Estudo do Meio

Estudo do Meio
1.º Ano
1.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

As Aprendizagens Essenciais (AE) de Estudo do Meio visam desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente Biologia, Física, Geografia, Geologia, História, Química e Tecnologia.

Considerando que o Estudo do Meio tem um vasto objeto de estudo, a sua abordagem alicerça-se em conceitos e métodos das várias disciplinas enunciadas, contribuindo para a compreensão progressiva da Sociedade, da Natureza e da Tecnologia, bem como das inter-relações entre estes domínios. Nesta perspetiva, organizaram-se as presentes AE tendo por base as três áreas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).

O documento AE estrutura-se de acordo com os domínios mencionados, sendo que, em cada um são identificados os conhecimentos a adquirir, as capacidades e as atitudes a desenvolver indispensáveis, relevantes e significativos. Também são indicadas, a título exemplificativo, ações estratégicas de ensino orientadas para as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA).

Assim, ao longo do 1.º ciclo do ensino básico, o aluno deve:

  1. Adquirir um conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança;
  2. Valorizar a sua identidade e raízes, respeitando o território e o seu ordenamento, outros povos e outras culturas, reconhecendo a diversidade como fonte de aprendizagem para todos;
  3. Identificar elementos naturais, sociais e tecnológicos do meio envolvente e suas inter-relações;
  4. Identificar acontecimentos relacionados com a história pessoal e familiar, local e nacional, localizando-os no espaço e no tempo, utilizando diferentes representações cartográficas e unidades de referência temporal;
  5. Utilizar processos científicos simples na realização de atividades experimentais;
  6. Reconhecer o contributo da ciência para o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida;
  7. Manipular, imaginar, criar ou transformar objetos técnicos simples;
  8. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para resolver situações e problemas do quotidiano;
  9. Assumir atitudes e valores que promovam uma participação cívica de forma responsável, solidária e crítica;
  10. Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de pesquisas e na apresentação de trabalhos;
  11. Comunicar adequadamente as suas ideias, através da utilização de diferentes linguagens (oral, escrita, iconográfica, gráfica, matemática, cartográfica,etc.), fundamentando-as e argumentando face às ideias dos outros.

Ao iniciar a escolaridade obrigatória, a criança já vivenciou um conjunto de experiências nos diversos contextos em que esteve inserida. A assunção desta realidade significa que a criança traz para a escola ideias, representações e preconceções referentes ao Meio Social, Natural e à Tecnologia, fruto da interação com os pares ou adultos que com ela convivem e da exploração dos espaços, dos objetos e dos materiais, conhecimento que importa aprofundar e estruturar.

A operacionalização das aprendizagens do Estudo do Meio implica a contextualização dos temas a tratar. Para tal, considera-se importante que os professores conheçam os contextos locais, que identifiquem situações a partir das quais possam emergir questões-problema que sirvam de base para as aprendizagens a realizar e considerem as aprendizagens previstas nas áreas de conteúdo “Formação Pessoal e Social” e “Conhecimento do Mundo” das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (ME, 2016), privilegiando-se a consolidação de processos de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo. As AE de Estudo do Meio estão associadas a dinâmicas interdisciplinares pela natureza dos temas e conteúdos abrangidos, pelo que a articulação destes saberes com outros, de outras componentes do currículo, potencia a construção de novas aprendizagens.

No processo de ensino, devem ser implementadas as ações estratégicas que melhor promovam o desenvolvimento das AE explicitadas neste documento. Neste sentido, revela-se importante:

  1. Centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento;
  2. Tomar como referência o conhecimento prévio dos alunos, os seus interesses e necessidades, valorizando situações do dia a dia e questões de âmbito local, enquanto instrumentos facilitadores da aprendizagem;
  3. Privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem;
  4. Promover uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA);
  5. Valorizar a natureza da Ciência, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas.

