Geometria Descritiva A

Geometria Descritiva A
10.º Ano
Formação Específica
Ensino Secundário
Introdução

A disciplina de Geometria Descritiva proporciona, de uma forma muito própria, o desenvolvimento da inteligência espacial dos alunos, contribuindo para as diferentes áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). É através do seu contributo para a literacia científica e artística que a disciplina de Geometria Descritiva proporciona não só o desenvolvimento da inteligência espacial dos alunos, mas também dos seus processos de análise e questionamento crítico da realidade, articulando as diferentes áreas de competências do PA, que envolvem a avaliação cuidada e a seleção de A disciplina de Geometria Descritiva proporciona, de uma forma muito própria, o desenvolvimento da inteligência espacial dos alunos, contribuindo para as diferentes áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). É através do seu contributo para a literacia científica e artística que a disciplina de Geometria Descritiva proporciona não só o desenvolvimento da inteligência espacial dos alunos, mas também dos seus processos de análise e questionamento crítico da realidade, articulando as diferentes áreas de competências do PA, que envolvem a avaliação cuidada e a seleção de informação pertinente, a formulação de hipóteses e a tomada de decisões sustentadas por processos de investigação que estimulam o desenvolvimento de novas ideias e soluções.

A procura por estas soluções pode assumir formas inovadoras e geradoras de dinâmicas de trabalho colaborativo potenciadoras de articulações várias com disciplinas que desenvolvem competências semelhantes, como é o caso da Matemática e do Desenho A, entre outras. Não sendo a única disciplina a contribuir para o desenvolvimento da inteligência espacial dos alunos, a Geometria Descritiva A, pela sua especificidade, proporciona o desenvolvimento de competências permansivas necessárias à perceção e visualização espaciais, à orientação e rotação mentais e a todas as relações inerentes às questões de espaço através do Bloco "Introdução à Geometria Descritiva" e, sobretudo, dos Blocos "Representação Diédrica" e "Representação Axonométrica."

Neste documento, enunciam-se as Aprendizagens Essenciais (conhecimentos, capacidades e atitudes) de Geometria Descritiva A, tendo por referências o Programa e o PA. Através deste conjunto de Aprendizagens Essenciais (AE), proporciona-se uma otimização consciente da didática e da aprendizagem da disciplina de Geometria Descritiva A no ensino secundário atual, enquadrada pelo estudo das questões de espaço que melhor apelam às capacidades de visualização dos alunos, alicerçada num conjunto de competências específicas a desenvolver ao longo da aprendizagem desta disciplina.

Para o primeiro ano da disciplina, os conteúdos do “Módulo Inicial” do Programa surgem integrados nos descritores das AE como abordagem introdutória aos Blocos com que diretamente se relacionam, o que poderá facilitar a gestão de tempo de referência atribuído no Programa. Em virtude desta alteração, a numeração dos Organizadores e Blocos apresentados nos documentos para os dois anos da disciplina é diferente da numeração no Programa em vigor.

Antecipou-se, do segundo para o primeiro ano da disciplina, o “Bloco Paralelismo e Perpendicularidade entre retas e planos”, em concreto os descritores “Paralelismo de retas e planos” e “Perpendicularidade de retas e de planos”, o que se justifica pelo facto de estas aprendizagens serem indispensáveis a Blocos subsequentes, nomeadamente, Sólidos I e Sólidos II.

A sequência de aprendizagens apresentada é uma referência, correspondendo à que se julga ser mais conveniente, embora tal não obste a que cada professor faça a sua gestão de modo diverso, em função do contexto e da sua experiência.

Deverá ser atribuída uma ênfase particular ao desenvolvimento de atividades de índole formativa que proporcionem o aprofundamento de competências cognitivas e espaciais dos alunos através da metodologia de resolução de problemas, no sentido de gradualmente desenvolverem as áreas de competências prevista no PA, visando ainda as finalidades da disciplina:

  • perceção dos espaços, das formas visuais e das suas posições relativas;
  • visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginadas;
  • interpretação de representações descritivas de formas;
  • comunicação através de representações descritivas;
  • utilização, com propriedade, do vocabulário específico da geometria descritiva;
  • formulação e resolução de problemas, espírito crítico e capacidade criativa;
  • gradual autoexigência de rigor e espírito crítico;
  • realização pessoal, por forma a adquirir autonomia de procedimentos e de raciocínio, espírito de solidariedade, entreajuda e cooperação.
Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
1. INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DESCRITIVA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1.1. Geometria Descritiva

