Geografia

Geografia
7.º Ano
3.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

A Geografia é a ciência e a disciplina que se distingue e caracteriza pelo pensamento espacial, que pode ser definido como o conjunto de competências que compreende o conhecimento dos conceitos relacionados com o território, a utilização de ferramentas de representação dos fenómenos geográficos e o conjunto de processos explicativos das suas interações, numa visão multiescalar.

Num espaço geográfico que cada vez mais se contrai, em que fenómenos ambientais, populacionais, sociais, culturais, entre outros, têm causas e consequências multifacetadas que ultrapassam as fronteiras, é fundamental desenvolver uma educação geográfica que problematiza, questiona e procura equacionar cenários e inventariar soluções para as complexas situações que ocorrem no Mundo, desde as catástrofes naturais aos contrastes no desenvolvimento, passando pelas alterações climáticas, as migrações, o envelhecimento demográfico, a composição multipolar do sistema-Mundo, só para citar alguns dos temas constantes dos programas da disciplina de Geografia no 3.º ciclo.

As Aprendizagens Essenciais (AE) estão organizadas de modo a privilegiar as metodologias de análise espacial, desde as mais simples, como a observação direta e indireta dos elementos da paisagem, às mais complexas, de problematização dos contrastes espaciais num mundo cada vez mais globalizado.

Assim, optou-se por selecionar três grandes áreas de desenvolvimento das competências: localizar e compreender os lugares e as regiões; problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos; comunicar e participar - o conhecimento e o saber fazer no domínio da Geografia e participar em projetos multidisciplinares de articulação do saber geográfico com outros saberes. O desenvolvimento destes três domínios deve ser feito de forma a que, partindo-se de um conceito ou de uma situação-problematizadora, se possam aplicar propostas metodológicas escolhidas pelo professor, tendo em consideração a especificidade da escola e dos alunos, que permitam uma articulação entre os três domínios do saber − o saber-saber, o saber-fazer e o saber-ser.

As AE foram elaboradas tendo por base os documentos curriculares em vigor e identificam as competências que se pretendem desenvolver com a aprendizagem da Geografia no 7.º ano do 3.º Ciclo, sendo que a sua leitura deve ser sempre mediada pelas especificidades da escola e dos alunos.

Os alunos devem ser capazes de responder a um conjunto de questões: Onde se localiza? Por que se localiza? Como se distribui? Quais as caraterísticas dessa distribuição? Que impactes se observam? E como deve ser gerido para benefício mútuo da comunidade e do ambiente? Nos ciclos anteriores, as competências específicas da Geografia são desenvolvidas através de experiências de aprendizagem e de conteúdos geográficos, abordados, essencialmente, à escala local e regional (Estudo do Meio – 1.º Ciclo) e à escala nacional e peninsular (História e Geografia de Portugal – 2.º Ciclo), e numa visão multiescalar no 3.º ciclo.

No 7.º Ano, dá-se um enfoque especial, em termos de temas geográficos, à localização, à representação de fenómenos geográficos e à compreensão do espaço natural, já numa perspetiva multiescalar e com um maior aprofundamento dos procedimentos metodológicos específicos da Geografia.

No subtema Clima e Formações vegetais, no 7.º ano, aborda-se a caracterização e distribuição dos ambientes bioclimáticos, destacando a sua zonalidade. Tendo como pressuposto a necessária articulação com as disciplinas de Fisíco-Química e Ciências Naturais, os elementos, fatores de clima e características dos diferentes climas terrestres transitam para 9.º ano de escolaridade no tema Ambiente e Sociedade. Considerou-se ainda que os Riscos e Catástrofes Naturais se articulam melhor com as temáticas do clima (agora abordadas no 9.º ano) quer pela sua génese e essência, quer pelas consequências destes no território e na sociedade.

O ritmo de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao território tem contribuído para transformar o acesso à informação geográfica e divulgar os procedimentos do pensamento espacial. A utilização das ferramentas Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) é fundamental para a aprendizagem dos padrões de distribuição dos diferentes fenómenos naturais e humanos. A disciplina de Geografia tem sido responsável pela introdução destes procedimentos no ensino, que são cada vez mais imprescindíveis ao cidadão comum, pelo que o estudo da Terra e das suas formas de representação abrem horizontes para as inovações acima referidas.

Globalização, alterações climáticas, sismos, inundações e tempestades, migrações, disparidades e conflitos sobre os recursos, moldam muito dos aspetos das nossas vidas e das sociedades no planeta Terra. Lidar com estes temas complexos exige um saber científico rigoroso ancorado em competências-chave, tais como a capacidade de delinear estratégias de as aplicar e de as avaliar, a resiliência face às dificuldades de resolução de problemas no imediato, tendo sempre presentes valores humanistas de compreensão de si e dos outros e da importância de uma postura de cidadania ativa, que se vão alicerçando, numa aprendizagem quotidiana e ao longo da nossa vida, através de ações tão simples, como por exemplo, sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de cuidarmos corretamente do nosso território.

