As Aprendizagens Essenciais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) foram definidas tendo por base os documentos curriculares em vigor, nomeadamente o Programa, as Metas Curriculares, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e ainda os Referenciais de Educação, tais como o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento e o Referencial para a Dimensão Europeia da Educação. Com efeito, as preocupações contidas nestes documentos, bem como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, transversais à sociedade e de pleno encontro às finalidades de uma formação integral da pessoa, como se pretende no âmbito da Educação Cristã, não poderiam deixar de estar presentes nos documentos produzidos para o ensino-aprendizagem desta disciplina. Assim APRENDIZAGENS ESSENCIAIS | ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS 1.º ANO | 1.º CICLO | EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PÁG. 2 sendo, as Aprendizagens Essenciais levarão a uma maior agilidade na construção dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes, por parte dos vários intervenientes no processo ensino-aprendizagem.
Na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica a organização curricular desenvolve-se em espiral, onde os mesmos conhecimentos, capacidades e atitudes são desenvolvidos com maior profundidade ao longo do tempo de forma a transformar as representações mentais, as competências e as atitudes na medida em que a capacidade de cognição dos alunos evolua. Esta organização curricular, defendida por Jerome Bruner, possibilita atender à especificidade facultativa da disciplina e permite aos alunos que frequentam a disciplina de forma descontínua atingir os conhecimentos, capacidades e atitudes previstas no currículo deste ano letivo. Esta sequência de unidades letivas, abordadas em consonância com a faixa etária e capacidade reflexiva, pretende levar os alunos à estruturação do agir ético e moral, a partir da visão cristã da vida e da experiência religiosa, tornando possível que progridam de forma equilibrada à plenitude do humano.
No que respeita ao 1.º ano de escolaridade, as Aprendizagens Essenciais definidas incidem no valor da vida e da bondade da pessoa, na importância da família, na vivência e simbologia do Natal e no respeito pela vida na Terra.
Numa perspetiva intradisciplinar verificam-se as seguintes possibilidades de articulação:
1.º ano/Unidade Letiva | Ciclo de Ensino | Ano/Unidade Letiva |
UL 1 – Ter um Coração Bondoso | 2.º ciclo | 5.º ano – Unidade Letiva 1 – Viver Juntos |
UL 2 – Jesus Nasceu | 2.º ciclo | 5.º ano - Unidade Letiva 2 – Advento e Natal |
UL 3 – Crescer em Família | 2.º ciclo | 5.º ano - Unidade Letiva 3 – A Família, Comunidade de Amor |
3.º ciclo | 7.º ano - Unidade Letiva 3 - Riqueza e sentido dos Afetos 8.º ano - Unidade Letiva 1 - O Amor Humano | |
UL 4 – Cuidar da Natureza | 2.º ciclo | 6.º ano - Unidade Letiva 3 - A partilha do Pão |
3.º ciclo | 8.º ano - Unidade Letiva 4 – Ecologia e Valores |
Para além das Aprendizagens Essenciais identificadas para cada unidade letiva do Programa de EMRC, ao longo do 1.º ano de escolaridade, o aluno deve desenvolver um conjunto de competências transversais a outras disciplinas e anos de escolaridade:
Interpretar informação, planear e conduzir pesquisas (A; B; C; D;I);
Colaborar em diferentes contextos comunicativos, utilizando ferramentas analógicas e digitais (A; B; C; D; E; H; I);
Comunicar adequadamente as suas ideias, através da utilização de linguagens diferentes, (oral, escrita, gráfica) fundamentando-as e argumentando face às ideias dos outros (A; B; C; D; E; F; G; I);
Relacionar sempre que possível as aprendizagens de EMRC com as aprendizagens das outras outras disciplinas valorizando um Património de conhecimento comum que se reflete na história dos Povos e no uso dos Valores nas relações humanas (A; B; C; D; E; F; G; H, I;J);
Promover o respeito pelas diferentes culturas, a justiça, a igualdade e o bem comum (A; B; C; D; E; F; G; H; I);
Estabelecer consigo próprio e com os outros, uma relação harmoniosa e salutar (A; C; E; F; G; J).
Identificar situações em que a vida é bela e boa; (CD)
Valorizar as relações de amizade com os outros; (CD)
Indicar comportamentos que denotam bondade na relação interpessoal; (P)
Compreender que cuidar uns dos outros faz a vida melhor. (CD)
Prestar ajuda a quem mais precisa, como Jesus; (CD)
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimentos, informação e outros saberes relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- objetividade nos conhecimentos a adquirir;
- seleção de informação adequada;
- análise de factos identificando os seus elementos;
- estabelecer a interdisciplinaridade.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- imaginar hipóteses face a um acontecimento;
- imaginar alternativas a uma situação-problema;
- criar soluções estéticas e pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, nomeadamente em:
- abordar conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- analisar textos/factos com diferentes pontos de vista;
- analisar situações, factos, identificando os seus elementos, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de pesquisa com autonomia progressiva;
- curiosidade na procura e aprofundamento de informação.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- apresentar pontos de vista diferentes;
- analisar perspetivas distintas sobre determinados factos tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais.
Promover estratégias que envolvam:
- tarefas simples;
- tarefas de planificação e de revisão;
- organização do registo de observação;
- observação de esquemas.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- saber questionar um facto/acontecimento;
- organizar questões para os colegas;
- interrogar-se sobre o seu próprio conhecimento prévio.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de resposta, apresentação, iniciativa;
- ações de questionamento simples.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- se autoanalisar;
- identificar pontos fracos e fortes das suas aprendizagens.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:
- colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas;
- fornecer feedback para melhoria ou aprofundamento de ações dos seus colegas;
- apoiar situações úteis para outros (trabalhos de grupo).
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- o assumir responsabilidades adequadas ao que lhe for solicitado;
- organizar e realizar autonomamente tarefas;
- dar conta a outros do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.
Promover estratégias que induzam:
- ações solidárias com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização e atividades de entreajuda;
- a inclusão da opinião dos pares para melhoria e aprofundamento de saberes;
- à promoção da entreajuda.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, E, I)
Criativo (A, C, D, I)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (B, D, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I, J)
Questionador (A, D, F, G, I)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Identificar os símbolos cristãos do Natal; (Exp. Art.)
Conhecer, através dos relatos bíblicos, o nascimento de Jesus; (P)
Descrever as tradições de Natal; (P; Exp. Art.)
Reconhecer que Jesus nos ensina a ser bondosos. (CD)
Perceber a importância da família, tendo como referência a Família de Nazaré; (CD)
Reconhecer que a família, como comunidade de amor, acolhe os mais velhos e mais frágeis; (CD;P; Exp. Art.)
Colaborar na vida familiar. (CD;P)
Descobrir a beleza e a diversidade da vida na Terra; (Est. Meio; Exp. Art.)
Identificar a Terra como a nossa casa comum; (Est. Meio)
Reconhecer Deus, na mensagem cristã, como o Criador (Exp. Art.);
Promover atitudes de defesa da vida na Terra. (Est. Meio; P)