Estudo do Meio

Estudo do Meio
2.º Ano
1.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

As Aprendizagens Essenciais (AE) de Estudo do Meio visam desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente Biologia, Física, Geografia, Geologia, História, Química e Tecnologia.

Considerando que o Estudo do Meio tem um vasto objeto de estudo, a sua abordagem alicerça-se em conceitos e métodos das várias disciplinas enunciadas, contribuindo para a compreensão progressiva da Sociedade, da Natureza e da Tecnologia, bem como das inter-relações entre estes domínios. Nesta perspetiva, organizaram-se as presentes AE tendo por base as três áreas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).

O documento AE estrutura-se de acordo com os domínios mencionados, sendo que, em cada um são identificados os conhecimentos a adquirir, as capacidades e as atitudes a desenvolver indispensáveis, relevantes e significativos. Também são indicadas, a título exemplificativo, ações estratégicas de ensino orientadas para as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA).

Assim, ao longo do 1.º ciclo do ensino básico, o aluno deve:

  1. Adquirir um conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança;
  2. Valorizar a sua identidade e raízes, respeitando o território e o seu ordenamento, outros povos e outras culturas, reconhecendo a diversidade como fonte de aprendizagem para todos;
  3. Identificar elementos naturais, sociais e tecnológicos do meio envolvente e suas inter-relações;
  4. Identificar acontecimentos relacionados com a história pessoal e familiar, local e nacional, localizando-os no espaço e no tempo, utilizando diferentes representações cartográficas e unidades de referência temporal;
  5. Utilizar processos científicos simples na realização de atividades experimentais;
  6. Reconhecer o contributo da ciência para o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida;
  7. Manipular, imaginar, criar ou transformar objetos técnicos simples;
  8. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para resolver situações e problemas do quotidiano;
  9. Assumir atitudes e valores que promovam uma participação cívica de forma responsável, solidária e crítica;
  10. Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de pesquisas e na apresentação de trabalhos;
  11. Comunicar adequadamente as suas ideias, através da utilização de diferentes linguagens (oral, escrita, iconográfica, gráfica, matemática, cartográfica,etc.), fundamentando-as e argumentando face às ideias dos outros.

No 2.º ano de escolaridade são trabalhados conteúdos relacionados com o conhecimento de si próprio, dos outros e das instituições, do ambiente natural, do seu território de vivência, do tempo histórico pessoal, dos materiais e objetos e das inter-relações entre espaços. Neste ano de escolaridade optou-se por dar continuidade às temáticas previstas para o 1.º ano, sendo que algumas aprendizagens apresentam um grau de complexidade superior.

A operacionalização das aprendizagens do Estudo do Meio implica a contextualização dos temas a tratar. Para tal, considera-se importante que os professores conheçam os contextos locais, e que identifiquem situações a partir das quais possam emergir questões-problema que sirvam de base para as aprendizagens a realizar. As AE de Estudo do Meio estão associadas a dinâmicas interdisciplinares pela natureza dos temas e conteúdos abrangidos, pelo que a articulação destes saberes com outros, de outras componentes do currículo, potencia a construção de novas aprendizagens.

No processo de ensino, devem ser implementadas as ações estratégicas que melhor promovam o desenvolvimento das AE explicitadas neste documento. Neste sentido, revela-se importante:

  1. Centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento;
  2. Tomar como referência o conhecimento prévio dos alunos, os seus interesses e necessidades, valorizando situações do dia a dia e questões de âmbito local, enquanto instrumentos facilitadores da aprendizagem;
  3. Privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem;
  4. Promover uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA);
  5. Valorizar a natureza da Ciência, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas.

A gestão deste documento deve promover uma abordagem interdisciplinar, respeitando os temas e o respetivo desenvolvimento e ter em conta a atualidade dos assuntos, os interesses e as características dos alunos, ou ainda questões de âmbito local.

 

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
SOCIEDADE
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Reconhecer a importância de fontes documentais na construção do conhecimento do seu passado pessoal e familiar (Registo de Nascimento, Cartão de Cidadão, Boletim Individual de Saúde, Registo de Vacinações, fotografias pessoais, álbuns, etc.).


Reconhecer datas, factos e locais significativos para a história pessoal ou das pessoas que lhe são próximas, localizando-os em mapas ou plantas e numa linha de tempo.


Relacionar instituições e serviços que contribuem para o bem-estar das populações com as respetivas atividades e funções.


Reconhecer a importância do diálogo, da negociação e do compromisso na resolução pacífica de situações de conflito.

Reconhecer as múltiplas pertenças de cada pessoa a diferentes grupos e comunidades.

Reconhecer influências de outros países e culturas em diversos aspetos do seu dia a dia (alimentação, vestuário, música, comunicação, etc.).


Valorizar a aplicação dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • seleção de informação;
  • mobilização do conhecimento em diferentes áreas e em contextos diversos;
  • análise de documentos (por ex.: Boletim de Saúde Infantil e Juvenil), factos, situações, identificando os seus elementos ou dados;
  • utilização de software simples.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • formulação de hipóteses com vista a dar resposta a um problema que se coloca face a um determinado fenómeno;
  • conceção de situações em que determinado conhecimento possa ser aplicado;
  • criação de objetos, textos ou soluções face a um desafio;
  • utilização de modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, imagens).