Exemplos do contributo da Educação Geográfica no 7.º ano para os princípios enunciados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), encontram-se plasmados, de uma forma muito sintética, no quadro que se segue: 

Áreas de Competências - PA Exemplos do Contributo da Educação Geográfica para as áreas de competências (expressa através das competências transversais enunciadas no documento das Aprendizagens Essenciais em Geografia ao longo dos 12 anos de escolaridade)
Linguagens e textos Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.).
Informação e comunicação Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica.
Raciocínio e resolução de problemas Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica, proveniente de trabalho de campo (observação direta) e diferentes fontes documentais (observação indireta) e sua mobilização na elaboração de respostas para os problemas estudados.
Pensamento crítico e pensamento criativo Investigar problemas ambientais, ancorados em guiões de trabalho e questões geograficamente relevantes (o quê, onde, como, porquê e para quê).
Relacionamento interpessoal Identificar-se com o seu espaço de pertença, valorizando a diversidade de relações que as diferentes comunidades e culturas estabelecem com os seus territórios, a várias escalas.
Desenvolvimento pessoal e autonomia Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.
Bem-estar, saúde e ambiente Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.
Sensibilidade estética e artística

Realizar projetos, identificando problemas e colocando questões-chave, geograficamente relevantes, a nível económico, político, cultural e ambiental, a diferentes escalas.

Saber científico, técnico e tecnológico Identificar-se com o seu espaço de pertença, valorizando a diversidade de relações que as diferentes comunidades e culturas estabelecem com os seus territórios, a várias escalas.
Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
Localizar e compreender os lugares e as regiões Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Comunicar e participar

Elaborar esboços da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais.

Situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas, ilustrando com diversos tipos de imagens.

Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos ventos. 

Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica. 

Distinguir mapas de grande escala de mapas de pequena escala, quanto à dimensão e ao pormenor da área representada.

Calcular a distância real entre dois lugares, em itinerários definidos, utilizando a escala de um mapa. 

Aplicar as Tecnologias de Informação

Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares.

Reconhecer diferentes formas de representação do mundo de acordo com a posição geográfica dos continentes e com os espaços de vivência dos povos, utilizando diversas projeções cartográficas (em suporte papel ou digital).

Inferir a relatividade da representação do território, desenhando mapas mentais, a diversas escalas.

Reconhecer as características que conferem identidade a um lugar (o bairro, a região e o país onde vive), comparando diferentes formas de representação desses lugares.

Inferir sobre a distorção do território cartografado em mapas com diferentes sistemas de projeção.

Discutir os aspetos mais significativos da inserção de Portugal na União Europeia.

Selecionar as formas de representação da superfície terrestre, tendo em conta a heterogeneidade de situações e acontecimentos observáveis a partir de diferentes territórios.

 

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam a aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • ler e interpretar mapas de diferentes escalas;
  • articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;
  • mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (incluindo, por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.);
  • representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica, proveniente de trabalho de campo (observação direta) e de diferentes fontes documentais (observação indireta);
  • organizar o trabalho de campo (observação direta), para recolha e sistematização de informação sobre os territórios e fenómenos geográficos;
  • analisar factos e situações, identificando os seus elementos ou dados;
  • realizar tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso de saber, bem como à mobilização do memorizado, privilegiando a informação estatística e cartográfica (analógica e/ou digital);
  • selecionar informação geográfica pertinente;
  • organizar de forma sistematizada leitura e estudo autónomo;
  • estabelecer relações intra e interdisciplinares.
Descritores do Perfil dos alunos

A; B; C; D; F; G; I

Organizador
MEIO NATURAL
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
Localizar e
compreender os
lugares e as regiões
Problematizar e debater
as inter-relações entre
fenómenos e espaços
geográficos
Comunicar e participar

Distinguir clima e
estado do tempo, utilizando a observação direta e diferentes recursos digitais (sítio do IPMA, por exemplo).

Reconhecer a zonalidade dos climas e biomas, utilizando representações cartográficas (em suporte papel ou digital).

Identificar as grandes cadeias montanhosas e os principais rios do Mundo, utilizando mapas de diferentes escalas (em suporte papel ou digital). Relacionar a localização de formas de relevo com a rede hidrográfica, utilizando perfis topográficos.

Demonstrar a ação erosiva dos cursos de água e do mar, utilizando esquemas e imagens.

