Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Moral e Religiosa Católica
1.º Ano
1.º Ciclo
Ensino Básico
Introdução

As Aprendizagens Essenciais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) foram definidas tendo por base os documentos curriculares em vigor, nomeadamente o Programa, as Metas Curriculares, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e ainda os Referenciais de Educação, tais como o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento e o Referencial para a Dimensão Europeia da Educação. Com efeito, as preocupações contidas nestes documentos, bem como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, transversais à sociedade e de pleno encontro às finalidades de uma formação integral da pessoa, como se pretende no âmbito da Educação Cristã, não poderiam deixar de estar presentes nos documentos produzidos para o ensino-aprendizagem desta disciplina. Assim APRENDIZAGENS ESSENCIAIS | ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS 1.º ANO | 1.º CICLO | EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PÁG. 2 sendo, as Aprendizagens Essenciais levarão a uma maior agilidade na construção dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes, por parte dos vários intervenientes no processo ensino-aprendizagem.

Na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica a organização curricular desenvolve-se em espiral, onde os mesmos conhecimentos, capacidades e atitudes são desenvolvidos com maior profundidade ao longo do tempo de forma a transformar as representações mentais, as competências e as atitudes na medida em que a capacidade de cognição dos alunos evolua. Esta organização curricular, defendida por Jerome Bruner, possibilita atender à especificidade facultativa da disciplina e permite aos alunos que frequentam a disciplina de forma descontínua atingir os conhecimentos, capacidades e atitudes previstas no currículo deste ano letivo. Esta sequência de unidades letivas, abordadas em consonância com a faixa etária e capacidade reflexiva, pretende levar os alunos à estruturação do agir ético e moral, a partir da visão cristã da vida e da experiência religiosa, tornando possível que progridam de forma equilibrada à plenitude do humano.

No que respeita ao 1.º ano de escolaridade, as Aprendizagens Essenciais definidas incidem no valor da vida e da bondade da pessoa, na importância da família, na vivência e simbologia do Natal e no respeito pela vida na Terra.

Numa perspetiva intradisciplinar verificam-se as seguintes possibilidades de articulação:

1.º ano/Unidade Letiva Ciclo de Ensino Ano/Unidade Letiva
UL 1 – Ter um Coração Bondoso 2.º ciclo 5.º ano – Unidade Letiva 1 – Viver Juntos
UL 2 – Jesus Nasceu 2.º ciclo 5.º ano - Unidade Letiva 2 – Advento e Natal
UL 3 – Crescer em Família 2.º ciclo 5.º ano - Unidade Letiva 3 – A Família, Comunidade de Amor
3.º ciclo 7.º ano - Unidade Letiva 3 - Riqueza e sentido dos Afetos 8.º ano - Unidade Letiva 1 - O Amor Humano
UL 4 – Cuidar da Natureza 2.º ciclo 6.º ano - Unidade Letiva 3 - A partilha do Pão
3.º ciclo 8.º ano - Unidade Letiva 4 – Ecologia e Valores

Para além das Aprendizagens Essenciais identificadas para cada unidade letiva do Programa de EMRC, ao longo do 1.º ano de escolaridade, o aluno deve desenvolver um conjunto de competências transversais a outras disciplinas e anos de escolaridade:

Interpretar informação, planear e conduzir pesquisas (A; B; C; D;I);

Colaborar em diferentes contextos comunicativos, utilizando ferramentas analógicas e digitais (A; B; C; D; E; H; I);

Comunicar adequadamente as suas ideias, através da utilização de linguagens diferentes, (oral, escrita, gráfica) fundamentando-as e argumentando face às ideias dos outros (A; B; C; D; E; F; G; I);

Relacionar sempre que possível as aprendizagens de EMRC com as aprendizagens das outras outras disciplinas valorizando um Património de conhecimento comum que se reflete na história dos Povos e no uso dos Valores nas relações humanas (A; B; C; D; E; F; G; H, I;J);

Promover o respeito pelas diferentes culturas, a justiça, a igualdade e o bem comum (A; B; C; D; E; F; G; H; I);

Estabelecer consigo próprio e com os outros, uma relação harmoniosa e salutar (A; C; E; F; G; J).