1.2. Tipos de projeção

1.3. Sistemas de representação

  • Relembrar noções essenciais de Geometria no Espaço:
    • Ponto
    • Reta
      • Posição relativa de duas retas: complanares (paralelas ou concorrentes) não complanares  (enviesadas).
    • Plano
      • Posição relativa de retas e de planos:
        reta pertencente a um plano
        reta paralela a um plano
        reta concorrente com um plano
        planos paralelos
        planos concorrentes.
      • Perpendicularidade de retas e de planos:
        retas perpendiculares
        retas ortogonais
        reta perpendicular a um plano
        planos perpendiculares.
  • Identificar o objeto, finalidade e vocação particular da Geometria Descritiva no estudo exato das formas dos objetos e de distinguir estes da sua representação gráfica.
  • Distinguir os conceitos de ponto próprio e impróprio e de reta própria e imprópria e de os associar, respetivamente, aos conceitos de direção e de orientação.
  • Identificar os elementos caracterizadores de uma projeção (centro de projeção, projetante, superfície de projeção, projeção).
  • Inferir os tipos de projeção e o modo como interferem na projeção de um mesmo objeto:
    • central ou cónica,
    • - paralela ou cilíndrica (clinogonal/ortogonal).
  • Identificar a função e vocação particular de cada um dos sistemas de representação a partir de descrições gráficas de um mesmo objeto:
    • pelo tipo de projeção
    • pelo número de projeções utilizada
    • pelas operações efetuadas na passagem do tri para o bidimensional:
    • Projeção única
      n projeções e rebatimento de n-1 planos de projeção.

1.4. Introdução ao estudo dos sistemas de representação triédrica e diédrica

  • Identificar os planos que organizam o espaço no sistema de representação diédrica, respetivas retas de interseção, semi-espaços e coordenadas ortogonais:
    • Representação diédrica:
      • diedros de projeção
      • planos de projeção: plano horizontal (plano 1), plano frontal (plano 2)
      • eixo x ou aresta dos diedros (Linha de Terra)
      • planos bissetores dos diedros
      • plano de referência das abcissas.
  • Identificar os planos que organizam o espaço no sistema de representação triédrica, respetivas retas de interseção (eixos coordenados), semi espaços e coordenadas ortogonais:
    • Representação triédrica:
      • triedros trirretângulos de projeção
      • planos de projeção: plano horizontal xy (plano 1), plano frontal zx (plano 2), plano de perfil yz (plano 3)

      • eixos de coordenadas ortogonais: x, y, z

      • coordenadas ortogonais: abcissa ou largura; ordenada/afastamento ou profundidade; cota ou altura.

  • Reconhecer vantagens e inconvenientes dos sistemas de representação diédrica e triédrica e sua intermutabilidade.

  • Identificar o modo como o ponto é representado nos sistemas de representação diédrica e triédrica e inferir a sua localização no espaço e correspondência biunívoca.

   

 

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Proporcionar ao aluno diferentes oportunidades
para:

Confrontar ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema ou maneira de o resolver.

Descrever, oralmente e/ou por escrito, o raciocínio seguido para a resolução de um determinado problema.

Formular problemas a partir de situações abordadas em aula, criando enunciados de situações/problema de sua autoria, que constituam desafios estimulantes relacionados com as aprendizagens realizadas.

Apresentar, em contexto de aula, trabalhos de investigação sugeridos por determinados conteúdos do Programa da disciplina.

Utilizar o vocabulário específico da disciplina para verbalizar o raciocínio adotado na resolução dos problemas propostos.

Proporcionar ao aluno diferentes oportunidades para:

Mobilizar o discurso argumentativo no âmbito das situações propostas em aula, de modo a expressar uma tomada de posição ou pensamento em resposta a debates entre professor, alunos e alunas, apresentando argumentos e contra-argumentos e rebatendo-os, sempre que justificado.

Participar em momentos de discussão e de partilha de conhecimentos que requeiram a sustentação de afirmações, a elaboração de opiniões ou a análise de situações específicas, através das quais se explore a articulação entre conteúdos diversos da disciplina.

Discutir conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, adotando o vocabulário da disciplina para comunicar.

Pesquisar fontes documentais físicas ou digitais e selecionar/aprofundar a informação recolhida para responder a uma situação-problema ou trabalho de investigação proposto.

Explorar as potencialidades das ferramentas digitais disponíveis no sentido de facilitar a compressão e visualização de determinados conteúdos (sugerem-se, a título de exemplo: 3dsMax, AutoCAD, Blender, Cibema4D, GeoGebra, Poly, Rhinoceros/Grasshopper, SketchUp, SolidWorks, Stella 4D, The Geometer’s Sketchpad, entre outros).