Identificar fatores responsáveis por situações de conflito na gestão dos recursos naturais (bacias hidrográficas, litoral), utilizando terminologia específica, à escala local e nacional.

Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica – Web SIG, Google Earth, GPS, Big Data, para localizar, descrever e compreender e os fenómenos geográficos.

Descrever impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos, a partir de exemplos concretos e apoiados em fontes fidedignas.

Identificar exemplos de impactes da ação humana no território, apoiados em fontes fidedignas. 

Reconhecer a necessidade da cooperação internacional na gestão de recursos naturais, exemplificando com casos concretos, a diferentes escalas.

Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma gestão sustentável do território, aplicando questionários de monitorização dos riscos no meio local, como por exemplo, os dos cursos de água e das áreas do litoral.

Relatar situações concretas de complementaridade e interdependência entre regiões, países ou lugares na gestão de recursos hídricos.

 

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam:

  • formular hipóteses para a representação cartográfica a utilizar face a um fenómeno ou evento;
  • criar um objeto, mapa, esquema conceptual, texto ou solução, face a um desafio geográfico;
  • organizar um Atlas com diferentes formas de representar a superfície terrestre, apresentando argumentos a favor face às diferentes representações da Terra escolhidas;
  • interrogar-se sobre a relação entre territórios e fenómenos geográficos por comparação de mapas com diferentes escalas;
  • analisar diferentes cenários de evolução de características inerentes ao meio natural;
  • usar modalidades diversas para expressar as aprendizagens em relação a diferentes territórios (por exemplo, imagens, infografias, mapas em diferentes escalas);
  • criar soluções estéticas criativas e pessoais para representar factos e fenómenos geográficos;
  • participar em debates/simulações que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análise de factos ou dados;
  • investigar problemas ambientais e sociais, utilizando guiões de trabalho e questões geograficamente relevantes (O quê?, Onde?, Como?, Como se distribui?, Porquê? e Para quê?);
  • pesquisar exemplos concretos de solidariedade territorial e sentido de pertença face ao ordenamento do território;
  • aplicar trabalho de equipa em trabalho de campo;
  • participar em campanhas de sensibilização para um ambiente e ordenamento do território sustentáveis;
  • colaborar com outros, auxiliar terceiros em tarefas;
  • fornecer feedback dos resultados dos estudos efetuados para melhoria ou aprofundamento de ações.
Descritores do Perfil dos alunos

C; D; E; F; G; H; I

Conceitos

TEMA: A terra: Estudos e representações

Subtema: Descrição da Paisagem

Conceitos: observação (direta e indireta); paisagem; esboço de paisagem; elementos da paisagem; unidade de paisagem; multifuncionalidade da paisagem.

Subtemas: Mapas como forma de representar a superfície terrestre e Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre

Conceitos: localização relativa; rosa dos ventos; localização absoluta; elementos geométricos da esfera terrestre (meridianos, meridiano de Greenwich, paralelos, Equador, hemisfério); formas de representar a superfície terrestre (itinerário, mapa mental, esboços cartográficos, planta, mapa, globo, planisfério, fotografia aérea, imagem de satélite, mapas topográficos, mapas hipsométricos), escala, unidades territoriais (NUTS, distrito, município, comunidades intermunicipais e freguesia); Sistemas de Informação Geográfica (SIG); informação georreferenciada.

TEMA: Meio natural

Subtema: Clima e Formações Vegetais *

Conceitos: clima; estado do tempo; elementos do clima (temperatura, precipitação); zonas climáticas (fria, temperada e quente); biomas (Floresta Equatorial, Savana, Estepe, Desértico Quente, Floresta Mediterrânea, Floresta Caducifólia, Pradaria, Floresta de Coníferas, Tundra, vegetação de altitude).

Subtema: Relevo

Conceitos: altitude; mapa hipsométrico; curva de nível; perfil topográfico; formas de relevo (planície, colina, planalto, montanha, cordilheira e vale); declive; cursos de água (rio, nascente, foz, afluente); planície aluvial; caudal (estiagem e ecológico); vertente; leito (estiagem e inundação); bacia hidrográfica; rede hidrográfica; erosão fluvial; toalha freática/aquífera; litoral; profundidade; plataforma de abrasão; plataforma continental; abrasão marinha; formas de relevo do litoral e fluvio-marinhas: arriba (morta e viva), praia, cabo, baía, península, ilha, arquipélago, restinga, ilha-barreira, duna, sistema lagunar, tômbolo, estuário, delta.

*Atendendo ao nível de abstração exigido aos alunos para compreensão deste tema, alguns dos aspetos mais complexos transitam para o 9.º ano inserindo-se no tema Ambiente e Sociedade.