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:

  • realização de assembleias de turma para discussão, entre outros assuntos, de aspetos da cidadania;
  • organização de debates que requeiram a formulação de opiniões e a respetiva fundamentação;
  • exposição de razões que sustentam afirmações;
  • identificação e avaliação da plausibilidade das razões que sustentam uma afirmação;
  • realização de jogos, jogos de papéis e simulações;
  • problematização de situações.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • formulação de questões-problema;
  • registo seletivo de ideias prévias, da planificação de atividades a realizar, dos dados recolhidos e das conclusões construídas a partir dos dados;
  • confrontação de resultados obtidos com previsões feitas;
  • identificação de alguns fatores que influenciam uma experiência;
  • recolha de dados e opiniões relacionados com as temáticas em estudo;
  • incentivo à investigação/pesquisa, seleção e tratamento de informação sustentados por critérios, com apoio do professor;
  • formulação de hipóteses com vista a dar resposta a um problema que se coloca face a um determinado fenómeno;
  • manipulação de diferentes representações cartográficas.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • organização de questões a colocar a terceiros, sobre conteúdos estudados;
  • pesquisa e partilha de informação sobre temáticas de interesse do aluno ou relacionadas com os temas em estudo;
  • apresentações orais livres, seguidas de questionamento por parte da turma;
  • exposição de diferentes pontos de vista, como resposta a questões polémicas colocadas pelo professor ou aluno(s);
  • desenvolvimento de ações solidárias, como resposta a situações-problema;
  • saber questionar uma situação.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de comunicação uni e bidirecional, designadamente assembleia de turma, jornal de parede, “Ler, Contar e Mostrar”;
  • apresentações orais, por iniciativa própria ou por sugestão do professor;
  • escutar os outros e saber tomar a palavra;
  • respeitar o princípio de cortesia;
  • usar formas de tratamento adequadas;
  • interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades comunicativas.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • autoavaliação com recurso a linguagem icónica e verbal;
  • monitorização da aprendizagem, com recurso a linguagem icónica;
  • descrição/representação dos processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
  • reorientação de atitudes e de trabalhos, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor e/ou dos pares.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:

  • gestão/organização de sala de aula;
  • gestão participada do currículo, envolvendo os alunos na escolha de temas a abordar em trabalho de projeto;
  • colaboração inter pares.

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • organização do espaço e do tempo de trabalho individual e coletivo;
  • controlo do tempo dedicado ao estudo;
  • identificação de elementos distratores e/ou que afetam o processo de estudo;
  • assunção de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
  • organização e realização autónoma de tarefas;
  • contratualização de tarefas e relato a outros do seu cumprimento.

Promover estratégias que induzam:

  • ações solidárias que concorram para o bem-estar de outros;
  • realização de tutorias inter pares;
  • apadrinhamento de causas;
  • posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Criativo (A, C, D, J)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, F, G, I, J)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
NATUREZA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Distinguir os principais órgãos - coração, pulmões, estômago e rins – em representações do corpo humano, associando-os à sua principal função vital.

Associar os ossos e os músculos à posição, ao movimento e ao equilíbrio, reconhecendo que o seu bom funcionamento implica cuidados específicos (postura e atividade física).

Refletir sobre comportamentos e atitudes, vivenciados ou observados, que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo.


Reconhecer a importância da vacinação e do uso correto dos medicamentos, nomeadamente dos antibióticos.


Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas.

Identificar símbolos informativos fundamentais para o consumidor, relacionados com a produção e a utilização de bens.


Localizar Portugal, na Europa e no Mundo, em diferentes representações cartográficas, reconhecendo as suas fronteiras.

Caracterizar os estados de tempo típicos das estações do ano em Portugal e a sua variabilidade.

Estabelecer a correspondência entre as mudanças de estado físico (evaporação, condensação, solidificação, fusão) e as condições que as originam, com o ciclo da água.

Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis (animais, tipos de: revestimento, alimentação, locomoção e reprodução; plantas: tipo de raiz, tipo de caule, forma da folha, folha caduca/persistente, cor da flor, fruto e semente,etc.).


Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.

Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.

Organizador
TECNOLOGIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Distinguir vantagens e desvantagens da utilização de recursos tecnológicos (analógicos e digitais) do seu quotidiano.


Prever as transformações causadas pelo aquecimento e arrefecimento de materiais.

Organizador
SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos.

Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.

Comunicar conhecimentos relativos a lugares, regiões e acontecimentos.

Representar lugares reais que lhes estão próximos no tempo e no espaço.

Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade (água, ar, solo, etc.) e a necessidade da sua preservação.

Saber colocar questões sobre problemas ambientais existentes na localidade onde vive, nomeadamente relacionados com a água, a energia, os resíduos, o ar, os solos, apresentando propostas de intervenção.

Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

Comparar meios de comunicação e informação, atribuindo-lhes relevância pessoal e social.