As Aprendizagens Essenciais (AE) de História identificam os conhecimentos, as capacidades e as atitudes que se pretendem atingir com a aprendizagem da História no 3.o ciclo e constituem-se como o documento curricular base para a planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, contribuindo para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Identificando as AE permite-se o aprofundamento de temas, as explorações interdisciplinares e a mobilização de componentes locais do currículo.
As AE foram elaboradas tendo como referência uma escolaridade obrigatória de 12 anos, com a preocupação de dar aos alunos instrumentos para o prosseguimento de estudos, mas pensando igualmente que, para muitos, o 9.o ano representa o fim do contacto com a disciplina de História.
No 3.o ciclo a História torna-se uma disciplina autónoma, uma vez que no 1.o ciclo está integrada no Estudo do Meio e no 2.o ciclo se trata a História e Geografia de Portugal, o que permite aprofundar a utilização das metodologias específicas desta área do saber e, optando por uma abordagem cronológica, dar aos alunos uma consciência de outras realidades espácio-temporais, relacionando a história de Portugal com a história da Europa e do Mundo.
No que respeita ao 8.o ano de escolaridade, as AE definidas incidem no estudo de etapas fundamentais do desenvolvimento da humanidade, desde a expansão e mudança verificadas nos séculos XV e XVI até ao aparecimento e desenvolvimento da civilização industrial no século XIX.
Pretende-se que o aluno adquira uma consciência histórica que lhe permita assumir uma posição crítica e participativa na sociedade, reconhecendo a utilidade da História para compreender de forma integrada o mundo em que vive e para a construção da sua identidade individual e coletiva. A História, através da análise fundamentada e crítica de exemplos do passado, é uma disciplina fundamental para promover a cultura de autonomia e responsabilidade, referida no documento PA.
Para além das AE identificadas para cada tema do Programa, ao longo do 3o ciclo o aluno deve desenvolver um conjunto de competências específicas da disciplina de História e transversais a vários temas e anos de escolaridade:
- Consolidar a aquisição e utilizar referentes de tempo e de unidades de tempo histórico: antes de, depois de, milénio, século, ano, era; (A; B; C; I)
- Localizar em representações cartográficas, de diversos tipos, locais e eventos históricos; (A; B; C; I)
- Compreender a necessidade das fontes históricas para a produção do conhecimento histórico; (A; B; C; D; F; I)
- Utilizar adequadamente fontes históricas de tipologia diversa, recolhendo e tratando a informação para a abordagem da realidade social numa perspetiva crítica; (A; B C; D; F; H; I)
- Relacionar formas de organização do espaço com os elementos naturais e humanos aí existentes em diferentes épocas históricas, ressaltando aspetos diferentes e aspetos que permanecem; (A; B; C D; F; G; I; J)
- Reforçar a utilização de conceitos operatórios e metodológicos da disciplina de História; (C; D; F; I)
- Compreender a existência de continuidades e de ruturas no processo histórico, estabelecendo relações de causalidade e de consequência; (A; B; C; D; F; G; I)
- Reconhecer a importância dos valores de cidadania para a formação de uma consciência cívica e de uma intervenção responsável na sociedade democrática; (A; B; C; D; E; F; G; I)
- Promover uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos; (A; B; C; D; E; F; G; H; I; J)
- Relacionar, sempre que possível, as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda; (A; B; C; D; E; F; G; H; I)
- Promover o respeito pela diferença, reconhecendo e valorizando a diversidade étnica, ideológica, cultural e sexual; (A; B; C; D; E; F; G; H; I)
- Valorizar a dignidade humana e os direitos humanos, promovendo a diversidade, as interações entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade no cumprimento das leis; (A; B; C; D; E; F; G; H; I)
- Respeitar a biodiversidade, valorizando a importância da riqueza das espécies vegetais e animais para o desenvolvimento das comunidades humanas. (A; B; D; F; G)
Os documentos de referência considerados para a elaboração das AE foram o Programa e as Metas Curriculares que se mantêm em vigor.
A abertura ao mundo
Referir as principais condições e motivações da expansão portuguesa;
Demonstrar a importância que o poder régio e os diversos grupos sociais tiveram no arranque da expansão portuguesa;
Reconhecer rumos e etapas principais da expansão henriquina;
Relacionar a política expansionista de D. João II e a assinatura do Tratado de Tordesilhas com a estratégia ibérica de partilha de espaços coloniais;
Identificar as principais características da conquista e da ocupação espanholas na América Central e do Sul;
Caracterizar sumariamente as principais civilizações de África, América e Ásia à chegada dos europeus;
Distinguir formas de ocupação e de exploração económicas implementadas por Portugal em África, Índia e Brasil, considerando as especificidades de cada uma dessas regiões;
Reconhecer a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos como uma realidade da expansão;
Identificar as rotas intercontinentais, destacando os principais centros distribuidores de produtos ultramarinos;
Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e influenciando os hábitos culturais;
Identificar/aplicar os conceitos: Navegação astronómica;
Colonização; Capitão-donatário; Império colonial; Mare clausum; Monopólio comercial; Feitoria; Tráfico de escravos; Aculturação/ Encontro de culturas; Missionação; Globalização.