A gestão deste documento deve promover uma abordagem interdisciplinar, respeitando os temas e o respetivo desenvolvimento e ter em conta a atualidade dos assuntos, os interesses e as características dos alunos, ou ainda questões de âmbito local.

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
SOCIEDADE
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Verificar alterações morfológicas que se vão operando ao
longo das etapas da vida humana, comparando aspetos
decorrentes de parâmetros como: sexo, idade, dentição,
etc.


Identificar situações e comportamentos de risco para a
saúde e segurança individual e coletiva em diversos
contextos – casa, rua, escola e meio aquático - e propor
medidas de proteção adequadas.


Identificar os fatores que concorrem para o bem-estar
físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo
rotinas diárias de higiene pessoal, alimentar, do vestuário
e dos espaços de uso coletivo.


Reconhecer as implicações das condições atmosféricas
diárias, no seu quotidiano.


Reconhecer a desigual repartição entre os continentes e os
oceanos, localizando no globo terrestre as áreas emersas
(continentes) e imersas (oceanos).


Localizar em mapas, por exemplo digitais, o local de
nascimento, de residência, a sua escola e o itinerário entre
ambas, compreendendo que o espaço pode ser
representado. 

Comunicar ideias e conhecimentos relativos a lugares,
regiões e acontecimentos, utilizando linguagem icónica e
verbal, constatando a sua diversidade.


Reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos
de grupos diferentes e distingui-los de formas não vivas.

Reconhecer a importância do Sol para a existência de vida
na Terra.

Reconhecer que os seres vivos têm necessidades básicas,
distintas, em diferentes fases do seu desenvolvimento.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • pesquisa de informação;
  • mobilização do conhecimento em contextos diversos;
  • utilização de software simples.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • conceção de situações em que determinado conhecimento possa ser aplicado;
  • criação de um objeto, texto simples ou solução face a um desafio;
  • utilização de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens).

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:

  • realização de assembleias de turma para discussão, entre outros assuntos, de aspetos da cidadania;
  • organização de debates que requeiram a formulação de opiniões;
  • exposição de razões que sustentam afirmações;
  • identificação e avaliação da plausibilidade das razões que sustentam uma afirmação;
  • realização de jogos, jogos de papéis e simulações;
  • problematização de situações.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • formulação de questões-problema;
  • registo seletivo de ideias prévias, da planificação de atividades a realizar, dos dados recolhidos e das conclusões construídas a partir dos dados;
  • confrontação de resultados obtidos com previsões feitas;
  • identificação de alguns fatores que influenciam uma experiência;
  • recolha de dados e opiniões relacionados com as temáticas em estudo;
  • incentivo à investigação/pesquisa, seleção e tratamento de informação sustentados por critérios, com apoio do professor;
  • formulação de hipóteses com vista a dar resposta a um problema que se coloca face a um determinado fenómeno;
  • manipulação do globo terrestre.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • respeito pelas diferenças individuais;
  • confronto de ideias sobre a abordagem de um dado problema e/ou maneira de o resolver.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • realização de assembleias de turma para organização, entre outros aspetos, da agenda semanal de atividades e da distribuição de tarefas;
  • utilização de sinalética própria orientadora de tarefas (anotações, previsões, conclusões), de cuidados a ter com a manipulação de instrumentos e materiais e procedimentos a seguir;
  • tarefas orais de síntese;
  • tarefas de planificação, de revisão e de monitorização;
  • organização, por exemplo, de construções de sumários com recurso a símbolos previamente acordados;
  • apresentação esquemática da informação, com o apoio do professor;
  • preenchimento de tabelas, a partir da exposição oral de conteúdos da disciplina.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • pesquisa e partilha de informação sobre temáticas de interesse do aluno ou relacionadas com os temas em estudo;
  • apresentações orais livres, seguidas de questionamento por parte da turma;
  • exposição de diferentes pontos de vista, como resposta a questões polémicas colocadas pelo professor ou aluno(s);
  • desenvolvimento de ações solidárias, como resposta a situações-problema;
  • saber questionar uma situação.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação uni e bidirecional, designadamente assembleia de turma, jornal de parede, “Ler, Contar e Mostrar”;
  • escutar os outros e saber tomar a palavra;
  • respeitar o princípio de cortesia;
  • usar formas de tratamento adequadas;
  • interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades comunicativas.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • autoavaliação com recurso a linguagem icónica e verbal;
  • monitorização da aprendizagem com recurso a linguagem icónica e verbal;
  • descrição/representação dos processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
  • reorientação de atitudes e de trabalhos, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor e/ou dos pares.

