Sendo uma disciplina de introdução a uma língua clássica, limitada a um ano de frequência, as rubricas de língua não podem ser muito aprofundadas, dando-se, por isso, preferência aos aspetos de cultura e de literatura, numa relação constante com o Português, quer nos aspetos culturais, quer nos aspetos linguísticos. Assim, estudam-se, por exemplo, os radicais gregos no vocabulário português, mostrando a importância do conhecimento dos étimos gregos para uma melhor compreensão não só de vocabulário específico, o vocabulário erudito, como de palavras do nosso dia-a-dia que têm origem grega. As grandes obras da literatura grega são apresentadas, essencialmente, em tradução portuguesa, sem esquecer, no entanto, o estudo no original de pequenos trechos simples para explorar os aspetos linguísticos.
Os temas de cultura permitem uma abordagem e conhecimento da enorme herança cultural grega, que a Europa e todo o mundo ocidental adotaram como sua e que, adaptada e atualizada, continua a ser a base de tudo o que fomos e somos.
O aluno contacta, deste modo, não só com uma língua nova, que enriquece as suas competências na língua materna, mas também tem oportunidade de conhecer e investigar a explicação para a língua e a cultura atuais. Esta disciplina contribui, portanto, para a formação de cidadãos mais cultos, mais conhecedores, atentos ao património e à relação entre o presente e o passado, em consonância com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Reconhecer a perenidade da herança cultural grega nos diversos domínios da civilização ocidental.
Identificar a presença da cultura e da língua gregas na cultura e na língua portuguesas:
- em expressões e frases do quotidiano;
- no vocabulário dos diversos domínios do saber;
- na arte de várias épocas: pintura, escultura, arquitetura.
Conhecer aspetos da vida pública e privada na época clássica, no que se refere a:
- cidade-estado: regimes políticos em Atenas e Esparta;
- família e educação.
Descrever as diferenças entre a educação ateniense e a educação espartana.
Relacionar o modelo de educação em Atenas e em Esparta com o respetivo conceito de cidadania.
Conhecer aspetos da religião grega, nomeadamente:
- as principais divindades e os seus atributos;
- o culto de Apolo e de Dioniso;
- o oráculo de Delfos e a sua importância.
Interpretar a relação entre a religião e as manifestações dramáticas e desportivas.
Relacionar religião e mitologia.
Conhecer o conteúdo e a significação de mitos gregos.
- Investigação sobre as áreas da arte e da cultura, em geral, com organização de documentos-síntese, de imagens e de confrontos entre o passado e o presente.
- Análise crítica de textos/imagens, identificando os valores culturais e epocais (do presente e do passado).
- Recolha de informação e seu tratamento em suportes diversos.
- Comunicação, em turma, das pesquisas/estudos realizados.
- Trabalhos individuais e em grupo.
- Resolução de fichas/atividades que exijam a aplicação dos estudos feitos.
- Apresentação de atividades à comunidade educativa, por exemplo, recorrendo ao uso das novas tecnologias.
- Reflexão sobre a língua grega e as suas características gráficas.
- Identificação das raízes gregas na língua portuguesa.
- Questionamento linguístico, com base nas raízes da língua.
- Demonstração da importância do Grego na formação de palavras portuguesas.
- Organização e estrutura de textos.
- Crítica fundamentada de textos de diversos tipos.
- Autonomia no estudo e resolução de problemas.
- Construção de documentos comprovativos da influência da língua grega na literatura portuguesa, usando ferramentas diversas.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)
Criativo (A, C, D)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)
Questionador (A, F, G, I, J)
Comunicador (A, B, D, E, H,J)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Conhecer o alfabeto grego, os acentos e os espíritos.
Escrever o alfabeto grego.
Ler um texto em língua grega.
Adquirir conhecimentos de morfologia e sintaxe, ao nível de:
- nome: radical, tema e desinência;
- casos e respetivas funções sintáticas;
- flexão dos nomes da 1.a e 2.a declinações (não contractos) e dos temas em consoante: oclusiva, líquida e em - ν e em – ντ;
- artigo — flexão;
- adjetivos de tema em – α, - ο; em consoante; em consoante e vogal (não contractos) e os irregulares πολύς e μέγας;
- pronomes e determinantes: pessoal, demonstrativo αὐτός e οὗτος; possessivo; o relativo;
- preposições: ἐν, σύν, ἀπό, ἐκ (ἐξ), ἐπί, περί, κατά, ἀμφί, διά, μετά, ὑπό, παρά, εἰς, πρός;
- verbos:
- radical, tema, vogal temática, característica e desinência;
- tempos (primários e secundários);
- flexão no modo indicativo do verbo εἰμί; dos verbos vocálicos em -ω não contractos; dos verbos consonânticos em – ω;
- conjunções:
- coordenativas: copulativas e adversativas;
- subordinativas: temporais ὅτε e ὡς; causal ὅτι;
- constituintes da frase;
- orações coordenadas: copulativas e adversativas;
- orações subordinadas: relativas, temporais, causais e completiva de ὅτι.
Interpretar e traduzir pequenas frases e textos simples.
Conhecer e analisar, em tradução, textos de obras significativas da literatura grega.
Identificar a influência da literatura grega na literatura portuguesa, ao nível temático e ao nível das categorias literárias.
Reconhecer na língua portuguesa os radicais e prefixos de origem grega e a sua significação.