Promover atividades que proporcionem ao aluno diferentes oportunidades de explorar o pensamento crítico e o pensamento criativo para:

Conceber situações onde conteúdos específicos da disciplina possam ser aplicados, sem descurar eventuais oportunidades de exploração colaborativa dos mesmos conteúdos por outras disciplinas, numa perspetiva interdisciplinar.

Interpretar enunciados de problemas e formular hipóteses de resposta através de diferentes processos de resolução.

Imaginar abordagens alternativas a uma forma tradicional de resolver uma situação-problema.

Recorrer de forma empírica, mas sistemática, a um dos sistemas de representação em estudo para descrever graficamente uma determinada situação/problema concebida no espaço tridimensional.

 

Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor, Sabedor, Culto, Informado (A, B, D, I)

Crítico e Analítico (B, C, D, I)

Indagador e Investigador (C, D, F, I)

Respeitador da diferença/ do outro (B, E, F)

Sistematizador e Organizador (A, B, C, D, F, I)

Questionador (D, F, I)

Comunicador (B, E, F, I)

Autoavaliador (A, B, C, D, F, H, I)

Participativo e Colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável e Autónomo (B, C, D, E, F)

Cuidador de si e do outro (E, F, I)

Criativo (B, C, D)

Organizador
2. REPRESENTAÇÃO DIÉDRICA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

2.1. Ponto

 

  • Representar o ponto pelas suas projeções e relacioná-las com a localização do ponto no espaço.

  • Diferenciar as coordenadas e as projeções de pontos situados nos diferentes diedros, planos de projeção e planos bissetores, assim como de pontos situados na mesma projetante.

2.2. Segmento de
reta
2.3. Reta
  • Representar o segmento de reta pelas suas projeções, e delas inferir a posição do segmento de reta no espaço, bem como eventuais relações de verdadeira grandeza entre este e a(s) sua(s) projeção(ões):
    • Segmento de reta perpendicular a um plano de projeção:
      • vertical
      • de topo
    • Segmento de reta paralelo aos dois planos de projeção:
      • fronto-horizontal
    • Segmento de reta paralelo a um dos planos de projeção:
      • horizontal (de nível)
      • frontal (de frente)
    • Segmento de reta oblíquo aos dois planos de projeção:
      • de perfil (paralelo ao plano de referência das abcissas)
      • passante (concorrente com o eixo x)
      • passante de perfil
      • oblíquo.
  • Representar segmentos de reta paralelos a um ou a dois planos de projeção, definidos por um ponto e pelo seu comprimento.
  • Representar a reta pelas suas projeções e qualquer ponto que lhe pertença (incluindo os traços nos planos de projeção e nos planos bissetores), ou reta que se relacione com a reta inicial.
  • Desta representação, inferir tanto as relações destes elementos entre si, como a posição da reta no espaço:
    • Reta perpendicular a um dos planos de projeção:
      • vertical
      • de topo
    • Reta paralela aos dois planos de projeção:
      • fronto-horizontal
    • Reta paralela a um dos planos de projeção:
      • horizontal (de nível)
      • frontal (de frente)
    • Reta oblíqua aos dois planos de projeção:
      • de perfil (paralela ao plano de referência das abcissas)
      • passante (concorrente com o eixo x)
      • passante de perfil
      • oblíqua.
  • Distinguir retas projetantes de retas não projetantes.
  • Representar retas concorrentes e retas paralelas.
  • Distinguir retas complanares de retas não complanares.

2.4. Figuras
planas I

 

  • Relembrar construções elementares de geometria plana.
  • Representar polígonos e círculos horizontais, frontais ou de perfil e identificar o plano de projeção em que se projetam em verdadeira grandeza.

2.5. Plano

  • Representar o plano pelos elementos que o definem:
    • o 3 pontos não colineares
    • o uma reta e um ponto exterior
    • o duas retas paralelas
    • o duas retas concorrentes (incluindo os traços nos planos de projeção).
  • Representar qualquer ponto ou reta contidos no plano e, desta representação, deduzir não apenas as condições de pertença entre pontos, retas e plano, mas também a posição do plano no espaço:
    • Plano paralelo a um dos planos de projeção:
      • horizontal (de nível)
      • frontal (de frente)
    • Plano perpendicular a um dos planos de projeção:
      • vertical
      • de topo
    • Plano perpendicular aos dois planos de projeção:
      • de perfil (paralelo ao plano de referência das abcissas)
    • Plano oblíquo aos dois planos de projeção:
      • de rampa (paralelo ao eixo x)
      • passante (contém o eixo x)
      • oblíquo (oblíquo ao eixo x).
  • Distinguir planos projetantes de planos não-projetantes.
  • Representar as retas notáveis do plano (horizontais, frontais, de maior declive, de maior inclinação) relacionando-as entre si.

