobilização do discurso (oral e escrito) argumentativo (expressar uma tomada de posição, pensar e apresentar argumentos e contra- argumentos rebater os contra-argumentos);
- organização de debates que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análise de factos ou dados;
- discussão de conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- análise de textos com diferentes pontos de vista e confronto de argumentos para encontrar semelhanças, diferenças, consistência interna;
- problematização de situações;
- análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia;
- incentivo à procura e aprofundamento de informação;
- recolha de dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de síntese;
- tarefas de planificação, de revisão e de monitorização;
- registo seletivo;
- organização (por exemplo, construção de sumários, registos de observações, relatórios de visitas segundo critérios e objetivos);
- elaboração de planos gerais, esquemas;
- promoção do estudo autónomo, identificando os obstáculos e formas de os ultrapassar.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação unidirecional e bidirecional;
- ações de resposta, apresentação, questionamento e iniciativa.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- questionamento de uma situação;
- elaboração de questões para os pares, sobre temas diversificados;
- autoavaliação.
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Questionador (A, F, G, I, J)
Reconhecer realidades interculturais distintas
Desenvolver a consciência do seu universo sociocultural e como este se relaciona com os universos culturais dos outros; relacionar a sua cultura de origem com outras culturas com que contacta, relativizando o seu ponto de vista e sistema de valores culturais, demonstrando capacidade de questionar atitudes estereotipadas perante outros povos, sociedades e culturas.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- aceitação ou argumentação de pontos de vista diferentes;
- respeito por diferenças de características, crenças ou opiniões;
- confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e ou maneira de o resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, sejam de incidência local, nacional ou global.
Respeitador da diferença/do outro (A, B, E, F, H)
Comunicar eficazmente em contexto
Adaptar o discurso ao registo do interlocutor, utilizando vocabulário e expressões idiomáticas correntes, assim como estruturas frásicas diversas.
Colaborar em pares e em grupos
Participar em atividades de par e grupo, revelando inteligência emocional em situações conhecidas; interagir com o outro, pedindo clarificação e/ou repetição, aceitando feedback construtivo para atingir o objetivo proposto.
Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto
Comunicar online a uma escala local, nacional e internacional; demonstrar progressivamente autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando fontes e suportes tecnológicos; contribuir para projetos de grupo interdisciplinares.
Pensar criticamente
Relacionar vários tipos de informação, sintetizando-a de modo lógico e coerente, com apresentação de pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.
Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto
Relacionar o que ouve, lê e produz com o seu conhecimento e vivência pessoal, recorrendo ao pensamento crítico e criativo; elaborar trabalhos criativos sobre vários assuntos relacionados com as áreas temáticas apresentadas e interesses pessoais.
Desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem
Avaliar os seus progressos como ouvinte/leitor, integrando a avaliação realizada de modo a melhorar o seu desempenho; demonstrar uma atitude proativa perante o processo de aprendizagem, mobilizando e desenvolvendo estratégias autónomas e colaborativas, adaptando-as de modo flexível às exigências das tarefas e aos objetivos de aprendizagem; reformular o seu desempenho oral e escrito de acordo com a avaliação obtida; realizar atividades de auto e heteroavaliação, tais como portefólios, diários e grelhas de progressão de aprendizagem.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para a:
- identificação dos pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- descrição dos processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
- melhoria ou aprofundamento de saberes, tendo em consideração o feedback dos pares e do professor;
- reorganização do trabalho, individual ou em grupo, a partir do feedback dado pelo professor.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de:
- colaboração e apoio aos pares em diversas tarefas;
- prestação de feedback para melhoria ou aprofundamento de ações.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- consciencialização e cumprimento de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
- organização e realização autónoma de tarefas;
- cumprimento de compromissos, contratualização de tarefas;
- apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação;
- prestação de feedback ao professor e aos pares do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.
Promover estratégias que induzam:
- ações solidárias para com os pares nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização/atividades de entreajuda;
- posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si mesmo;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)