A Economia C é uma disciplina anual de opção do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, podendo ser objeto de escolha por alunos que frequentam outras ofertas educativas e formativas.
A identificação das Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Economia C teve por base o programa em vigor, identificando os conhecimentos, capacidades e atitudes que se pretendem atingir com a aprendizagem da Economia no ensino secundário, e tendo em atenção os seguintes objetivos:
- identificar as aprendizagens essenciais no domínio da Economia face às áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA);
- proporcionar aos alunos instrumentos que lhes permitam compreender e refletir sobre a complexidade das sociedades contemporâneas, num mundo cada vez mais globalizado.
Assim, a disciplina de Economia C inicia-se com o estudo de conceitos estruturantes que visam:
- conhecer as características do crescimento económico moderno e os seus contributos para a configuração das sociedades contemporâneas, bem como as suas consequências, nomeadamente, ao nível ecológico;
- adquirir conceitos e instrumentos que permitam reconhecer a complexidade das sociedades contemporâneas onde coexistem fenómenos muito diversos, ou seja, propõe-se o estudo das desigualdades de desenvolvimento, da globalização e da integração regional;
- permitir a aquisição de uma capacidade de reflexão crítica sobre as características fundamentais da economia mundial atual e alguns dos seus problemas.
É de salientar que as metodologias de ensino-aprendizagem propostas estão centradas em atividades de pesquisa que implicam a recolha de informações recorrendo a diferentes meios de investigação, recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) ou digitais (Internet).
Também é incentivado o trabalho de projeto na medida em que é proposta a realização de um trabalho, em grupo ou individual, cujo objetivo é a problematização, à luz dos Direitos Humanos, de um tema integrado nos conteúdos do programa da disciplina. Esse trabalho poderá ser realizado em articulação com outras disciplinas, podendo ser apresentado a diferentes públicos (à turma ou à escola).
As transformações do mundo atual são reflexo das (e refletem-se nas) transformações económicas que requerem a necessária atualização de conteúdos contemplados neste documento. É de salientar, ainda, que a rapidez e a imprevisibilidade da mudança na sociedade atual poderão desatualizar algumas das aprendizagens previstas, devendo os professores que as lecionam estar atentos no sentido de acompanharem essas transformações.
A disciplina de Economia C contribui ainda para o desenvolvimento de um conjunto de competências que se articulam com as áreas de competências definidas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, pois o estudo da Economia deverá permitir:
|
A; B; C; D; F; G; I |
|
A; B; C; D; F; G; I |
|
A; B; C; D; F; G; I |
|
A; B; C; D; F; G; I |
|
A; B; C; D; F; I |
|
A; B; C; D; F; I |
|
A; B; C; D; F; I |
|
A; B; C; D; F; I |
- Distinguir crescimento económico de desenvolvimento;
- Relacionar crescimento económico e desenvolvimento, reconhecendo que o crescimento económico é um meio para alcançar o desenvolvimento;
- Interpretar indicadores de desenvolvimento (simples: económicos, demográficos, socioculturais e políticos; compostos: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD), Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), Índice de Desenvolvimento Humano por Género (IDHG) e Índice de Desigualdade de Género (IDG) e outros indicadores que venham a ser definidos, no futuro, pelas Nações Unidas), evidenciando as suas principais limitações;
- Explicar as fontes de crescimento económico (aumento da dimensão dos mercados - interno e externo; investimento de capital - físico e humano - e progresso técnico);
- Explicar as características do crescimento económico moderno (inovação tecnológica, aumento da produção e da produtividade, diversificação da produção, alteração da estrutura da atividade económica, modificação do modo de organização económica e melhoria do nível de vida);
- Relacionar o crescimento económico moderno com as alterações ocorridas na organização económica das sociedades desenvolvidas, nomeadamente com o aumento da dimensão das empresas, com o aumento da concorrência entre elas e com a modificação do papel do Estado;
- Caraterizar os ciclos de crescimento económico e as suas fases (expansão, prosperidade - auge ou ponto alto, recessão e depressão - ponto baixo);
- Aplicar os indicadores de desenvolvimento para avaliar o nível de desenvolvimento de diferentes países;
- Justificar situações de crescimento económico sem desenvolvimento.
Promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem:
- utilização rigorosa da terminologia económica e uso consistente e de forma articulada de conhecimentos económicos;
- pesquisa e seleção de informação pertinente, utilizando fontes diversas, como, textos, gráficos, tabelas e mapas;
- leitura de dados estatísticos apresentados sob diversas formas (textos, gráficos, tabelas e mapas) e retirar conclusões pertinentes sobre uma dada situação económica;
- organização sistematizada de leitura e estudo autónomo;
- análise de factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados;
- realização de tarefas de memorização, verificação e consolidação, associadas a compreensão e uso de saber, bem como a mobilização do memorizado;
- mobilização de conhecimentos adquiridos anteriormente que permitam compreender situações da realidade económica local, regional, nacional, europeia e mundial;
- estabelecimento de relações intra e interdisciplinares.
Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
- realizar um trabalho de grupo com o objetivo de aprofundar uma das temáticas ou conteúdos do programa, devendo terminar necessariamente com a sua problematização à luz dos Direitos Humanos;
- formular hipóteses face a um fenómeno ou evento;
- conceber situações onde determinado conhecimento possa ser aplicado, nomeadamente através da observação da realidade económica do local em que se insere;
- propor alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema;
- criar um objeto, texto ou solução face a um desafio;
- analisar textos ou outros suportes com diferentes pontos de vista, concebendo e sustentando um ponto de vista próprio;
- fazer predições, entre outras, sobre os impactos da globalização sobre a economia portuguesa, nomeadamente sobre o emprego, sobre o mercado laboral, sobre a competitividade das empresas, sobre a competitividade das exportações portuguesas, sobre a estrutura produtiva;
- usar modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, textos, gráficos, quadros, mapas e imagens);
- criar soluções estéticas criativas e pessoais.
Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:
- mobilizar o discurso (oral e escrito) argumentativo (expressar uma tomada de posição, pensar e apresentar argumentos e contra- argumentos, rebater os contra-argumentos sobre a realidade económica portuguesa e europeia);
- organizar debates que requeiram sustentação de afirmações, elaboração de opiniões ou análises de factos ou dados económicos;
- discutir conceitos ou factos numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, incluindo conhecimento disciplinar específico;
- analisar textos, de caráter económico, com diferentes pontos de vista;
- confrontar argumentos para encontrar semelhanças, diferenças, consistência interna;
- problematizar aspetos da realidade económica portuguesa, europeia e mundial;
- analisar factos, teorias, situações, identificando os seus elementos ou dados, em particular numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de pesquisa sustentada por critérios, com autonomia progressiva;
- incentivo à procura e aprofundamento de informação;
- recolha de dados e opiniões para análise de temáticas em estudo.
Promover estratégias que requeiram/induzam por parte do aluno:
- aceitar ou argumentar pontos de vista diferentes;
- promover estratégias que induzam respeito por diferenças de caraterísticas, crenças ou opiniões;
- confrontar ideias e perspetivas distintas sobre abordagem de uma dada situação económica e ou maneira de a resolver, tendo em conta, por exemplo, diferentes perspetivas culturais, que sejam de incidência local, nacional ou global.
Promover estratégias que envolvam por parte do aluno:
- tarefas de síntese;
- tarefas de planificação, de revisão e de monitorização;
- registo seletivo;
- tarefas de organização (por exemplo, registos de observações, relatórios de visitas segundo critérios e objetivos);
- elaboração de planos gerais, esquemas;
- promoção do estudo autónomo com o apoio do professor, identificando quais os obstáculos e formas de os ultrapassar.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- saber questionar uma dada situação económica;
- organizar questões para terceiros, sobre conteúdos estudados ou a estudar;
- interrogar-se sobre o seu próprio conhecimento prévio.
Promover estratégias que impliquem por parte do aluno:
- ações de comunicação uni e bidirecional;
- ações de resposta, apresentação, iniciativa;
- ações de questionamento organizado.
Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para:
- se autoanalisar;
- identificar pontos fracos e fortes das suas aprendizagens;
- descrever processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
- considerar o feedback dos pares para melhoria ou aprofundamento de saberes;
- a partir da explicitação de feedback do professor, reorientar o seu trabalho, individualmente ou em grupo.
Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno:
- colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas;
- fornecer feedback para melhoria ou aprofundamento de ações;
- apoiar atuações úteis para outros (trabalhos de grupo).
Promover estratégias e modos de organização das tarefas que impliquem por parte do aluno:
- a assunção de responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
- organizar e realizar autonomamente tarefas;
- assumir e cumprir compromissos, contratualizar tarefas;
- a apresentação de trabalhos com auto e heteroavaliação;
- dar conta a outros do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.
Promover estratégias que induzam:
- ações solidárias para com outros nas tarefas de aprendizagem ou na sua organização /atividades de entreajuda;
- posicionar-se perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si;
- disponibilidade para o autoaperfeiçoamento.
Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)
Criativo (A, B, C, D, G, I)
Crítico/Analítico (A, B, C, D, E, G)
Indagador/ Investigador (C, D, F, H, I)
Respeitador da diferença/ do outro (A, B, E, F, H)
Sistematizador/ organizador (A, B, C, I)
Questionador (A, F, G, I)
Comunicador (A, B, D, E, H)
Autoavaliador (transversal às áreas)
Participativo/ colaborador (B, C, D, E, F)
Responsável/ autónomo (C, D, E, F, G, I, J)
Cuidador de si e do outro (B, E, F, G)
Globalização económica, financeira e cultural Impactos da globalização nos países em desenvolvimento Regionalização económica |
|
Estruturas demográficas Custos ecológicos |
|
- Explicitar o conceito de direitos humanos;
- Explicar as características dos direitos humanos (universalidade, indivisibilidade, interdependência e inalienabilidade);
- Caracterizar as diferentes gerações de direitos humanos, reconhecendo a necessidade de um entendimento integrado dos direitos das diferentes gerações;
- Problematizar a universalidade dos direitos humanos face à diversidade cultural das sociedades;
- Relacionar Economia com:
Justiça Social - direito ao desenvolvimento (justiça social, direito ao desenvolvimento, diálogo norte/sul, pobreza e exclusão social);
Cidadania – o direito à não discriminação e a um completo Desenvolvimento Humano (discriminação positiva/negativa: étnica, económica, religiosa e de género; cidadania; desenvolvimento humano);
Ecologia – o direito a um ambiente saudável e a um Desenvolvimento Sustentável (ecologia; desenvolvimento sustentável; defesa do ambiente; direitos ambientais);
Desenvolvimento e Direitos humanos – Desenvolvimento Humano Sustentável e Desenvolvimento como Liberdade (desenvolvimento humano sustentável; desenvolvimento como liberdade).
Realizar um trabalho de grupo que tenha como objetivo principal o aprofundamento de uma das temáticas ou conteúdos do programa, terminando necessariamente com a sua problematização à luz dos Direitos Humanos.
Na realização deste trabalho, os alunos, sempre que possível, poderão estabelecer ligações com outras disciplinas opcionais do 12.º ano.