2.6. Intersecções (Reta/Plano e Plano/Plano)

  • Determinar a interseção de uma reta com um plano (definido ou não pelos seus traços), recorrendo, nos casos que o justifiquem, ao método geral da interseção de uma reta com um plano:
    • Interseção de uma reta com um plano projetante
    • Interseção de uma reta com um plano não projetante.
  • Determinar a interseção de um plano com os planos bissetores.
  • Determinar a interseção de quaisquer dois planos (definidos ou não pelos seus traços), recorrendo, nos casos que o justifiquem, ao método geral da interseção de planos:
    • Interseção de dois planos projetantes
    • Interseção de um plano projetante com um plano não projetante
    • Interseção de dois planos não projetantes.
  • Determinar a interseção de quaisquer três planos, recorrendo, nos casos que o justifiquem, ao método geral da interseção de planos.

2.7. Paralelismo e Perpendiculari- dade entre retas e planos

  • Relembrar noções essenciais de Geometria no Espaço sobre paralelismo entre retas e planos:
    • Paralelismo de retas e de planos:
      • retas paralelas
      • reta paralela a um plano
      • planos paralelos
  • Relembrar noções essenciais de Geometria no Espaço sobre perpendicularidade entre retas e planos:
    • Perpendicularidade de retas e de planos:
      • retas perpendiculares
      • retas ortogonais
      • reta perpendicular a um plano
      • planos perpendiculares.
  • Representar uma reta paralela a um plano.
  • Representar uma reta perpendicular a um plano.

2.8. Sólidos I

  • Relembrar noções essenciais de Geometria no Espaço sobre Superfícies e Sólidos:
    • Superfícies: generalidades, geratriz e diretriz (exemplos: superfícies plana, piramidal, cónica, prismática, cilíndrica, esférica, entre outras).
    • Sólidos: generalidades, poliedros e não-poliedros (exemplos: pirâmides, prismas, cones, cilindros, esfera, entre outros).
  • Representar pirâmides (retas ou oblíquas) de base regular e cones (retos ou oblíquos) de base circular, situada num plano horizontal, frontal ou de perfil.
  • Representar prismas (retos ou oblíquos) de bases regulares e cilindros (retos ou oblíquos) de bases circulares, situadas em planos horizontais, frontais ou de perfil.
  • Representar paralelepípedos retângulos com faces situadas em planos horizontais, frontais e/ou de perfil.
  • Representar a esfera e as suas circunferências máximas horizontal, frontal e de perfil.
  • Representar pontos e linhas contidos nas arestas, faces ou superfícies dos sólidos em estudo.

2.9. Métodos Geométricos Auxiliares I:

Mudança de Diedros de Projeção
Rotações

  • Aplicar métodos geométricos auxiliares para determinar a verdadeira grandeza das relações métricas entre elementos geométricos contidos num plano de perfil, vertical ou de topo, designadamente:
    • Mudança de diedros de projeção (casos que impliquem apenas uma mudança) para transformar as projeções:
      • de um ponto
      • de uma reta
      • dos elementos definidores de um plano.
  • Rotações (casos que impliquem apenas uma rotação) para proceder:
    • à rotação de um ponto
    • à rotação de uma reta
    • à rotação de um plano projetante
    • ao rebatimento de planos de perfil
    • ao rebatimento de planos verticais
    • ao rebatimento de planos de topo.
  • Compreender espacialmente cada um dos métodos auxiliares em estudo e reconhecer as suas características e aptidões, selecionando o mais adequado, de acordo com o objetivo pretendido.
  • Identificar o eixo de rotação ou charneira do rebatimento como eixo de afinidade, por aplicação do teorema de Desargues.

2.10. Figuras
planas II

  • Representar polígonos e círculos contidos em planos de perfil.
  • Representar polígonos e círculos contidos em planos verticais.
  • Representar polígonos e círculos contidos em planos de topo.
2.11. Sólidos II
  • Representar pirâmides retas e prismas retos, de base(s) regular(es), situada(s) em plano(s) vertical(ais) ou de topo.
  • Representar paralelepípedos retângulos com face(s) situada(s) em plano(s) vertical(ais) ou de topo.