Áreas de Competências do perfil dos Alunos (ACPA)
Linguagens e Textos
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas
Pensamento crítico e pensamento criativo
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento pessoal e autonomia
Bem-estar, saúde e ambiente
Sensibilidade estética e artística
Saber científico, técnico e tecnológico
Consciência e domínio do corpo
Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE)
Organizador
TER UM CORAÇÃO BONDOSO
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Identificar situações em que a vida é bela e boa; (CD)

Valorizar as relações de amizade com os outros; (CD)

Indicar comportamentos que denotam bondade na relação interpessoal; (P)

Compreender que cuidar uns dos outros faz a vida melhor. (CD)

Prestar ajuda a quem mais precisa, como Jesus; (CD)

Ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos

Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimentos, informação e outros saberes relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:

  • objetividade nos conhecimentos a adquirir;
  • seleção de informação adequada;
  • análise de factos identificando os seus elementos;
  • estabelecer a interdisciplinaridade.

Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:

  • imaginar hipóteses face a um acontecimento;
  • imaginar alternativas a uma situação-problema;
  • criar soluções estéticas e pessoais.

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, nomeadamente em:

  • abordar conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
  • analisar textos/factos com diferentes pontos de vista;
  • analisar situações, factos, identificando os seus elementos, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.

Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:

  • tarefas de pesquisa com autonomia progressiva;
  • curiosidade na procura e aprofundamento de informação.

Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:

  • apresentar pontos de vista diferentes;
  • analisar perspetivas distintas sobre determinados factos tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais.

Promover estratégias que envolvam:

  • tarefas simples;
  • tarefas de planificação e de revisão;
  • organização do registo de observação;
  • observação de esquemas.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • saber questionar um facto/acontecimento;
  • organizar questões para os colegas;
  • interrogar-se sobre o seu próprio conhecimento prévio.

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:

  • ações de resposta, apresentação, iniciativa;
  • ações de questionamento simples.

Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:

  • se autoanalisar;
  • identificar pontos fracos e fortes das suas aprendizagens.

Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:

  • colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas;
  • fornecer feedback para melhoria ou aprofundamento de ações dos seus colegas;
  • apoiar situações úteis para outros (trabalhos de grupo).

Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:

  • o assumir responsabilidades adequadas ao que lhe for solicitado;
  • organizar e realizar autonomamente tarefas;
  • dar conta a outros do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.

Promover estratégias que induzam:

  • ações solidárias com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização e atividades de entreajuda;
  • a inclusão da opinião dos pares para melhoria e aprofundamento de saberes;
  • à promoção da entreajuda.
Descritores do Perfil dos alunos

Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, E, I)

Criativo (A, C, D, I)

Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)

Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)

Respeitador da diferença/ do outro (B, D, E, F, H)

Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)

Questionador (A, D, F, G, I)

Comunicador (A, B, D, E, H)

Autoavaliador (transversal às áreas)

Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)

Responsável/ autónomo (C, D, E, F, I, J)

Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)

Organizador
JESUS NASCEU
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Identificar os símbolos cristãos do Natal; (Exp. Art.)

Conhecer, através dos relatos bíblicos, o nascimento de Jesus; (P)

Descrever as tradições de Natal; (P; Exp. Art.)

Reconhecer que Jesus nos ensina a ser bondosos. (CD)

Organizador
CRESCER EM FAMÍLIA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Perceber a importância da família, tendo como referência a Família de Nazaré; (CD)

Reconhecer que a família, como comunidade de amor, acolhe os mais velhos e mais frágeis; (CD;P; Exp. Art.)

Colaborar na vida familiar. (CD;P)

Organizador
CUIDAR DA NATUREZA
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Descobrir a beleza e a diversidade da vida na Terra; (Est. Meio; Exp. Art.)

Identificar a Terra como a nossa casa comum; (Est. Meio)

Reconhecer Deus, na mensagem cristã, como o Criador (Exp. Art.);

Promover atitudes de defesa da vida na Terra. (Est. Meio; P)