Renascimento e Reforma
Relacionar a renovação cultural dos séculos XV e XVI com o apoio mecenático;
Compreender o desenvolvimento de novos valores e atitudes e o papel da imprensa na sua disseminação;
Compreender a inspiração clássica da arte renascentista e as especificidades do manuelino;
Compreender em que condições se desenvolveu, na Cristandade ocidental, um movimento de insatisfação e de crítica que culminou numa rutura religiosa;
Conhecer alguns dos princípios ideológicos que separam o protestantismo do catolicismo;
Reconhecer que tanto a reforma protestante como a católica foram acompanhadas de manifestações de intolerância, destacando o caso da Península Ibérica; Identificar/aplicar os conceitos: Humanismo;
Renascimento; Mecenato; Geocentrismo/Heliocentrismo; Teocentrismo/Antropocentrismo; Arte renascentista; Manuelino; Naturalismo; Reforma Protestante/ Contrarreforma; Dogma; Individualismo; Cristão-novo.
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- desenvolver a memorização, associando-a à compreensão, de forma a conseguir mobilizar o memorizado;
- mobilizar o conhecimento adquirido aplicando-o em diferentes contextos históricos, de forma autónoma;
- estabelecer relações intra e interdisciplinares;
- formular algumas hipóteses sustentadas em evidências, face a um acontecimento ou processo histórico, de forma supervisionada mas progressivamente autónoma;
- utiliza os conceitos operatórios da História para a compreensão dos diferentes contextos;
- utiliza a metodologia específica da História para a análise de acontecimentos e processos;
- valorizar o património histórico material e imaterial, regional e nacional;
- valorizar o património histórico material e imaterial europeu, numa perspetiva de desenvolvimento da cidadania europeia.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- propor alternativas de interpretação a um acontecimento, evento ou processo de forma progressivamente autónoma;
- promover a multiperspetiva em História, de forma supervisionada mas progressivamente autónoma;
- usar meios diversos para expressar as aprendizagens;
- criar soluções estéticas progressivamente criativas e pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:
- analisar factos e situações, aprendendo a selecionar elementos ou dados históricos relevantes para o assunto em estudo;
- mobilizar o discurso argumentativo de forma progressivamente autónoma;
- organizar debates orientados que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análises de factos ou dados históricos;
- discutir conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar histórico, de forma progressivamente autónoma;
- analisar fontes históricas escritas com diferentes pontos de vista, problematizando-os.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- selecionar fontes históricas fidedignas e de diversos tipos, de forma autónoma;
- recolher e selecionar dados de fontes históricas relevantes para a análise de assuntos em estudo, aprendendo a pesquisar de forma autónoma;
- problematizar, progressivamente os conhecimentos adquiridos.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- aceitar e/ou argumentar diversos pontos de vista;
- saber interagir com os outros no respeito pela diferença e pela diversidade;
- confrontar ideias e perspetivas históricas distintas, respeitando as diferenças de opinião.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- planificar, sintetizar, rever e monitorizar;
- registar seletivamente a informação recolhida em fontes históricas;
- organizar a informação recolhida em fontes históricas de diversos tipos;
- elaborar pequenas sínteses com base em dados recolhidos em fontes históricas analisadas;
- elaborar relatórios obedecendo a critérios e objetivos específicos;
- elaborar planos específicos e esquemas;
- sistematizar, de forma progressivamente autónoma e seguindo tipologias específicas, acontecimentos e/ou processos históricos;
- organizar de forma sistematizada o estudo autónomo.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- colocar questões-chave cuja resposta abranja um acontecimento ou processo histórico específico;
- questionar os seus conhecimentos prévios, vericando que a aprendizagem é um processo em constante remodelação.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- organizar o discurso oral ou escrito recorrendo a conceitos operatórios da História;
- organizar o discurso oral ou escrito recorrendo a conceitos metodológicos da História;
- comunicar uni, bi e multidirecionalmente;
- responder, apresentar dados/informação, mostrar iniciativa;
- usar meios diversos para expressar as aprendizagens.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- questionar de forma organizada e sustentada o trabalho efetuado por si e pelos outros;
- autoavaliar as aprendizagens adquiridas, os seus comportamentos e atitudes;
- avaliar de forma construtiva as aprendizagens adquiridas, os comportamentos e atitudes dos outros;
- aceitar as críticas dos pares e dos professores de forma construtiva, no sentido de melhorar o seu desempenho.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:
- colaborar com os pares e professores, no sentido de melhorar ou aprofundar as suas ações;
- apoiar o trabalho colaborativo;
- saber intervir de forma solidária;
- ser solidário nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização;
- estar disponível para se autoaperfeiçoar.
