Grego

Grego
12.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

Sendo uma disciplina de introdução a uma língua clássica, limitada a um ano de frequência, as rubricas de língua não podem ser muito aprofundadas, dando-se, por isso, preferência aos aspetos de cultura e de literatura, numa relação constante com o Português, quer nos aspetos culturais, quer nos aspetos linguísticos. Assim, estudam-se, por exemplo, os radicais gregos no vocabulário português, mostrando a importância do conhecimento dos étimos gregos para uma melhor compreensão não só de vocabulário específico, o vocabulário erudito, como de palavras do nosso dia-a-dia que têm origem grega. As grandes obras da literatura grega são apresentadas, essencialmente, em tradução portuguesa, sem esquecer, no entanto, o estudo no original de pequenos trechos simples para explorar os aspetos linguísticos.

Os temas de cultura permitem uma abordagem e conhecimento da enorme herança cultural grega, que a Europa e todo o mundo ocidental adotaram como sua e que, adaptada e atualizada, continua a ser a base de tudo o que fomos e somos.

O aluno contacta, deste modo, não só com uma língua nova, que enriquece as suas competências na língua materna, mas também tem oportunidade de conhecer e investigar a explicação para a língua e a cultura atuais. Esta disciplina contribui, portanto, para a formação de cidadãos mais cultos, mais conhecedores, atentos ao património e à relação entre o presente e o passado, em consonância com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
Cultura e Civilização
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer a perenidade da herança cultural grega nos diversos domínios da civilização ocidental.

Identificar a presença da cultura e da língua gregas na cultura e na língua portuguesas:

  • em expressões e frases do quotidiano;
  • no vocabulário dos diversos domínios do saber;
  • na arte de várias épocas: pintura, escultura, arquitetura.

Conhecer aspetos da vida pública e privada na época clássica, no que se refere a:

  • cidade-estado: regimes políticos em Atenas e Esparta;
  • família e educação.

Descrever as diferenças entre a educação ateniense e a educação espartana.

Relacionar o modelo de educação em Atenas e em Esparta com o respetivo conceito de cidadania.

Conhecer aspetos da religião grega, nomeadamente:

  • as principais divindades e os seus atributos;
  • o culto de Apolo e de Dioniso;
  • o oráculo de Delfos e a sua importância.

Interpretar a relação entre a religião e as manifestações dramáticas e desportivas.

Relacionar religião e mitologia.

Conhecer o conteúdo e a significação de mitos gregos.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos
  • Investigação sobre as áreas da arte e da cultura, em geral, com organização de documentos-síntese, de imagens e de confrontos entre o passado e o presente.
  • Análise crítica de textos/imagens, identificando os valores culturais e epocais (do presente e do passado).
  • Recolha de informação e seu tratamento em suportes diversos.
  • Comunicação, em turma, das pesquisas/estudos realizados.
  • Trabalhos individuais e em grupo.
  • Resolução de fichas/atividades que exijam a aplicação dos estudos feitos.
  • Apresentação de atividades à comunidade educativa, por exemplo, recorrendo ao uso das novas tecnologias.
  • Reflexão sobre a língua grega e as suas características gráficas.
  • Identificação das raízes gregas na língua portuguesa.
  • Questionamento linguístico, com base nas raízes da língua.
  • Demonstração da importância do Grego na formação de palavras portuguesas.
  • Organização e estrutura de textos.
  • Crítica fundamentada de textos de diversos tipos.
  • Autonomia no estudo e resolução de problemas.
  • Construção de documentos comprovativos da influência da língua grega na literatura portuguesa, usando ferramentas diversas.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I)

Criativo (A, C, D)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H,J)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
A Língua e o Texto
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer o alfabeto grego, os acentos e os espíritos.

Escrever o alfabeto grego.

Ler um texto em língua grega.

Adquirir conhecimentos de morfologia e sintaxe, ao nível de:

  • nome: radical, tema e desinência;
  • casos e respetivas funções sintáticas;
  • flexão dos nomes da 1.a e 2.a declinações (não contractos) e dos temas em consoante: oclusiva, líquida e em - ν e em – ντ;
  • artigo — flexão;
  • adjetivos de tema em – α, - ο; em consoante; em consoante e vogal (não contractos) e os irregulares πολύς e μέγας;
  • pronomes e determinantes: pessoal, demonstrativo αὐτός e οὗτος; possessivo; o relativo;
  • preposições: ἐν, σύν, ἀπό, ἐκ (ἐξ), ἐπί, περί, κατά, ἀμφί, διά, μετά, ὑπό, παρά, εἰς, πρός;
  • verbos:
  • radical, tema, vogal temática, característica e desinência;
  • tempos (primários e secundários);
  • flexão no modo indicativo do verbo εἰμί; dos verbos vocálicos em -ω não contractos; dos verbos consonânticos em – ω;
  • conjunções:
  • coordenativas: copulativas e adversativas;
  • subordinativas: temporais ὅτε e ὡς; causal ὅτι;
  • constituintes da frase;
  • orações coordenadas: copulativas e adversativas;
  • orações subordinadas: relativas, temporais, causais e completiva de ὅτι.

Interpretar e traduzir pequenas frases e textos simples.

Conhecer e analisar, em tradução, textos de obras significativas da literatura grega.

Identificar a influência da literatura grega na literatura portuguesa, ao nível temático e ao nível das categorias literárias.

Reconhecer na língua portuguesa os radicais e prefixos de origem grega e a sua significação.