Promover estratégias que criem oportunidades de:

  • gestão/organização de sala de aula;
  • gestão participada do currículo, envolvendo os alunos na escolha de temas a abordar em trabalho de projeto;
  • colaboração inter pares.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • organização do espaço e do tempo de trabalho individual e coletivo;
  • controlo do tempo dedicado ao estudo;
  • identificação de elementos distratores e/ou que afetam o processo de estudo;
  • desenvolvimento de processos percetivos e de facilitação da atenção;
  • desenvolvimento de trabalho de projeto;
  • assunção de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
  • organização e realização autónoma de tarefas;
  • contratualização de tarefas e relato a outros do seu cumprimento;
  • responsabilização pelo seu desempenho na realização de tarefas.

Promover estratégias que induzam:

  • ações solidárias que concorram para o bem-estar de outros;
  • realização de tutorias inter pares;
  • apadrinhamento de causas;
  • posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/ Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
NATUREZA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Conhecer procedimentos adequados em situação de queimaduras, hemorragias, distensões, fraturas, mordeduras de animais e hematomas.

Relacionar hábitos quotidianos com estilos de vida saudável, reconhecendo que o consumo de álcool, de tabaco e de outras drogas é prejudicial para a saúde.

Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.

Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.

Relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais, a partir da realização de atividades experimentais.

Localizar, no planisfério ou no globo terrestre, as principais formas físicas da superfície da Terra (continentes, oceanos, cadeias montanhosas, rios, florestas, desertos).

Distinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e
planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas,etc.), do meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala.

Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.

Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência de estações do ano.

Compreender, recorrendo a um modelo, que as fases da Lua resultam do seu movimento em torno da Terra e dependem das posições relativas da Terra e da Lua em relação ao Sol.

Utilizar instrumentos de medida para orientação e localização no espaço de elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive, tendo como referência os pontos cardeais.

Distinguir as diferenças existentes entre sólidos, líquidos e gases.

Identificar a existência de transformações reversíveis (condensação, evaporação, solidificação, dissolução, fusão).

Organizador
TECNOLOGIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer que a tecnologia responde a necessidades e a problemas do quotidiano (rede elétrica, canalização de água, telecomunicações, etc.).


Realizar experiências em condições de segurança, seguindo os procedimentos experimentais.


Saber manusear materiais e objetos do quotidiano, em segurança, explorando relações lógicas de forma e de função (tesoura, agrafador, furador, espremedor, saca-rolhas, talheres, etc.).

Identificar as propriedades de diferentes materiais (Ex.: forma, textura, cor, sabor, cheiro, brilho, flutuabilidade, solubilidade), agrupando-os de acordo com as suas características, e relacionando-os com as suas aplicações.


Agrupar, montar, desmontar, ligar, sobrepor etc., explorando objetos livremente.


Identificar atividades humanas que envolvem transformações tecnológicas no mundo que o rodeia.

Organizador
SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Desenhar mapas e itinerários simples de espaços do seu quotidiano, utilizando símbolos, cores ou imagens na identificação de elementos de referência.


Relacionar espaços da sua vivência com diferentes funções, estabelecendo relações de identidade com o espaço.


Localizar, com base na observação direta e indireta, elementos naturais e humanos da paisagem do local onde vive, tendo como referência a posição do observador e de outros elementos da paisagem.


Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.


Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos.


Saber atuar em situações de emergência, recorrendo ao número europeu de emergência médica (112).


Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”.