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- assumir responsabilidades nas tarefas, atitudes e comportamentos;
- assumir e cumprir compromissos;
- apresentar trabalhos com auto e heteroavaliação;
- dar conta a outros do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.
Promover estratégias que induzam:
- valorizar a sensibilidade estética e a consciência ética, por forma a estabelecer consigo próprio e com os outros uma relação harmoniosa e salutar.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, C, D, J)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
O império português e a concorrência internacional Identificar fatores e manifestações de crise no império português a partir de meados do século XVI, destacando a ascensão de outros impérios coloniais (Holanda, França, Inglaterra);
Concluir que a União Ibérica resultou da confluência de interesses dos grupos dominantes nos dois estados;
Compreender que a Restauração resultou da divergência de interesses de uma parte significativa da sociedade portuguesa relativamente às políticas imperiais espanholas;
Identificar/aplicar os conceitos: Mare Liberum; Capitalismo comercial; Bolsa de Valores; Companhia de comércio; Comércio triangular; Restauração.
O Antigo Regime no século XVIII
Relacionar o absolutismo com a manutenção da sociedade de ordens e com as opções mercantilistas;
Diferenciar os ritmos de evolução da agricultura dos ritmos do dinamismo comercial no quadro de uma economia pré- industrial;
Referir elementos de mudanças políticas, sociais e económicas no projeto pombalino;
Identificar/aplicar os conceitos: Antigo Regime; Sociedade de Ordens; Absolutismo; Mercantilismo; Manufatura.
A cultura em Portugal no contexto europeu
Caracterizar a arte e a mentalidade barrocas;
Concluir que os avanços verificados na ciência e na técnica se relacionaram com o desenvolvimento do método científico;
Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes;
Destacar a afirmação do poder absoluto no urbanismo pombalino;
Compreender a ação dos estrangeirados e do Marquês de Pombal no contexto do pensamento iluminista;
Identificar/aplicar os conceitos: Barroco; Revolução científica; Racionalismo; Iluminismo; Estrangeirado; Separação de poderes; Soberania popular; Direitos Humanos.
A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial
Sublinhar a ligação existente entre as novas tendências demográficas, a transformação da estrutura da propriedade agrícola e as inovações técnicas;
Analisar as condições que favoreceram o arranque da Revolução industrial e as alterações verificadas no regime de produção;
Identificar/aplicar os conceitos: Revolução agrícola; Enclosure; Explosão demográfica; Êxodo rural; Revolução industrial; Maquinofatura.
O triunfo das revoluções liberais
Compreender as razões que justificaram o primeiro processo de independência por parte de um território colonial europeu (EUA);
Destacar no processo revolucionário francês a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei;
Compreender a importância das conquistas da revolução francesa para o liberalismo, estabelecendo ligações com o caso português;
Interpretar a revolução liberal portuguesa, identificando causas e as diversas propostas políticas expressas na
Constituição de 1822, na Carta Constitucional de 1826 e na resistência absolutista;
Contextualizar a independência do Brasil no processo revolucionário liberal português;
Reconhecer que o fim do Antigo Regime e o estabelecimento de uma nova ordem liberal e burguesa em Portugal resultou numa guerra civil;
Identificar/aplicar os conceitos: Liberalismo; Constituição; Cidadania; Carta Constitucional; Sufrágio censitário / sufrágio universal; Monarquia constitucional/Estado federal/República.
Transformações económicas, sociais e culturais
Identificar as principais potências industrializadas no século XIX, ressaltando a importância da revolução dos transportes para a mundialização da economia; Selecionar as alterações que se operaram a nível económico, social e demográfico devido ao desenvolvimento dos meios de produção;
Relacionar as condições de vida e trabalho do operariado com o aparecimento dos movimentos reivindicativos e da ideologia socialista;
Relacionar o aparecimento das novas correntes culturais e artísticas com as transformações da revolução industrial e a confiança no conhecimento científico;
Identificar/aplicar os conceitos: Capitalismo industrial e financeiro; Liberalismo económico; Mercado nacional; Classes médias; Proletariado; Marxismo; Socialismo; Comunismo; Sindicalismo;Romantismo; Realismo; Impressionismo.
O caso português
Analisar a política económica regeneradora, nomeadamente o investimento efetuado nas infraestruturas de transporte, que moldaram o desenvolvimento da agricultura e a industrialização;
Relacionar a emigração com as dificuldades sentidas pelos pequenos produtores rurais na segunda metade do século XIX;
Integrar a emigração portuguesa da segunda metade do século XIX no contexto das migrações europeias do período.
Justificar o aparecimento e desenvolvimento do operariado português;
Identificar/aplicar o conceito: Regeneração.